O Brasil, que já vinha tentando se reerguer de uma crise econômica, também sente o impacto global do novo coronavírus nos negócios. Em meio às incertezas, o e-commerce ganhou a atenção de quem busca alternativas para driblar as dificuldades financeiras. Considerando esse cenário, pode-se dizer que dobrar as vendas online é totalmente vantajoso, certo? Eu diria que não é bem assim. Se você não tiver uma boa estratégia para escalonar seu negócio de modo contínuo e estável, “vender demais” pode ser um grande problema para a gestão da empresa. Essa pode não ser uma preocupação para sellers experientes no e-commerce. Mas, como a pandemia impulsionou o segmento, fica um alerta tanto para veteranos quanto para novos empreendedores: cresça conforme sua capacidade de escalonar.
A pressa não é boa conselheira
Todo empresário quer ver sua operação crescer, mas é preciso ter cautela. Eu explico: digamos que você tenha uma média de 50 pedidos por dia e gestão preparada para todos os encaminhamentos necessários (emissão de nota fiscal, separação de produtos, logística, relatórios etc.). Então você ingressa nos melhores marketplaces para o seu negócio e investe em marketing digital para chegar ao público-alvo. Tudo alinhado para decolar no varejo online, mas se esquece de um detalhe superimportante: reforçar o back office.
Se o volume de pedidos dobrar ou triplicar e a empresa não estiver preparada internamente para esse crescimento, é provável que surjam problemas como falta de itens no estoque e atraso de envios, além da insatisfação dos clientes. A pressa não é boa conselheira, por isso estude a capacidade de escalonamento, descubra oportunidades, alinhe o treinamento da equipe e invista em soluções que otimizem a atuação no varejo online, como um Hub de integração multiplataforma e um bom sistema de gestão (ERP). Assim, você terá informações precisas para tomadas de decisão mais assertivas e poderá focar energia no que realmente dá certo na realidade da sua empresa.
Como vender mais e melhor
Existem basicamente três frentes de ação para escalonar vendas online: atrair novos clientes, aumentar o lucro por venda (convencer a comprar mais) e fazer com que o cliente retorne para comprar de novo. Seja qual for o planejamento do seller, é necessário estruturar a operação para atender a todos os pedidos sem imprevistos. Do mesmo modo que o varejo físico é impactado por vendas sazonais e datas comemorativas, o e-commerce passa por um boom em períodos como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e outros. Não adianta você anunciar descontos atraentes, vender muito e não dar conta de todos os pedidos. Isso com certeza prejudicaria a credibilidade da marca.
Lembra daquele exemplo sobre média de 50 pedidos por dia? Imagine se esse número pula para 300 durante uma ação promocional. Para que o retorno seja realmente positivo, você precisa estar preparado para atender todos os clientes com a mesma excelência. Isso inclui descrição dos produtos nos marketplaces, disponibilidade de estoque, embalagem, cumprimento de prazos e emissão de nota fiscal eletrônica são alguns dos passos que devem ser seguidos à risca no back office.
Por isso, reitero a importância de contar com a tecnologia a favor do escalonamento no varejo online. Sistemas eficientes permitem vender mais e melhor. Se você atua em plataformas diferentes, a integração de um Hub é praticamente imperativa, pois o sistema permite gerenciar todas as operações com organização e agilidade.
Boa sorte nas suas estratégias para escalonar vendas e até a próxima!