Analisando o mais recente relatório do Webshoppers, em sua 50ª edição (clique aqui para fazer o download do estudo), olha como o e-commerce no Brasil teve um primeiro semestre de 2024 super movimentado:
1) Crescimento do e-commerce: o e-commerce brasileiro cresceu 18,7% no primeiro semestre de 2024, alcançando um faturamento de R$160,3 bilhões.
2) Aumento de consumidores: o número de consumidores ativos no e-commerce cresceu 25,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
3) Performance por categorias: as categorias de giro rápido, como alimentos e bebidas, tiveram as melhores performances em pedidos, enquanto eletrodomésticos voltou a crescer em vendas.
4) Missão de compra: a missão de “Abastecimento e Reposição” se consolidou como a principal razão para os consumidores realizarem compras online.
5) Vendas por região: todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento em vendas de dois dígitos, com destaque para a região Norte, que cresceu 47,9%.
6) Pure players em destaque: lojas que operam exclusivamente online continuam a ganhar participação, impulsionando o crescimento do e-commerce.
7) Impacto do clima: as altas temperaturas alavancaram as vendas de eletrodomésticos, especialmente ar-condicionado, com um crescimento de 59,9% em faturamento.
8) Aplicativos de entrega: a utilização de aplicativos para compras continua a crescer, com um aumento de 2,6% nas compras realizadas por meio de apps no primeiro semestre de 2024.
9) Redução no cross-border: compras em sites internacionais diminuíram no primeiro semestre de 2024, indicando uma preferência crescente por lojas nacionais.
10) Renovação de linha branca: os consumidores estão em um ciclo de renovação de produtos de linha branca, como geladeiras e máquinas de lavar, devido à vida útil dos aparelhos adquiridos durante a pandemia.
De acordo com o relatório da NIQ Ebit, fica claro que o e-commerce no Brasil está em plena expansão. É um cenário cheio de oportunidades e desafios, e com certeza veremos ainda mais movimento no e-commerce nos próximos meses.