O termo Inbound Commerce, ou Inbound para e-commerce, tem sido adotado por empresas americanas que usam a metodologia do inbound marketing para atingir resultados no comércio eletrônico.
O Inbound Commerce tem ganhado muita força porque promove um relacionamento que vai além da visita e da compra.
Vamos nos fazer uma pergunta: em média, no Brasil, somente 1,65 a cada 100 pessoas que entram no seu e-commerce efetuam a compra (Experian, 2015). O que acontece com as outras 98,35 pessoas? A maioria sai e nunca mais volta para o seu site, infelizmente.
Como parte de toda estratégia de inbound marketing, reconhecemos o visitante do seu site como presente em uma das 3 partes do processo de compra:
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Reconhecimento do problema
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Consideração das opções
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Decisão
Partindo dessa premissa, é necessário que o seu e-commerce tenha uma estratégia de conteúdo para atrair os 98,65% dos consumidores que ainda estão nas fases 1 e 2 do processo de compra.
Além de blogs e redes sociais, são criados mecanismos de conversão para atrair os consumidores que ainda não estão prontos para fechar o pedido no seu próprio site.
Então ao invés de você ter 2 possíveis resultados no site (comprou ou não comprou), você ainda tem um terceiro que é a opção “converteu”.
A partir do momento que você consegue a conversão, ou seja, as informações relevantes daquele cliente, já dá para por uma plataforma de automação de marketing para trabalhar.
É daí em diante que você vai ter todas as informações sobre quais páginas a pessoa visitou, se colocou produto no carrinho ou não, quanto tempo ficou em cada página, etc…
Antes, você sabia que “alguém” tinha entrado na página de checkout e saído sem completar a compra. Agora, você vai saber que quem entrou na página foi o Rodrigo e que já é a segunda vez que ele fez isso hoje. Será que não é uma boa ideia criar um gatilho automático oferecendo ajuda no checkout, caso ele precise?
Não é segredo nenhum que atrair visitantes novos está cada dia mais caro. A dependência do Custo Por Clique tem preocupado muitas lojas virtuais. É apostando em estratégias inteligentes que você vai crescer.
O marketing chato, onde enviamos emails de produtos genéricos para todos os clientes, esperando que alguns convertam está ultrapassado. A ideia do inbound commerce é unir conteúdo e contexto e assim construir relacionamento e fidelização com o seu cliente.
Como está a sua taxa de conversão? Criamos uma calculadora gratuita para te ajudar com essa resposta e dicas de como melhorar: http://inbound.nacao.digital/