O ano já chegou à metade, muitas metas foram estabelecidas, e manter o planejamento de negócio em dia é fundamental para garantir a busca pelos resultados neste segundo semestre. Em um cenário no qual o e-commerce vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos, em 2024 o caminho segue o mesmo.
Com a digitalização cada vez mais presente na vida dos consumidores, garantir que a operação funcione perfeitamente é um diferencial para quem quer se destacar no mercado e aproveitar as projeções positivas para este ano. Segundo a Abcomm Forecast, as lojas virtuais brasileiras devem superar mais de 90 milhões de compradores.
Assim como no primeiro semestre, o segundo conta com datas sazonais importantes para quem vende online. Por isso, se organizar com antecedência, planejar as vendas da sua loja e compreender quais são os próximos passos para impulsionar o negócio fazem todo o sentido para quem busca resultados mais expressivos.
Quais são as tendências para o segundo semestre?
O e-commerce segue sendo impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo. É essencial estar atento às tendências que estão moldando o mercado, mas principalmente compreender quais fazem sentido para o seu modelo de negócio e como inseri-las no dia a dia.
Canais omnichannel
Assim como em outros anos, a estratégia de oferecer um negócio estruturado em múltiplos canais segue sendo uma aposta para o segundo semestre, oferecendo uma integração contínua e aprimorada para os consumidores.
Segundo pesquisa realizada pela Aberdeen Strategy & Research, lojistas que adotam uma estratégia omnichannel apresentam um aumento médio de 30% nas vendas. Isso acontece porque, ao conectar os clientes com o ecossistema da loja, é possível oferecer uma experiência de compra integrada.
Inteligência artificial e personalização
A inteligência artificial (IA) está transformando a forma como as empresas interagem com os clientes. Com o uso de algoritmos avançados que analisam o comportamento de compra, por exemplo, é possível oferecer recomendações personalizadas, melhorando a experiência e aumentando as taxas de conversão.
Segundo a McKinsey & Company, empresas que utilizam IA podem aumentar seus lucros em até 10%. Isso acontece porque, além de automatizar a operação e o atendimento, os consumidores acabam ficando mais propensos a finalizar a compra.
Sustentabilidade e consumo consciente
Nos últimos anos, os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas compras, mas não só isso – buscam compreender quais ações sustentáveis as marcas que consomem buscam ter.
Por isso, a sustentabilidade vem se tornando um fator decisivo nas decisões de compra, e as empresas que priorizam práticas ecológicas acabam saindo na frente. Manter uma transparência em relação às práticas ambientais e sociais de uma marca acaba atraindo e fidelizando mais clientes.
De acordo com um estudo conduzido pela Deloitte, 47% dos consumidores que compram online consideram as práticas sustentáveis das empresas ao decidir onde comprar. Além disso, segundo a Ipsos, 61% afirmam ter mais confiança em marcas que demonstram compromisso com a sustentabilidade em suas operações de e-commerce.
Chegou a hora de planejar as vendas do segundo semestre
Ter um calendário com as principais datas para o e-commerce é um dos primeiros passos que todo lojista deve dar ao planejar o ano. Assim como no primeiro semestre, ainda há muitas oportunidades para vender mais e buscar resultados ainda maiores para a sua loja.
Dia dos Pais (agosto)
O Dia dos Pais é uma das primeiras grandes datas do segundo semestre. Muitas pessoas buscam presentear, e o e-commerce oferece variedade de produtos e a facilidade de não precisar sair de casa.
Com estratégias de marketing personalizadas, um estoque completo e promoções especiais, a sua loja pode atrair mais clientes e se destacar durante essa data.
Dia das Crianças (outubro)
O Dia das Crianças é uma data querida que não pode ser esquecida no calendário do e-commerce. Durante esse período, pais, familiares e amigos estão em busca do presente ideal para alegrar os pequenos e as pequenas.
Brinquedos, roupas infantis, jogos educativos e produtos relacionados a personagens populares são apenas algumas das opções que ganham destaque nas vendas online.
Black Friday (novembro)
A Black Friday é, sem dúvida, o ponto alto do calendário do e-commerce no segundo semestre. As expectativas são muitas, e é importante que a sua loja se organize previamente para o aumento das vendas durante esse período.
Milhares de consumidores aguardam ansiosamente por essa data para aproveitar descontos imperdíveis e fazer suas compras de final de ano. Para quem vende online, é necessário planejar com antecedência: garanta um estoque suficiente, investimento em ads e crie campanhas de marketing eficazes para destacar suas ofertas.
Natal (dezembro)
Por fim, mas não menos importante, temos o Natal, uma das épocas mais movimentadas do ano para o e-commerce. Muitos consumidores recorrem às lojas online para comprar presentes de última hora, decorações festivas e suprimentos para as celebrações natalinas.
Ter um panorama das principais tendências e datas para o segundo semestre pode fazer toda a diferença para a sua loja. Afinal, isso acaba gerando insights para garantir que a operação funcione em conformidade, mas principalmente para alavancar o seu negócio, independentemente da época do ano.
E aí, já começou a organizar a sua loja para o segundo semestre? Aproveite essas dicas e amplie seus resultados vendendo online!