Logo E-Commerce Brasil

Pix vs boleto: quem está ganhando mais espaço nos hábitos do brasileiro

Por: Eduardo Zucareli

Profissional com larga experiência em Gestão Comercial, Gestão de empreendimentos generalistas, Gestão de Mix de Lojistas, Mercado Varejista nacional e internacional. Participação no desenvolvimento de projetos comerciais voltados para empresas multinacionais ou nacionais, startups, empreendimentos de shopping center ou em concessionárias de aeroportos.

Muitos lojistas ainda acreditam que o brasileiro que não gosta de usar o cartão de crédito, tem preferência pelo boleto bancário. Afinal, boletos e crediários possuem uma grande tradição em solo nacional. No entanto, desde a chegada do Pix, em 2020, esse cenário tem se alterado de forma bem rápida.

De acordo com o Banco Central, no quarto trimestre de 2021, o Pix assumiu a liderança entre os meios de pagamento em geral no país. Ou seja, nesse período, ele foi a forma de pagamento mais usada, superando até mesmo cartões de débito e crédito.

Segundo os dados do BC, nos últimos três meses de 2021, a quantidade de transações com Pix somou R$ 3,89 bilhões no Brasil. Esse número representa 34% a mais do que no trimestre anterior.

Imagem do aplicativo do Pix em um smartphone

Além da rápida popularização do Pix, os lojistas devem se atentar a questões que mostram por que ele tem se sobressaído ao boleto bancário.

Somado a tudo isso, o Pix ainda pode ser integrado a formas de pagamento que favorecem tanto o e-commerce quanto o consumidor, que é o caso do Pix parcelado. Ao contrário do que muitas pessoas acham, não é a mesma coisa do Pix garantido (produto do Banco Central com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano).

O Pix parcelado se mostra como uma opção de pagamento que aproveita as vantagens do Pix e ainda traz a inovação do Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois), que já era popular lá fora e agora vem ganhando espaço no Brasil.

Além da rápida popularização do Pix e das novidades que citei acima, os lojistas devem se atentar a outras questões que mostram por que essa modalidade tem se sobressaído quando comparada ao boleto bancário.

Onde o boleto bancário está perdendo espaço?

Uma das grandes vantagens que Pix e boleto compartilham é a facilidade de pagamento: o consumidor não precisa de conta em banco e, em alguns casos, até consegue um desconto.

As desvantagens do boleto inclui a demora na confirmação do pagamento (em até três dias úteis), o que leva a grande chance de desistência da compra. Isso porque, como o pagamento não é feito no ato da compra, o cliente tem tempo para pensar sobre a aquisição e, muitas vezes, acaba desistindo.

Já com o Pix os consumidores podem contar com benefícios como:

Rapidez na hora de comprar: ao contrário do boleto que demora dias, com o Pix, o pagamento é feito na hora;

Praticidade: transações em horários mais flexíveis do que em agências bancárias tradicionais;

Maior segurança: transações pelo Pix são mais seguras do que via boletos e até mesmo transações com cartões de crédito e débito;

Forma de pagamento flexibilizada: Pix integrado a formas de pagamento que envolvem parcelamento, sem juros e que traz benefícios para o comerciante e para o consumidor.

E-commerces estão se adequando a essas mudanças?

A resposta é sim, mas ainda há muitos que não viraram a chavinha. Isso é o que aponta uma pesquisa, Estudo de Pagamentos Gmattos, em sua edição de março de 2022.

De acordo com esse estudo, a diferença entre Pix e boleto é a menor do histórico de meios de pagamento no e-commerce. A diferença é de 6,8 pontos percentuais. Como é possível notar, desde o seu lançamento, o Pix embarcou em uma curva acentuada de crescimento.

No entanto, tanto boleto bancário quanto o Pix ainda ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente. Meios de pagamento que envolvem cartão seguem como os mais utilizados por comércios eletrônicos. Uma realidade que precisa ser adaptada o mais rápido possível se os comerciantes quiserem se manter competitivos no mercado.

Por isso, e-commerces que não adotam uma forma de pagamento, como o Pix parcelado, que esteja alinhada com tendências de mercado e com novos hábitos de consumo, principalmente da geração Y e Z, inevitavelmente vão ficar para trás.

Leia também: Buy now, Pay later: por que esse meio de pagamento está se popularizando?