default
Publicidade: default

O segredo da Dengo Chocolates para atrair e engajar clientes

default
Por: Pedro Ivo Martins Brandão

Sócio e Chief Revenue Officer (CRO) na Dito

Professor da Fundação Dom Cabral e Diretor de Clientes da Dito CRM.

Mesmo ensinando e sugerindo diariamente estratégias para reter clientes (CRM), volta e meia me surpreendo com empresas de varejo que conseguem ir além do básico.

A Dengo Chocolates é um exemplo interessante disso: uma marca que mostra, na prática, como atrair e engajar consumidores de forma eficaz, especialmente no contexto e-commerce.

default

Para exemplificar, mesmo com a alta concorrência do setor e o potencial desvio de tráfego causado pelo Gemini na SERP, a projeção é que a loja virtual apresente melhora no indicador e conquiste em abril o segundo melhor desempenho dos últimos 12 meses – atrás apenas do mês de novembro (Black Friday).

default

Esse resultado, possivelmente, é fruto da estratégia de SEO, visto que o volume de palavras-chave indexadas aumentou, notadamente nas três primeiras posições orgânicas.

Para comprovar, em janeiro de 2025, o e-commerce tinha 384 palavras ranqueadas no topo da busca. Já em abril, esse número subiu para 499, representando um acréscimo de 30%.

default

No atual cenário do varejo, esses números são expressivos, então, toda a equipe envolvida na estratégia merece ser parabenizada.

O foco na experiência de página (e do cliente)

Outro ponto digno de ser enfatizado é o cuidado que a Dengo Chocolates vem destinando para a experiência dos clientes nas páginas do e-commerce.

Com base no PageSpeed Insights, a loja virtual está com notas muito boas no que se refere a desempenho, acessibilidade, práticas recomendadas e SEO, seja no desktop ou smartphone.

default

No comércio eletrônico onde descrições de produtos e imagens, por exemplo, são ajustados com uma frequência alta, manter a qualidade e proporcionar experiências rápidas e fluidas para os consumidores é uma tarefa complexa.

No entanto, a Dengo Chocolates parece estar driblando esse desafio com “tranquilidade”. Após navegar na home, com menos de cinco minutos e sem nenhuma dificuldade, não resisti e comprei algumas trufas.

default

E aqui vale realçar outro ponto legal da estratégia: a omnicanalidade. Após fechar o pedido, no meu modo automático de pensar, já estava aguardando um e-mail padronizado de confirmação.

Porém, eis que fui surpreendido com um áudio no WhatsApp, oriundo de uma loja física, enviado por um vendedor, informando sobre os próximos passos relativos à entrega.

default

Por que esses detalhes são importantes?

A resposta é óbvia para alguns:

– Aumentar as vendas!

Mas será que é só isso mesmo? Eu tenho a impressão de que não.

Vender mais é algo que o varejista deseja todos os dias e no curto prazo. E a estrutura que a Dengo Chocolates está construindo visa o futuro, a consistência e a recorrência.

A “magia” do varejo não está em vender pela primeira vez para um cliente novo, mas sim em encantá-lo no contato inicial ao ponto de fazê-lo querer voltar outras vezes e comprar novamente.

E falando em comprar novamente…

Como eu consumo chocolates em “câmera lenta”, ainda não estou “pronto” para a minha segunda compra. Contudo, fico curioso para descobrir quais campanhas de relacionamento receberei para estimulá-la.

Visto que eu viajo bastante para SP e RJ, será que os vendedores das lojas dessas cidades dispõem de um sistema integrado para identificar a compra de Belo Horizonte e personalizar o atendimento oferecendo produtos correlacionados?

Imagine a surpresa positiva que seria entrar em uma loja do Rio de Janeiro e ouvir: “Ivo, vi que você comprou nossas trufas no BH Shopping; quer experimentar a versão carioca delas?”

Esse tipo de personalização faz com que o cliente se sinta valorizado, percebido e lembrado, o que naturalmente aumenta as chances de recompra e fidelização.

E no caso da Dengo, observando o que presenciei até aqui, eles estão no caminho certo para construir não apenas uma base de clientes, mas uma comunidade apaixonada pela marca.

E você, já conhecia a Dengo Chocolates? O que pensa sobre integração de dados e customização da jornada de compra?

Caso queira aprofundar essa conversa, fique à vontade para me enviar uma mensagem privada no LinkedIn. Essas trocas ajudam bastante a construir um varejo mais maduro. Até breve!

Publicidade: default