Não é novidade para ninguém que os períodos de sazonalidade devem ser encarados de forma diferente das outras épocas do ano. As datas comemorativas então, nem se fala! Elas são excelentes formas de conquistar os clientes e estreitar relações com eles. Se você não cuidou desse detalhe tão importante em 2013, ainda dá tempo! O Natal e o Ano Novo estão aí. Não deixe essas celebrações passarem em branco e potencialize seus resultados fidelizando os seus clientes.
Por que enviar um e-mail marketing de “boas festas”?
Quem não gosta de receber cartões, escutar votos de felicidade, se sentir querido? É nesse sentido que o e-mail marketing de “boas festas” atua. Você passou o ano inteiro usando essa ferramenta divulgando ações da empresa, anunciando promoções, lançando produtos. É chegada a hora de mostrar que você se preocupa com o cliente.
Nessa época do ano as pessoas estão mais sensíveis. Por isso, o seu e-mail de “boas festas” tende a ser muito bem recebido. Pode apostar! Um e-mail marketing com esse teor, apesar de parecer uma ação simples, tem o poder de humanizar a comunicação e influenciar diretamente na decisão de compra do cliente.
Além do Feliz Natal e Próspero Ano Novo
Que tal fugir do clichê e desejar “boas festas” de um jeito mais original e criativo? Árvores de Natal e Papai Noel são muito óbvios, não? Tente chamar a atenção do seu cliente com ousadia e personalidade. Use o máximo de referências do seu segmento de atuação, aposte em um layout com as cores da sua empresa e não abra mão de ter a sua marca claramente exposta no e-mail marketing de “boas festas”.
Não é por se tratar de uma mensagem festiva que você deixará de reforçar a sua marca junto ao seu cliente e potencializar, assim, as oportunidades de negócio para o ano que se inicia. Além disso, personalize o cartão e, se possível, inclua o nome do cliente. Essas simples medidas aumentam o encantamento da ação com o público-alvo.
Para isso, verifique se sua plataforma de e-mail marketing disponibiliza um recurso de personalização. Ele facilita o trabalho e demonstra ao cliente que você deseja, de fato, estreitar uma relação junto a eles.
Posso aproveitar as festas de fim de ano para enviar e-mails promocionais?
Não só pode como deve! Desenvolva ações interessantes, ofereça descontos e mantenha tudo dentro do mesmo conceito de “boas festas”. Não é preciso abrir mão de fazer o marketing direto só porque nesse ano você decidiu enviar um e-mail mais emotivo. É possível conciliar perfeitamente os dois tipos de ação.
Se com o seu planejamento você conseguir conciliar as campanhas do mês de dezembro, elas serão complementares na busca por dois objetivos: fidelizar o cliente e gerar conversões. A nossa dica é que os e-mails emotivos venham sempre antes dos e-mails comerciais, a fim de preparar o terreno e ser um peso a mais na decisão de compra.
Agende o envio das mensagens para facilitar o seu trabalho
Se você já se preocupou com o trabalho que terá com o envio dos e-mails de “boas festas” e, por isso, pensou em desistir da ação, é melhor rever seus conceitos ou processos. Para esse tipo de ação, basta ter uma base de dados atualizada e escolher uma boa plataforma de automatização para realizar o processo que tenha, dentre suas funcionalidades, a opção de agendamento de envio.
O e-mail marketing de “boas festas” é indispensável para que o cliente se sinta reconhecido por sua empresa. Ele gera credibilidade, fortalece o relacionamento e também a marca de sua empresa. Faça com que os seus clientes se lembrem de você também no próximo ano!