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O e-mail marketing nas mãos da geração Y

Provavelmente você já ouviu falar nos millennials, ou melhor dizendo, na Geração Y. Nascidos entre os anos 80 e os 00, os jovens dessa geração são conhecidos principalmente por terem sido os primeiros a crescer em um ambiente digital e por terem absorvido facilmente as grandes inovações do mundo tecnológico.

Essa geração não apenas revolucionou o uso e a importância que a internet tem na nossa sociedade, como também continua sendo um dos grandes focos nas transformações desse mercado, e justamente por isso devemos sempre manter um olho nas tendências geradas por esse grupo.

A geração dos “sempre conectados” possui em comum também o fato de terem crescido em meio a uma superexposição de informações e, sendo assim, acabaram por se tornar multitarefados.

Conversar com alguém no celular enquanto se escreve algo com uma televisão ligada ao fundo pode parecer incabível para as gerações anteriores, mas não para os millennials. Esse constante estímulo a atividades e essa nova forma de se comunicar abriram espaço para uma série de novas ferramentas, como por exemplo as redes sociais e o uso constante de smartphones. Mas vamos direto ao ponto: o que isso tem a ver com e-mail marketing?

A geração que por muito tempo teve apenas o e-mail como principal forma de comunicação online, hoje em dia se depara com n canais e possibilidades de interação social.

Ainda assim, apesar dessa aparente perda de importância, o uso do e-mail continua sendo enorme e pesquisas indicam que não apenas o retorno do investimento é excelente, mas também que o número de usuários segue crescendo no mundo todo. Como então explicar esse fenômeno?

Ao contrário da falsa impressão de que a Geração Y não liga mais para o e-mail (causada sobretudo pelo boom das redes sociais), o cenário que observamos indica que a mudança se encontra, na verdade, na maneira com que essas pessoas interagem com essa ferramenta.

Em suma, a comunicação nos meios digitais aparenta ter sido fragmentada em diferentes plataformas voltadas para diferentes necessidades, ou seja, se a intenção é enviar um vídeo, as ferramentas de mensagens instantâneas ganham destaque, no entanto, para se atualizar das novidades as redes sociais são a pedida. E onde entra o e-mail nessa história toda?

Esses jovens enxergam o e-mail como a melhor opção para se relacionar com o comércio e de maneira menos coloquial com empresas ou superiores – em outras palavras, o e-mail adquire uma função de “comunicação adulta”.

Com todas essas mudanças, resta às empresas entenderem esse cenário e adaptarem melhor sua comunicação ao público. Aqui vão algumas dicas de como construir um bom relacionamento com a Geração Y através do e-mail marketing:

  1. Menos texto, mais imagem: os millennials procuram coisas divertidas e que não exijam nem tanta concentração nem tanto tempo dedicado. A rotina acelerada e o uso intenso do celular faz com que estes jovens se conectem ao e-mail em momentos de deslocamento, fortalecendo assim a importância de imagens e vídeos uma vez que estes demandam menos atenção.
  1. (Re)Sintonize a frequência: com tantas outras ferramentas disputando a atenção desses jovens é compreensível que a frequência da visita à caixa de entrada do e-mail também seja menor. Sendo assim, é importante ter cuidado com o tipo de campanha ou promoção que é divulgada: promoções de curta duração podem não ser tão bem aproveitadas nesse meio. Aproveite então para oferecer conteúdos exclusivos e que despertem interesse do cliente pela sua empresa. E por falar em frequência, procure manter uma constância no envio de seus e-mails, e assim quem sabe você cria em seus consumidores o hábito de verificar a caixa de entrada. 😉
  1. Abuse da exclusividade: ainda que promoções de curta duração não sejam o ideal para oferecer a esses jovens, eles já esperam que você os “presenteie” com oportunidades e conteúdos exclusivos. Para os millennials este uso do e-mail faz parte da relação entre empresa e cliente. Além disso, essa geração adora se sentir exclusiva e inovadora.
  1. O poder do celular: não seria exagerado afirmar que o melhor amigo de um millennial é o smartphone, seria? Seja como for, pesquisas comprovam que os índices de abertura de e-mails em celulares têm se tornado cada vez maiores, portanto, certifique-se de que suas campanhas e seus e-mails possuem um design responsivo, isto é, se adaptam automaticamente a diferentes tamanhos e tipos de telas.
  1. Abrace outras ferramentas: a verdade é que não adianta nadar contra a correnteza: se seus clientes utilizam redes sociais, então garanta que seu e-mail esteja presente nelas também. Um dos grandes benefícios do e-mail marketing é justamente seu poder de integração com outras plataformas, portanto aproveite para criar links de seus conteúdos e campanhas em diferentes plataformas e assim conduzir seus consumidores por todas as suas comunicações.

Por fim, se você ainda acha que o e-mail ficou parado no tempo e não está convencido da importância dele, aqui vai um dado impressionante: até o final de 2018 são esperados mais de 2,2 bilhões de usuários de e-mail no mundo todo. Certamente uma grande maioria desses bilhões de usuários faz parte da Geração Y, e é parte do seu papel como empresa saber como se comunicar com eles.