Uma coisa não dá para negar: as medidas de distanciamento social contribuíram para o crescimento do comércio eletrônico. Afinal de contas, como não era possível sair por aí para gastar, a alternativa foi continuar consumindo pela Internet. E com a reabertura dos comércios físicos, é comum surgirem dúvidas sobre as estratégias para e-commerce. É aí que entram as estratégias para phygital.
O phygital nada mais é do que a união do comércio físico com o digital, que garante experiências omnichannel ao consumidor. E como várias empresas precisaram se adaptar ao digital para sobreviver, faz todo sentido aproveitar toda estrutura para manter o crescimento, não é mesmo? Logo, apostar nessa integração é o segredo para o sucesso.
Saiba como manter o faturamento do e-commerce mesmo após a reabertura do comércio físico.
Gostou da ideia e quer saber como manter o faturamento do e-commerce mesmo após a reabertura do comércio físico? Então, continue a leitura porque trouxemos algumas dicas para fazer essa integração. Veja!
Qual é a importância das estratégias para phygital?
É fato que a pandemia acelerou a transformação digital nas empresas. A estratégia phygital entra nesse contexto para integrar os canais de vendas online e offline. O melhor é que a experiência híbrida contribui para:
- identificar tendências de consumo com trocas de informações entre as lojas;
- otimizar processos internos;
- reunir dados relevantes sobre o consumidor;
- melhorar a experiência do cliente;
- expandir a base de compradores ativos;
- personalizar o atendimento e melhorar o relacionamento com o consumidor;
- auxiliar no processo de decisão de compra.
Como aumentar as vendas no e-commerce com a abertura das lojas físicas?
A primeira dica é: estude o comportamento do seu cliente. Entender muito bem os gostos e os desejos do consumidor é fundamental para nortear as estratégias para phygital.
E não pense que você precisa atingir apenas o público nativo digital, viu? A verdade é que todos os consumidores – desde aqueles maduros e conservadores até os jovens e moderninhos – valorizam as facilidades que a tecnologia proporciona ao dia a dia.
A seguir, vamos dar mais algumas orientações importantes para garantir mais vendas no e-commerce, mesmo com a abertura do comércio local.
Colete reviews na loja física e online
Você sabia que aproximadamente 97% dos consumidores fazem pesquisas na Internet antes de comprar algo em lojas físicas? É isso que revela a pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O dado mostra o quanto o comportamento do consumidor já é phygital.
Sendo assim, é importante garantir que o cliente encontre informações sobre a sua loja – física e virtual – durante as buscas na web. E os reviews são importantes nesse contexto porque mostram ao consumidor que a sua empresa é de confiança. Além disso, as avaliações contribuem para melhorar o posicionamento da página nos resultados de buscas orgânicas.
Mas o que muita gente não sabe é que dá para coletar reviews de produtos comprados em lojas físicas e espelhar as informações no e-commerce. Se o consumidor compra no comércio local, por exemplo, ele pode responder o questionário via e-mail ou SMS que as avaliações aparecerão no comércio eletrônico da marca. Isso é legal porque centraliza os dados para melhorar a experiência do cliente e auxiliar no processo de decisão de compra.
Invista em tecnologias
Não existem estratégias para phygital sem o uso de tecnologias. Afinal de contas, são as ferramentas tecnológicas que permitem a integração e geram dados valiosos para a sua empresa. Sendo assim, vale a pena investir em ERP, CRM, tecnologias de logística, automação de marketing, recursos interativos nos PDVs etc.
Se você quiser ir um pouco além para proporcionar experiências ainda mais inesquecíveis ao consumidor, é legal pensar em tecnologias de:
- inteligência artificial: a ferramenta pode ser usada no atendimento ao cliente com chatbots e em processos internos para identificar padrões comportamentais, prever tendências e propor soluções;
- internet das coisas e wearables: esse é um dos recursos mais importantes para integrar o mundo físico e o digital. Por meio de wearables – tecnologias vestíveis como relógio inteligente, pulseira e óculos inteligentes -, é possível digitalizar informações do dia a dia para análise de comportamento e identificação de tendências;
- realidade aumentada: sabe aqueles apps que permitem pintar a parede da sala ou incluir um móvel no local para dar uma ideia de como o ambiente ficará? Pois bem, tudo isso é possível graças à tecnologia que permite que elementos virtuais se sobreponham ao físico. Dá para usar o recurso para experimentar roupas, testar maquiagens, visualizar informações turísticas por meio de QR Code e por aí vai;
- reconhecimento facial: em vez de inserir a senha do cartão, que tal pagar a conta do supermercado com reconhecimento facial? A tecnologia pode deixar a experiência de compra mais segura e fluida.
Elabore uma estratégia omnichannel
O phygital depende de uma estratégia omnichannel bem amarrada para que o consumidor possa transitar por vários canais de comunicação sem nenhum entrave na jornada.
Antes de visitar uma loja de roupas, por exemplo, o consumidor pode visualizar um catálogo digital para ter uma ideia se os itens à venda o agradam, sabe? Isso garante uma experiência híbrida de verdade e bem mais agradável.
A lógica vale para empreendimentos de diversos setores. No ramo imobiliário, por exemplo, o catálogo online é fundamental para otimizar o trabalho do vendedor e do cliente. Assim, o candidato pode ver fotos e ler todas as informações do imóvel para determinar se vale a pena visitá-lo ou não. Isto é, a estratégia garante que os negócios sejam fechados mais rápido.
Logo, quem já tinha uma loja física e se viu obrigado a abrir um e-commerce em meio à pandemia, pode aproveitar toda a estrutura para potencializar as vendas. Vale comprar online e retirar na loja, reservar e retirar na loja, comprar na loja e solicitar o envio para casa, entre outros.
No entanto, lembre-se de que não são apenas os canais de vendas que precisam ser integrados, viu? O atendimento ao cliente também deve ter múltiplos pontos de contato e com dados centralizados para garantir uma experiência fluida e consistente, independentemente do meio que o consumidor escolher para fazer contato.
Por fim, as estratégias para phygital são fundamentais para manter o fluxo de vendas do e-commerce mesmo após a reabertura das lojas físicas. Afinal de contas, ao integrar os canais de vendas e atendimento, é possível alcançar novos públicos, melhorar a experiência do cliente e, claro, elevar o faturamento da empresa.
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