Vamos começar definindo política de privacidade: trata-se de um documento que reúne informações relacionadas ao uso dos dados dos clientes por parte das alojas.
Apesar da sua importância, até mesmo do ponto de vista jurídico, nem sempre os e-commerces conferem a devida atenção ao assunto.
E essa não é uma prática recomendada, uma vez que reflete diretamente na imagem da sua loja. Afinal, ter essa documentação em ordem revela o profissionalismo da operação, além de garantir a oferta de um ambiente mais seguro para os clientes.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura deste artigo. Reunimos dicas importantes para ajudá-lo a organizar a política de privacidade do seu comércio eletrônico.
A partir desse mês os cuidados com essa questão pode gerar sérios problemas. Afinal, tudo leva a crer que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrará em vigor.
O que é política de privacidade?
Como já explicamos no início, a política de privacidade é um conjunto de normas e informações a respeito do uso dos dados dos usuários cadastrados na sua loja.
Nesse caso, não importa o tipo de informação. As regras de utilização valem tanto para aqueles dados enviados pelo próprio cliente via e-mail ou formulário como para aqueles captados via cookies.
O importante é esclarecer como o e-commerce emprega essas informações, se faz o repasse para terceiros e quem são eles.
É comum o questionamento: mas os clientes leem esse tipo de documento? Em termos de boas práticas, essa não é uma questão relevante.
Preparar e disponibilizar a documentação estão entre os deveres da loja. E, mais do que uma obrigação, é uma iniciativa que pode evitar problemas futuros.
Num e-commerce, trabalha-se para oferecer a melhor experiência de compra para o usuário. Porém, imprevistos acontecem e, nesse caso, é fundamental estar com toda a documentação em ordem.
Assim que a LGPD entrar em vigor, a situação ficará ainda mais séria: pelas novas regras, o consentimento deve vir de uma ação do usuário — a partir de um clique ou de uma assinatura eletrônica.
Hoje as lojas disponibilizam a política de privacidade e os termos de uso, mas nem sempre cobram a leitura e o aceite por parte do usuário.
Como preparar uma boa política de privacidade?
Transparência. Esse é um conceito-chave para elaborar uma política de privacidade adequada.
Na prática, então, o primeiro passo é incluir as especificidades do seu negócio. Dizemos isso porque é comum no setor de e-commerce o uso de modelos prontos.
Outra medida prioritária é contar com a ajuda de profissionais especializados. Se tiver um departamento jurídico, ele deve dar o seu aval para o documento.
É possível, também, recorrer à revisão de uma assessoria jurídica especializada.
Caso faço uso de landing page para fazer a coleta de dados, certifique-se de que o link para a política de privacidade esteja visível na página.
Além desses aspectos mais formais, preste atenção nesses pontos ao elaborar sua política de privacidade:
- use uma linguagem simples. Não é adequado utilizar termos que dificultem a compreensão do usuário. Não cometa o erro de cair no “juridiquês”, reproduzindo termos frequentes nos processos judiciais;
- Se o usuário chegou a esta página, é porque tem interesse nela. Portanto, esclareça como usará cada uma das informações captadas;
- Para garantir a transparência necessária, seja específico sobre cada item: como serão usados os dados pessoais, de cartão de crédito, cookies, endereço de e-mail, etc.;
- Indique as leis e normas de privacidade com as quais a sua loja está em conformidade. Isso geralmente dá mais segurança ao cliente.
Quais diretrizes são mais importantes?
Contar com ajuda especializada ao elaborar a sua política de privacidade é importante, uma vez que nem sempre os gestores têm como dominar todos os aspectos legais envolvidos na documentação.
Contudo, até para orientar melhor o trabalho, fique atento a essas diretrizes:
- Forneça informações claras que minimizem as dúvidas sobre cadastro e login dos usuários;
- Detalhe as informações relacionadas à segurança do site. Atenção: para garantir a tranquilidade do seu cliente, é importante que a loja conte com uma infraestrutura adequada nessa área;
- especifique os cuidados adotados em relação à privacidade dos dados dos clientes. Se a natureza do seu negócio depende de algum tipo de compartilhamento das informações do cliente, deixe isso claro na sua página;
- o emprego de cookies faz parte das estratégias das empresas que atuam no ambiente digital, e não há nada de errado nisso. Mas fique atento: o usuário deve ser informado sobre a coleta e o uso dos dados nas estratégias de comunicação e de marketing.
Por que investir na profissionalização da operação?
Ter um negócio online exige atenção com diversos detalhes da operação, por isso a necessidade de contar com os melhores fornecedores.
A contratação da plataforma de e-commerce tem um peso decisivo para o sucesso da loja no longo prazo.
Ao optar por sistemas de vendas profissionais, o gestor consegue minimizar as dificuldades encontradas na implementação do site.
Além da experiência da empresa nessa área, uma vez que lida com esse tipo de estruturação o tempo inteiro, elas estão preparadas para fazer as adequações necessárias e para prestar o suporte apropriado em caso de dúvidas.
Outra vantagem importante: a facilidade nas integrações com os sistemas de terceiros. Essa flexibilidade permite que a loja consiga empregar os melhores recursos, aprimorando a experiência do usuário e facilitando o trabalho da equipe.
Cuidar da política de privacidade do seu e-commerce não é uma atividade isolada. Quem espera ver o seu negócio ganhar escala precisa garantir um ambiente seguro para os seus clientes.