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O que esperar do segundo semestre no e-commerce?

Por: Mayra Gianoni

Gerente de Negócios da Americanas Marketplace

Mayra Gianoni é Gerente de Negócios da Americanas Marketplace. Seu foco é sobre a aquisição de novos lojistas, atendimento, desenvolvimento e capacitação dos vendedores da plataforma. Ela é formada em Relações Públicas pela Unesp e pós-graduada em Gestão de Marketing e Comunicação pela USP.

O ano já chegou à metade, muitas metas foram estabelecidas, e manter o planejamento de negócio em dia é fundamental para garantir a busca pelos resultados neste segundo semestre. Em um cenário no qual o e-commerce vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos, em 2024 o caminho segue o mesmo.

Mantenha seu e-commerce preparado para o segundo semestre com planejamento, tendências tecnológicas e estratégias eficazes para datas sazonais.

Com a digitalização cada vez mais presente na vida dos consumidores, garantir que a operação funcione perfeitamente é um diferencial para quem quer se destacar no mercado e aproveitar as projeções positivas para este ano. Segundo a Abcomm Forecast, as lojas virtuais brasileiras devem superar mais de 90 milhões de compradores.

Assim como no primeiro semestre, o segundo conta com datas sazonais importantes para quem vende online. Por isso, se organizar com antecedência, planejar as vendas da sua loja e compreender quais são os próximos passos para impulsionar o negócio fazem todo o sentido para quem busca resultados mais expressivos.

Quais são as tendências para o segundo semestre?

O e-commerce segue sendo impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo. É essencial estar atento às tendências que estão moldando o mercado, mas principalmente compreender quais fazem sentido para o seu modelo de negócio e como inseri-las no dia a dia.

Canais omnichannel

Assim como em outros anos, a estratégia de oferecer um negócio estruturado em múltiplos canais segue sendo uma aposta para o segundo semestre, oferecendo uma integração contínua e aprimorada para os consumidores.

Segundo pesquisa realizada pela Aberdeen Strategy & Research, lojistas que adotam uma estratégia omnichannel apresentam um aumento médio de 30% nas vendas. Isso acontece porque, ao conectar os clientes com o ecossistema da loja, é possível oferecer uma experiência de compra integrada.

Inteligência artificial e personalização

A inteligência artificial (IA) está transformando a forma como as empresas interagem com os clientes. Com o uso de algoritmos avançados que analisam o comportamento de compra, por exemplo, é possível oferecer recomendações personalizadas, melhorando a experiência e aumentando as taxas de conversão.

Segundo a McKinsey & Company, empresas que utilizam IA podem aumentar seus lucros em até 10%. Isso acontece porque, além de automatizar a operação e o atendimento, os consumidores acabam ficando mais propensos a finalizar a compra.

Sustentabilidade e consumo consciente

Nos últimos anos, os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas compras, mas não só isso – buscam compreender quais ações sustentáveis as marcas que consomem buscam ter.

Por isso, a sustentabilidade vem se tornando um fator decisivo nas decisões de compra, e as empresas que priorizam práticas ecológicas acabam saindo na frente. Manter uma transparência em relação às práticas ambientais e sociais de uma marca acaba atraindo e fidelizando mais clientes.

De acordo com um estudo conduzido pela Deloitte, 47% dos consumidores que compram online consideram as práticas sustentáveis das empresas ao decidir onde comprar. Além disso, segundo a Ipsos, 61% afirmam ter mais confiança em marcas que demonstram compromisso com a sustentabilidade em suas operações de e-commerce.

Chegou a hora de planejar as vendas do segundo semestre

Ter um calendário com as principais datas para o e-commerce é um dos primeiros passos que todo lojista deve dar ao planejar o ano. Assim como no primeiro semestre, ainda há muitas oportunidades para vender mais e buscar resultados ainda maiores para a sua loja.

Dia dos Pais (agosto)

O Dia dos Pais é uma das primeiras grandes datas do segundo semestre. Muitas pessoas buscam presentear, e o e-commerce oferece variedade de produtos e a facilidade de não precisar sair de casa.

Com estratégias de marketing personalizadas, um estoque completo e promoções especiais, a sua loja pode atrair mais clientes e se destacar durante essa data.

Dia das Crianças (outubro)

O Dia das Crianças é uma data querida que não pode ser esquecida no calendário do e-commerce. Durante esse período, pais, familiares e amigos estão em busca do presente ideal para alegrar os pequenos e as pequenas.

Brinquedos, roupas infantis, jogos educativos e produtos relacionados a personagens populares são apenas algumas das opções que ganham destaque nas vendas online.

Black Friday (novembro)

A Black Friday é, sem dúvida, o ponto alto do calendário do e-commerce no segundo semestre. As expectativas são muitas, e é importante que a sua loja se organize previamente para o aumento das vendas durante esse período.

Milhares de consumidores aguardam ansiosamente por essa data para aproveitar descontos imperdíveis e fazer suas compras de final de ano. Para quem vende online, é necessário planejar com antecedência: garanta um estoque suficiente, investimento em ads e crie campanhas de marketing eficazes para destacar suas ofertas.

Natal (dezembro)

Por fim, mas não menos importante, temos o Natal, uma das épocas mais movimentadas do ano para o e-commerce. Muitos consumidores recorrem às lojas online para comprar presentes de última hora, decorações festivas e suprimentos para as celebrações natalinas.

Ter um panorama das principais tendências e datas para o segundo semestre pode fazer toda a diferença para a sua loja. Afinal, isso acaba gerando insights para garantir que a operação funcione em conformidade, mas principalmente para alavancar o seu negócio, independentemente da época do ano.

E aí, já começou a organizar a sua loja para o segundo semestre? Aproveite essas dicas e amplie seus resultados vendendo online!