Você já ouviu falar em Cross Border? Sabe quais são as vantagens de investir nesse modelo de e-commerce? Tendo em vista que ele é uma das grandes tendências do comércio digital em 2021, e de olho em seu avanço no Brasil, reunimos, neste artigo, dados do mercado que revelam o seu crescimento, além de apresentar dicas envolvendo a sua operação. Confira!
Afinal, o que é Cross Border?
Antes de tudo, entenda que o termo Cross Border pode ser traduzido como “além da fronteira”, e se refere às transações comerciais transfronteiriças, em que um e-commerce tem a possibilidade de ampliar a sua participação no mercado e vender para outros países. Através desse modelo de negócio online, é possível aumentar o número de vendas, além de aproveitar os incentivos fiscais que alguns órgãos brasileiros oferecem por meio de vantagens tributárias.
A pandemia do novo coronavírus impulsionou o avanço do comércio digital como um todo e, obviamente, não foi diferente no caso das vendas Cross Border. Segundo o 43º relatório Webshoppers, desenvolvido pela E-bit | Nielsen e pela Bexs, o Cross Border obteve um crescimento de 76% em 2020 comparado a 2019. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 52% no número de pedidos. Isso sem mencionar o ticket médio, que teve uma alta de 15%. Como resultado, o seu faturamento foi de R$ 22,7 bilhões.
Por incrível que pareça, a alta do dólar trouxe consigo uma excelente vantagem para os lojistas que pensam em começar a vender para o exterior. Com a desvalorização do real em relação a outras moedas, os produtos brasileiros ficaram mais baratos em alguns países. Como consequência, isso trouxe vantagem competitiva no que diz respeito a preço e maior lucratividade para a loja. Além disso, os nossos itens também são bastante atrativos, tanto para os brasileiros que moram fora quanto para os próprios nativos, sobretudo os produtos que são tipicamente do Brasil, que acabam ganhando status. Por sinal, uma ótima deixa para agregar mais valor a eles.
Dicas para ter um e-commerce Cross Border
Na hora de expandir as vendas da sua loja virtual para o exterior, é importante se atentar para alguns fatores principais. Após estudar o mercado e entender se faz sentido para o seu negócio apostar nesse tipo de venda, e concluir em qual ou quais países você atuará, o primeiro passo é se certificar de que a plataforma em que o seu e-commerce se hospeda está pronta para operar como Cross Border. Além de ser importante que a tecnologia tenha escalabilidade, velocidade e versatilidade, é fundamental que ela seja multi-idioma e multimoeda.
Outra dica bastante relevante é entender as leis que envolvem esse tipo de transação. E também as que são particulares do país no qual você passará a comercializar os seus produtos. Isso sem mencionar a necessidade de preparar os seus setores de logística e atendimento, estruturando estratégias que caminhem na mesma direção da tão comentada boa experiência do usuário. Afinal, a sua loja passará a lidar com consumidores de outros países, sendo necessário se adequar à realidade deles.
Por falar nisso, o marketing é um elemento fundamental nesse processo. Afinal, você deverá atrair o público certo e construir o posicionamento da sua marca em uma outra nação, tendo em vista que os novos consumidores têm hábitos, comportamentos e culturas distintas dos brasileiros.
Além disso, será preciso definir que tipo de exportação será mais interessante para a sua loja. Ela pode ser direta, em que todas etapas do envio serão realizadas pela sua loja. Ou indireta, na qual você contará com uma empresa intermediadora que se responsabilizará por executar tudo isso por você.
Percebeu o potencial de investir no Cross Border? Após essas breves dicas, você certamente estará mais preparado para viabilizar o seu projeto. Aposte nesse modelo de negócio e amplie a presença da sua loja no mercado internacional.