Para entender o que é digital wallet, você deve pensar na utilização da sua carteira comum de dinheiro. Ao fazer compras, você tirar sua carteira do bolso no caixa para revelar suas informações de cartão de crédito para a máquina. Não é muito difícil, mas quando temos um smartphone no bolso, por que não utilizar uma carteira digital? Para que carregar cartões de plástico e notas de papel em plena era digital?
As digital wallets (carteiras digitais, em tradução livre) têm essencialmente a mesma funcionalidade, mas, ao invés de retirar seu cartão de crédito para fazer uma transação, você usa o seu telefone com o aplicativo correspondente contendo seus dados bancários.
A tecnologia embutida nas digital wallets é a Near Field Communication (NFC), encontrada em telefones celulares e outros dispositivos móveis. Isso significa que você pode simplesmente acenar o telefone perto de um terminal e, pronto, rapidinho pagar sua conta.
Como funcionam as digital wallets?
Muitos serviços de digital wallet funcionam por meio de aplicativos em smartphones. No supermercado, por exemplo, o consumidor pode simplesmente encostar o telefone em um registro de check-out compatível para pagar imediatamente. Também é possível utilizá-los por meio de um PIN (número de identificação pessoal) no celular.
Não importa a forma que assuma, uma carteira digital é sempre baseada em um software de criptografia que substitui a antiga carteira física durante as transações monetárias, com mais segurança. Aos comerciantes, a solução também oferece o benefício de proteger contra fraudes, além de dar mais opções de formas de pagamento aos clientes.
Tendências de uso de digital wallet
A tendência é que o uso de digital wallets se torne mania entre os consumidores, que tendem a se acostumar com a comodidade de realizar transações apenas com um toque em seus dispositivos móveis, ao invés de introduzir os detalhes do cartão de crédito de forma “demorada” aos seus padrões de exigência.
A partir de 2015, passaremos a ver mais botões nas lojas virtuais com mensagens como “Pague com Google Wallet“, “Pague com a Apple” ou “Pague com PayPal“.
Por enquanto, a Apple Pay está limitada a comerciantes aprovados pela Apple, como o McDonalds, Nike e Groupon, mas, provavelmente, deverá se expandir logo. É seguro dizer que os sites móveis são uma parte cada vez mais importante de qualquer estratégia de marketing digital e que o crescente impulso por trás de comércio eletrônico móvel vai continuar.
Uma digital wallet pode ser utilizada para outras funções que vão além dos pagamentos, sendo uma boa alternativa para armazenar bilhetes para concertos, passes de ônibus e metrô e cartões de presente. Os varejistas podem utilizá-las para premiar a fidelidade de seus clientes, oferecendo brindes instantâneos, descontos e cupons.