No começo do ano é esperado uma suave queda no faturamento de alguns e-commerces, incluindo também queda nas taxas de aberturas e cliques nos e-mails marketing. Devemos levar em conta que é um período pós festas, além de muitos dos consumidores estarem de férias, sendo assim, os acessos são menores.
O mês de janeiro vem depois de duas datas importantíssimas para o e-commerce: Black Friday e Natal, onde os consumidores já compraram presentes ou qualquer tipo de produto. Por isso, se você notou alguma alteração em suas taxas de interação e vendas, não se preocupe.
O que precisa ser feito é: aproveitar as informações de compras destas datas e planejar suas ações de começo de ano.
Sabemos que o Natal é uma das datas que mais movimentam o e-commerce brasileiro, em 2013 o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 4,3 bilhões, de acordo com dados divulgados pela consultoria e-Bit. E não podemos esquecer que pouco antes do Natal, tivemos a Black Friday! Ainda de acordo com a E-bit, a edição 2013 da Black Friday Brasil movimentou R$ 770 milhões.
Muitas das lojas estão enviando e-mails com produtos em ofertas, mas a estratégia para o email marketing vai muito além de oferecer descontos. Veja algumas dicas:
1) Diga “Oi” para seus novos clientes
Lembre-se: todo mundo gosta de ser lembrado! Antes de começar uma sequência de envios para vender, se relacione com seu cliente! Dê as boas-vindas ao novo ano. Estreite a relação com seus clientes.
2) Envie email recomendando um produto relacionado ao da última compras
Este tipo de envio tem maior probabilidade de converter, pois você já tem todos os dados de preferências de seus clientes. Use-os a seu favor.
3) Que tal rever a periodicidade de seus envios?
No email marketing, menos é mais! Não importa a quantidade e sim a qualidade e relevância de seus envios.
4) Think Mobile!
Deixe seus e-mails mais “leves” e seja mais objetivo. Já percebeu quantos usuários abrem suas mensagens através de um dispositivo móvel?
5) Crie regras para seus clientes Vip’s
Fiquei atento aos clientes que compraram em seu site, quantas vezes compraram? Qual ticket médio? Por que não dar a boa notícia para seu cliente que, neste mês de janeiro, ele tem condições boas de pagamento, melhoria de frete e benefícios em seu site?
Foque no RELACIONAMENTO! Aproveite as informações de compras referentes aos final de ano e faça sucesso!