Como se trata da sua empresa no mundo virtual, a decisão pela contratação de uma plataforma de e-commerce deve ser tomada com o máximo de cuidado. Afinal de contas, é como se você estivesse montando a vitrine em que seus produtos serão expostos e organizando os corredores da loja para seus clientes passarem selecionando aquilo que queiram levar para casa.
Por essas e outras, deve ser um ambiente extremamente convidativo e também preparado para que você consiga fazer uma excelente gestão do negócio.
Antes mesmo de começar a pesquisar sobre as opções de plataforma de e-commerce disponíveis no mercado, tenha em mente que você deve ter um olhar de médio e longo prazos, considerando onde quer ver seu e-commerce daqui a cinco ou dez anos.
Pensar em respostas para perguntas básicas (como “quantos clientes quero ter até lá” e “quantas movimentações por dia terei”) é fundamental para que você escolha a melhor solução, aquela que o acompanhará por muito tempo.
Com a intenção de ajudá-lo, selecionamos aqui dez itens que você deve avaliar antes de contratar uma plataforma de e-commerce. Esperamos que com essa pequena checklist você seja capaz de optar por uma solução que realmente traga muitos benefícios a seu empreendimento. Anote aí!
Disponibilidade de orçamento
Antes de começar a procurar por plataformas de e-commerce, verifique quanto você tem de orçamento disponível para investir na solução. Até porque de nada adianta negociar com a plataforma da moda se você não tem orçamento para contratá-la, não concorda?
Por isso, seja realista em relação às suas possibilidades financeiras, levando também em consideração que esse é um investimento que trará excelentes resultados para seu negócio. Busque sempre, portanto, o equilíbrio entre custo e benefício.
Projeção de vendas
Na prática, muitas plataformas cobram por número de clientes cadastrados. Assim, quando você chega ao limite estabelecido, precisa fazer um upgrade. Para evitar futuras dores de cabeça, procure uma plataforma que facilite esse processo, permitindo que você escale seu número de clientes de forma sustentável, pagando por isso um preço justo. E para ter parâmetros, faça uma projeção de vendas, considerando quantos clientes pretende ter em dois, três e cinco anos, por exemplo.
Tipo de plataforma
Existem basicamente dois tipos de plataforma de e-commerce no mercado: open source e SaaS. Com as open source, você compra todos os direitos de uso, podendo realizar qualquer tipo de customização. Nesse caso, como os códigos são abertos, você pode contratar um programador para fazer os ajustes que quiser, tornando seu e-commerce o mais personalizado possível. Já as plataformas SaaS funcionam como soluções na nuvem: você realiza um cadastro e já pode começar a montar sua loja virtual.
Quanto às diferenças entre os modelos, podemos adiantar que as plataformas open source demoram mais para serem implementadas e têm um custo mais alto, justamente por se deter os direitos sobre o código fonte. Já as SaaS são de fácil implementação, tanto que você pode montar um e-commerce em apenas algumas horas!
Além disso, também possuem um custo mais atrativo, cobrado em forma de mensalidades, e oferecem manutenções regulares, todas por conta do provedor dos serviços, fora selos de segurança, atualizações e outros benefícios que chegam a todos os usuários ao mesmo tempo. No modelo open source, por outro lado, qualquer modificação fica a cargo do usuário.
Responsividade do layout
Por já constituírem uma realidade mais que comprovada, as vendas mobile não podem simplesmente ser desconsideradas por nenhum comerciante on-line. Nesse sentido, o segredo está em prezar por plataformas de e-commerce responsivas, que se adaptem a diversos tamanhos de tela sem perder a qualidade da navegação. Vale lembrar aqui que buscadores (como o Google) consideram a responsividade um critério fundamental, conferindo uma classificação melhor nos resultados de busca para aqueles sites que também pensam da mesma forma.
Oferta de funcionalidades
Uma boa plataforma de e-commerce deve reunir diversas funcionalidades que facilitem tanto a navegação dos usuários quanto a gestão do empreendedor. Assim, antes de optar por uma plataforma, o ideal é se certificar de que as funcionalidades disponíveis correspondem às necessidades do negócio ou ao menos que existe a possibilidade de implementar customizações para que, no fim das contas, você tenha em mãos uma solução que realmente agregue valor a seu negócio.
Possibilidade de customização
Nesse contexto, customizar é alterar funcionalidades, layout, menus e diversos outros itens da plataforma para deixá-la mais atrativa para o público e mais intuitiva para a equipe, a fim de melhorar não só os resultados das vendas, mas também a forma com que você conduz o empreendimento.
Verifique juntamente ao fornecedor quais são as opções de customização, ou seja, o que você pode alterar na plataforma. Não se esqueça de perguntar o custo para cada alteração ou se você mesmo pode realizá-las.
Integração com ferramentas
Uma boa plataforma de e-commerce também deve estar preparada para a integração com outras ferramentas vitais para seu negócio, como sistemas de ERP e automação de marketing. Quando você tem essa possibilidade, agiliza todos os processos, concentra as informações do negócio em um único lugar e facilita tanto a gestão do empreendimento quanto o atendimento ao cliente, melhorando a credibilidade geral do seu e-commerce.
Formas de pagamento
Quanto mais opções de pagamento seu e-commerce disponibilizar, maior será sua capacidade de vendas. Pense bem: as formas de pagamento se diversificam bastante, a cada dia surgindo novas bandeiras de cartões de crédito e soluções para e-commerce — como o débito automático em conta. E você deve estar preparado para atender seu público com o máximo de eficiência nesse quesito, certo? Por isso, optar por uma plataforma que traga essa variedade de opções ou que permita a integração com soluções robustas de pagamento on-line é fundamental para o sucesso de suas vendas.
Opções de frete
O frete é um dos principais motivos para o abandono de carrinho no e-commerce, justamente porque o cliente chega ao final do processo de compra e descobre que levará muito tempo para receber ou que terá que pagar um valor muito alto para adquirir o produto.
Para evitar a perda de clientes por esse motivo, você pode diversificar as opções de frete, deixando que os próprios consumidores escolham a melhor opção. Mas, para tanto, a plataforma escolhida deve permitir a oferta dessas alternativas, assim como a integração com sistemas dos Correios ou de transportadoras para fazer um cálculo fiel do valor a ser pago.
Fornecimento de suporte
Por fim, é fundamental que você contrate uma solução que forneça o suporte adequado. E por adequado é preciso entender várias opções de canais de atendimento (como presencial, por chat, e-mail, redes sociais, videoconferência, entre outras), além, é claro, de disponibilidade de atendimento.
Imagine que você contrate uma ferramenta com um suporte de segunda a sexta-feira e sua plataforma tem um problema no sábado. É absolutamente inviável esperar todo esse tempo para que o problema seja resolvido, não é verdade?
Avaliação feita? Quer mais dicas para não errar na hora de contratar sua plataforma de e-commerce? Então aproveite para conferir nosso post sobre como escolher uma plataforma de e-commerce!