- 95% dos clientes não acreditam em uma loja que tenha somente comentários positivos;
- 68% confiam nas opiniões do site quando tem comentários positivos e negativos;
- 4 vezes mais é o tempo que o consumidor passa no site pesquisando comentários negativos;
Por que aprovar os comentários negativos sobre produtos em sua loja?
Vai contra todos os instintos, mas exibir comentários negativos no seu site pode aumentar a conversão.
Por décadas os consumidores foram expostos à comunicação positiva sobre produtos, hoje eles buscam transparência e querem tomar suas decisões com base em um grupo de pessoas imparciais com os mesmos interesses. Esse grupo está reunido todos os dias nos comentários de um produto em sua loja online, e 70% de potenciais compradores confiam nessas opiniões (Nielsen), só que muitos consumidores ao escrever uma crítica negativa são censurados, ou podemos dizer, deletados deste grupo.
Não é novidade, todos nós sabemos que a maioria, se não todos os produtos têm problemas de vez em quando. Se não tem problema, podemos simplesmente não gostar ou pode não atender nossas expectativas. Há um universo enorme de possibilidades que move um consumidor a escrever um comentário e uma característica popular são as críticas negativas.
O que é preciso fazer para mudar isso?
É preciso criar as bases para estimular seu cliente a escrever suas experiências sobre o produto que adquiriu, ou seja, criar meios para ter mais comentários em sua loja, apresenta-los em sua plataforma de modo que eles realmente ajudem a vender e ter uma política clara, que explique a importância do comentário e os motivos que levam ele não ser publicado.
No Brasil, não existe a cultura de escrever comentários positivos. Quando o cliente escreve um comentário passivamente é provável seja algo negativo, mas sabemos que o índice de pessoas satisfeitas é muito maior. Uma prática recomendada para ter muitos comentários em sua loja é convidar o cliente a escrever sobre o produto alguns dias após a compra. É simples, mas saiba que 80 a 90% de todos os comentários sobre produto em lojas online é resultado de um e-mail de pós venda, esse dado foi revelado no blog da PowerReviews, plataforma especializada em comentários com mais de 5500 clientes no mundo. Adotando essa prática o volume de comentários positivos certamente serão maiores que os negativos e o cliente estará em sua loja mais uma vez o que aumenta as chances de uma nova compra.
Pehr Luedtke (CEO PowerReviews) afirma em entrevista “(…)a credibilidade de uma marca sobe quando existem as duas opiniões, positivas e negativas. Em última análise, diferentes perspectivas do produto ou serviço levam a uma conversão mais alta“.
Ainda não está convencido? Vamos a alguns números:
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