A operação da loja virtual deve ser impecável, por isso é preciso estar atento às funcionalidades do site, aos possíveis problemas de navegação, se o layout da loja é responsivo e facilitar a experiência de compra do cliente. Além desses detalhes, é preciso acompanhar a atualização do estoque em relação à loja, se o frete está adequado e se as ações de marketing estão rendendo resultados.
Todos esses cuidados são essenciais para impedir que o mau funcionamento do site atrapalhe as vendas. A questão é que tudo exige a atenção de todos diariamente. E tempo é dinheiro! Então, como conseguir lidar com esses fatores e ainda ter um momento para outras tarefas também importantes?
A tecnologia surge exatamente como uma aliada para otimizar esse tempo na manutenção, automatizando algumas funções, sem minimizar a importância de cada processo. Assim, as equipes podem se concentrar nas criações de estratégias, em atividades de criação e engajamento, entre outras atividades.
O grupo Via Varejo, composto por Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, identificou a necessidade de aumentar o espaço nos estoques das lojas físicas para otimizar as entregas das vendas online. Em 2021, o grupo viu as vendas no online crescerem 39%, e com base nesse novo cenário investiu aproximadamente R$601 milhões em tecnologia e logística. Afinal de contas, a tecnologia agrega ferramentas para tornar o trabalho mais assertivo e eficiente. O objetivo da Via Varejo é agilizar as entregas, bem como diminuir os custos com logística.
Valorize seu tempo e foque no que realmente importa
Os meios para otimizar o tempo perpassam por diversas áreas no e-commerce, podendo estar relacionados ao tempo de carregamento da loja virtual, à usabilidade do site, à escolha de um layout responsivo e até à decisão de quais palavras usar nas descrições dos produtos. Um gerenciamento de tarefas automatizado ajuda a lidar com tantos processos. Além disso, é possível usar ferramentas de gestão como Trello, Runrun.it e Monday para sistematizar as operações de trabalho e organizar o fluxo de trabalho.
Além dos benefícios da tecnologia no e-commerce e no gerenciamento de tarefas do seu negócio, as assistentes de voz, como a Siri e a Alexa, são usadas no aproveitamento do tempo. Elas ajudam na organização: dá para salvar lembretes de diversos assuntos, fazer lista de tarefas, ler e enviar e-mails e até definir rotinas. No Brasil, o uso das assistentes cresceu 47%, segundo dados da consultoria Ilumeo. A pesquisa aplicada em 2020 em aproximadamente 1.100 brasileiros revelou que 63% dos entrevistados não estranham o uso do comando de voz, e 87% já usaram-no pelo menos uma vez.
Entenda por que a tecnologia é a maior aliada
Uma gestão de tempo eficiente lhe dá espaço para focar em outras tarefas. Assim, você consegue dar atenção mais completa ao seu negócio. Para isso, una a experiência da sua equipe com a automação da tecnologia. Atualmente, existe uma variedade de programas e softwares que auxiliam na leitura dos dados, no mapeamento de gaps e ainda colaboram na criação de diagnósticos mais precisos.
Não há desculpas para você deixar o seu e-commerce com pontas soltas por falta de tempo. A inteligência artificial, por exemplo, utiliza as principais métricas do e-commerce para ajudar a lidar com os indicadores primordiais. Inclusive, a cultura de data driven é uma das mais eficientes na otimização do tempo no e-commerce. Segundo pesquisa da New Vantage, aproximadamente 96% das empresas que investiram em big data e IA relataram bons resultados. A pesquisa mostra o impacto dessas tecnologias nos negócios desde 2012, e é uma referência para as empresas da Fortune 100.
As empresas de e-commerce estão compreendendo a importância da tecnologia nos negócios. Desde 2015, a Farfetch, maior e-commerce de luxo do mundo, centraliza soluções de comércio e tecnologia de varejo para marcas e varejistas de luxo na FARFETCH Platform Solutions (FPS). Assim, eles oferecem suporte tecnológico para parceiros. Neste ano, a FPS investiu cerca de US$ 200 milhões em uma parceria para desenvolver um sistema omnicanal da marca.
Siga os próximos passos e coloque em prática o que leu neste artigo
Viu como a tecnologia ajuda na otimização do tempo do seu e-commerce?! Então, planeje um investimento em softwares, plataformas e programas de inteligência artificial para ajudar no crescimento do seu negócio. Afinal de contas, não dá para perder vendas por instabilidade no site, e muito menos parar tudo para lidar com esses problemas.
A solução é uma ferramenta que te ajude a realizar outras tarefas, enquanto a loja virtual funciona, e avisar, instantaneamente, sobre mudanças de padrões. Dessa forma, sua empresa otimiza a produtividade entregando uma loja virtual prática, simples e intuitiva para oferecer uma experiência de compra singular. Considere os seguintes passos:
1. Entenda onde você está perdendo tempo nos seus negócios e avalie as suas prioridades.
2. Invista em tecnologia para otimizar o tempo no e-commerce, abrindo portas para novas oportunidades de negócios.
3. Aproveite a otimização do tempo para se concentrar em inovações, além de conseguir produtividade de qualidade das equipes.
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