No Google Ads, quando estiver gerenciando as palavras-chave, ser negativo pode ser uma coisa muito boa. Usadas corretamente, as palavras-chave negativas no Google Ads podem economizar de 20 a 50% do seu orçamento de publicidade… Se você usá-las bem.
O que são palavras-chave negativas?
Palavras-chave negativas são palavras que você pode adicionar à sua conta de Google Ads que impediram a exibição de seus anúncios se uma consulta de pesquisa for feita.
Por exemplo: se você adicionar “azul” como uma palavra-chave negativa, seus anúncios não serão exibidos se alguém pesquisar por “suéter azul”.
Como usar palavras-chave negativas para PPC
O exemplo que acabamos de dar de “azul” e “suéter azul” é simplista, mas é um bom ponto de partida para entender se você nunca usou palavras-chave negativas antes. Mas você pode fazer muito mais do que isso com palavras-chave negativas.
Maioria das empresas criam campanhas com diversas palavras de forma ampla e maioria dos termos gerados não geram venda.
Por exemplo, se você adicionar na sua campanha a palavra-chave “adoçante”, o Google pode mostrar seu anúncio para o termo pesquisado “adoçante caseiro”. Só que “caseiro” pode não gerar venda para sua empresa e você estará pagando pelo clique.
Palavras-chave negativas, como palavras-chave comuns, podem ter diferentes tipos de correspondência. Assim, você pode ter bastante controle sobre quais consultas de pesquisa são acionadas ou se não acionam seus anúncios.
Palavras-chave negativas para Google Ads podem usar tipos de correspondência ampla, de frase e exata. Eles funcionam exatamente como os tipos de correspondência de palavras-chave normais.
O Google tem uma boa página de ajuda para os diferentes tipos de correspondência de palavras-chave negativas, mas aqui está um resumo de como esses tipos de correspondência funcionam:
Correspondência Ampla Negativa
As palavras-chave de correspondência ampla negativa não usam pontuação ao redor das palavras. Isso é muito importante, porque se você não sabia que palavras-chave negativas para PPC podem ter tipos de correspondência, você provavelmente inseriu todas as suas palavras-chave negativas em sua conta sem citações ou colchetes ao redor delas… O que significa que você adicionou somente palavras-chave negativas de correspondência ampla para sua conta — e pode ser perigoso.
As palavras-chave de correspondência ampla negativa corresponderão à qualquer variação de uma consulta de pesquisa. Portanto, se você adicionar uma palavra-chave negativa com duas palavras, uma correspondência ampla negativa também bloqueará qualquer pesquisa que inverte a ordem dessas palavras-chave. Ele também bloqueará qualquer consulta de pesquisa que use até mesmo uma única palavra de sua palavra-chave de correspondência ampla de várias palavras.
Correspondência de frase negativa
Palavras-chave de correspondência de frase negativas bloquearão menos pesquisas que as palavras-chave negativas de correspondência ampla. Isso pode ser bom se você quiser ser um pouco mais segmentado em quais palavras-chave não acionaram seus anúncios.
Exemplo: “adoçante caseiro”
Correspondência Exata Negativa
As palavras-chave negativas de correspondência exata são ainda mais segmentadas do que as palavras-chave negativas de correspondência de frase. Isso é bom, porque permite que você seja preciso. Porém, significa que você precisará adicionar muitas correspondências exatas negativas para filtrar as pesquisas que não deseja que apareçam.
Exemplo: [adoçante caseiro]
Ao criar sua lista de palavras-chave negativas, você provavelmente usará pelo menos algumas palavras-chave negativas em cada um dos três tipos de correspondência.
Como usar palavras-chave negativas em diferentes níveis na sua conta PPC
Você pode definir palavras-chave negativas em vários níveis na sua conta. Esses são:
- Nível da conta
- Nível de campanha múltipla
- Nível da campanha
- Nível do grupo de anúncios
Adicionar palavras-chave negativas a várias campanhas ou campanhas individuais é uma excelente maneira de controlar quando seus anúncios são exibidos com precisão quase cirúrgica. Lembre-se também de que você não precisa usar apenas palavras-chave negativas para impedir que seus anúncios sejam exibidos. Eles também podem ser usados no nível da campanha ou do grupo de anúncios para controlar onde você envia diferentes tipos de clientes em potencial.
Por exemplo: se você tivesse uma página sobre sapatos masculinos, poderia bloquear qualquer pesquisa que incluísse “mulheres” ou “garotas”. Com uma palavra-chave negativa configurada dessa maneira, você poderia testar usando palavras-chave gerais muito amplas. Pode permitir que você alcance um público mais amplo do que se você usasse apenas a palavra-chave “sapatos masculinos”.
Como encontrar palavras-chave negativas para adicionar à sua conta
Existem várias maneiras de criar uma lista de palavras-chave negativas. Esses incluem:
- Brainstorming com sua equipe com os termos de pesquisa para os quais você não deseja que seus anúncios sejam exibidos.
- Executando um relatório no nível da palavra-chave para toda a sua conta do PPC e classificando-o por conversões. Procure palavras-chave que não geram conversões no último ano ou no último trimestre. Essas palavras-chave provavelmente não valem a publicidade e podem ser adicionadas à sua lista de palavras-chave negativas, quando apropriado.
- Execute um relatório de termos de pesquisa nos anúncios do Google. É um excelente lugar para encontrar ainda mais palavras-chave negativas para sua conta.
Conclusão
Se você não conseguiu tanto orçamento para publicidade no Google quanto queria, não tenha medo. Um pouco de pesquisa e algumas configurações cuidadosas com palavras-chave negativas podem ser suficientes para esticar seu orçamento até onde você queria que ele estivesse.
Não é incomum ouvir sobre os profissionais de marketing de Google que economizaram 20%, até 50% de seus orçamentos de pagamento por clique, simplesmente ficando realmente sérios sobre palavras-chave negativas.
Além disto, o processo de higienização de palavras é muito importante para identificar e cercar os compradores reais. Seus anúncios não precisam aparecer para todo mundo. O ideal é aparecer para as pessoas que tem alta chance de comprar de você.
Faça uma estratégia de palavras-chave negativas bem forte, deixando apenas termos que tenham alta chance de venda. Você chegará ao aumento de ROI das campanhas muito mais rápido.