Você precisa finalizar um checkout a cada carro por aplicativo que pede? E a assinatura do streaming, você se lembra de pagar todos os meses?
Esses são dois exemplos do que são os pagamentos invisíveis e de que forma eles conseguem aliar segurança e comodidade para o consumidor final.
Assim como você faz uso dessa tecnologia para facilitar o seu dia a dia, o seu consumidor final também merece ter essa experiência no seu e-commerce. Então, que tal começar a usar hoje mesmo os pagamentos invisíveis na sua loja virtual?
Afinal, o que são os pagamento invisíveis?
Os pagamentos invisíveis são aqueles que acontecem quase de forma imperceptível para o consumidor final.
Para isso, o cliente deve preencher, uma única vez, as suas informações e, depois, pode fazer novas aquisições sem passar por todo esse processo novamente.
Pensando na agilidade e na fluidez requeridas no universo digital como um todo, seu objetivo é reduzir possíveis atritos no momento da compra.
Essa tecnologia é segura?
Os pagamentos invisíveis fazem uso de criptografia e tokenização. Ou seja, os dados reais dos clientes são criptografados e substituídos por tokens, evitando que qualquer informação sensível seja exposta ou passível de roubo.
Além disso, o antifraude com inteligência artificial e machine learning continua sendo fator imprescindível para garantir a segurança das vendas digitais contra fraudes. E isso não é diferente com os pagamentos invisíveis.
Ou seja, essa tecnologia é tão segura quanto qualquer outra forma de pagamento digital – seja para o cliente ou para o empreendimento que disponibiliza esse tipo de pagamento no seu site.
Exemplos de pagamentos invisíveis
A compra recorrente é o exemplo mais palpável e simples do pagamento invisível. Então, seja numa academia, escola ou serviço de assinatura, basta que o cliente informe como e quando ele deseja fazer o pagamento e essa cobrança acontece de forma automática periodicamente.
Vale lembrar ainda que a compra recorrente deve estar acompanhada de outras tecnologias, como o card updater, evitando um possível churn involuntário quando o cliente troca de cartão de crédito, por exemplo.
A compra com um clique (one-click-buy) também é uma maneira de reduzir atritos e oferecer uma venda rápida, conquistando principalmente os clientes que compram por impulso.
É ideal para e-commerces e marketplaces fidelizarem seus clientes. Afinal, eles acabam voltando para determinada loja por reconhecerem a simplicidade de clicar em um botão e já ter a compra finalizada.
A Amazon foi pioneira (e dona da patente dessa funcionalidade até 2017) e com a utilização do one-click-buy viu a sua taxa de conversão crescer consideravelmente – já tendo dado algumas declarações na mídia sobre esse case de sucesso.
No mundo físico, ou melhor, omnichannel, também já existem pagamentos invisíveis em uso, como é o caso das tags veiculares e de lojas autônomas. Essas últimas presentes apenas fora do país até o momento.
Essa tecnologia é rentável?
Se apenas oferecer uma experiência incrível para o seu consumidor ainda não te convenceu de que o seu e-commerce precisa dos pagamentos invisíveis, estes números podem encher os seus olhos:
A previsão, segundo a Payvision, é de que os pagamentos invisíveis movimentem US$ 28 bilhões em transações até 2023. O melhor de tudo é que essa funcionalidade tem o potencial de incrementar 6% na conversão de vendas, ainda segundo esse mesmo estudo.
Então, que tal começar a usar hoje esses recursos na sua loja virtual? O seu cliente merece esse cuidado, e o seu negócio pode ser alavancado com esses resultados!
Leia também: Mercado responde às tendências de pagamentos invisíveis, checkout e outras tecnologias