Um dos grandes desafios dos lojistas digitais é aumentar o ticket médio do seu e-commerce, mas uma das estratégias para melhorar esses valores são os anúncios pagos. Nos primeiros três meses de 2023, uma pesquisa realizada pela Criteo mostrou que 84% dos entrevistados afirmaram ter feito compras online de forma não planejada, pois viram anúncios de produtos em lojas virtuais.
Ainda de acordo com o estudo, 47% relataram que foram motivados a fazer a compra por causa de uma promoção que foi anunciada, e 20% confirmaram que a compra foi feita por causa da qualidade do anúncio online.
A publicidade digital cresceu 11% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado, segundo o relatório Digital AdSpend, desenvolvido pela IAB Brasil e pela empresa Kantar. Isso movimentou aproximadamente R$ 16,4 bilhões do comércio brasileiro. Esse crescimento aconteceu porque os pequenos e médios anunciantes aumentaram em 13% seus investimentos.
Apesar do crescimento dos anúncios pagos, poucos conhecem a estratégia de venda “Order Bump”, que pode ser utilizada para alcançar o objetivo do aumento do ticket médio.
Order Bump é uma técnica baseada em oferecer algum produto complementar ao pedido do consumidor no momento em que ele está finalizando a compra através de anúncios ou vitrines personalizadas. Dessa forma, a marca acaba incentivando o cliente a acrescentar mais produtos no pedido, e assim, aumentar o ticket médio.
Essa forma de incentivar a compra pode aparecer no carrinho de compra ou na página de checkout do e-commerce. Na prática, o cliente pode incluir um produto com apenas um clique, de forma que não atrapalhe o checkout no site.
Vantagens do Order Bump nos e-commerces
1. Melhora performance de vendas
Um dos objetivos do Order Bump é incentivar o cliente a adicionar mais produtos em seu pedido no e-commerce. Assim, a loja virtual consegue incrementar e aumentar o ticket médio da empresa. Os benefícios dessa estratégia são vários, como: otimização dos indicadores de vendas, faturamento, custo de aquisição de clientes (CAC) e o lifetime value (LTV).
2. Melhora experiência de compra para o cliente
Pensando no consumidor, o Order Bump ajuda na experiência de compra mais personalizada, na qual se agrega mais valor ao pedido da loja virtual. Ou seja, o cliente recebe sugestões de produtos que vão complementar aquele produto que está sendo comprado. Dessa forma, tem muitas chances de esses itens sugeridos serem do agrado do cliente e, com isso, melhorar a satisfação deles com a marca.
3. Fidelizar os clientes com a marca
Se tem uma coisa em que o Order Bump ajuda é na fidelização dos clientes, pois, ao oferecer um produto complementar ao que está no carrinho de compras, isso chama atenção do consumidor para fechar a compra. Além disso, pode oferecer descontos na compra de mais um produto. Essas ações ajudam a aproximar o cliente da marca. Mas lembre que os descontos devem ser feitos de maneira que não afete a saúde financeira do e-commerce.
4. Aumenta o Lifetime Value (LTV)
A métrica Lifetime Value (LTV) representa o valor total que uma empresa gastou por um cliente enquanto ele consumia na loja, seja ela física ou digital. Assim como o Order Bump busca oferecer produtos complementares, fazendo que o cliente gaste mais na loja, isso aumenta estrategicamente o LTV.
Agora que você sabe mais sobre essa estratégia de vendas que pode impulsionar as vendas do seu comércio eletrônico, já comece a usá-la. Assim, além de promover o aumento do ticket médio, vai melhorar a experiência da jornada de compra do cliente.