O mundo mudou e com a transformação digital estamos mais inclinados a consumir produtos e serviços pela Internet. Depois da pandemia, entendemos que a virtualização veio para ficar, e a praticidade em comprar pela Internet virou hábito recorrente na vida de muitas pessoas.
Foram muitos os aspectos que aceleraram essa migração para o online: pandemia, Internet de alta velocidade, avanço tecnológico e praticidade. No entanto, o que realmente se destacou foi a relevância das redes sociais, blogs e pessoas especializadas em falar de um certo produto ou serviço gerando credibilidade e segurança para milhares de usuários que são impactados e engajados por redes sociais, sites ou blogs.
Saiba mais sobre o programa de afiliados, que ganhou fama no Brasil no início de 2010, mas existe desde 1990 e não parou de crescer.
Somos bombardeados diariamente por mídias digitais cada vez mais assertivas. Consumimos muitos conteúdos sobre os nossos interesses. Na visão do usuário, ler conteúdos e visualizar produtos quase que personalizados torna-se atraente, e por isso passamos horas navegando na Internet. Porém, para os anunciantes que precisam vender e ganhar o seu espaço no universo digital, é fundamental ter uma estratégia bem desenhada com baixo investimento para o “tiro não sair pela culatra”. É aí que as redes para afiliados podem ser uma alternativa interessante para atrair usuários qualificados e, consequentemente, aumento de vendas sem risco financeiro.
Por mais que as redes de afiliados tenham ganhado fama no Brasil no início de 2010, esse ecossistema existe desde 1990, e não parou de crescer, ganhando muitos adeptos. Diversas empresas e anunciantes viram o enorme potencial que podem alcançar ao fechar parcerias com redes de afiliados.
Esse modelo de negócio possui baixo custo de investimento, o que motiva ainda mais os produtores de conteúdo, sites, blogs e até mídias programáticas a divulgar ou vender produtos de uma certa marca ou empresa.
Afinal, o que é uma rede de afiliados?
É um ecossistema que possibilita a um anunciante vender mais pela Internet com múltiplos parceiros divulgando mídias em vários canais de comunicação e interação do usuário.
Para facilitar o entendimento, vamos tornar mais lúdico: imagine que você tem uma loja virtual de calçados na Internet e quer aumentar suas vendas. A rede de afiliados é a ponte de conexão entre você (anunciante) e os afiliados que irão divulgar seus produtos, ofertas e lojas online para atrair possíveis usuários que podem ter interesse em seus calçados.
Os afiliados, ou publishers, como são chamados, são vendedores virtuais que impactam pessoas na Internet a fim de atraí-las para sua loja virtual.
A rede tem por finalidade mensurar o tráfego e fazer o gerenciamento de toda transação que acontece desde a sua concepção até a validação da transação online. A rede de afiliados é o “hub” tecnológico onde se consultam e se moderam todas as diretrizes determinadas pelo anunciante.
O programa de afiliados é uma estratégia de marketing de vendas, onde sites especializados, portais com mídias programáticas, youtubers, blogueiros e influencers indicam marcas e produtos para os seus leitores e seguidores. A partir dos anúncios gerados nesses canais, os afiliados (publishers) ganham uma comissão, seja por venda ou acesso gerado ao produto ou serviço ofertado.
Esse modelo de negócio cresceu exponencialmente no início da pandemia, crise que impulsionou muitos comerciantes a abrirem seus negócios no digital com o desafio de comunicar em larga escala que o seu comércio, agora, estava online.
Como comunicar sem ter um investimento alto
O programa para afiliados foi a solução imediata por trabalhar em cima da performance e de fácil integração com os e-commerces. Além disso, não precisa de um alto investimento e pode ser muito lucrativo, se você tiver uma boa estratégia de divulgação e dedicação.
Do lado do publisher, o programa para afiliados tem incentivado muitas pessoas a usar esse ecossistema monetizando seus sites e redes sociais divulgando marcas, lojas, produtos e serviços e, com isso, garantindo uma boa renda mensal.
Como é a mecânica do programa de afiliados
A função dos afiliados é sugerir ou indicar produtos ou serviços dos anunciantes que estejam divulgando.
Ao se tornar afiliado de uma rede, o publisher recebe um link exclusivo para divulgar os produtos que escolheu monetizar. Quando um usuário ou seguidor entra no site ou perfil do afiliado e se interessa pelo produto ou conteúdo, ele interage com a mídia (link) e é imediatamente direcionado para a loja do anunciante que permitiu a divulgação por parte desse afiliado.
Caso o usuário concretize a transação, a rede capta a venda e o afiliado ganha uma comissão sobre essa transação. Mas é importante ter em mente que, para ter êxito com o programa de afiliados, o e-commerce precisa ter incentivos: ofertas, cupons e estratégias pré-definidas para ajudar na divulgação com os afiliados.
A maior vantagem para um e-commerce rodar junto a uma rede de afiliados é de fato o aumento das vendas online e a grande audiência gerada através das verticais de afiliados.
São diversos parceiros divulgando sua marca ou produtos através de publicidade digital. Pode ser um site de cupom, influenciador, e-mail marketing ou até um blog que fale sobre o tema, no entanto, a maior vantagem está no custo x benefício.
Hoje, o CPA traz a certeza de um investimento feito de forma justa e segura. Outros KPIs que podem ser mensurados e trabalhados para otimização do seu e-commerce através das redes são: novos usuários, aumento de ticket médio, segmentação de campanhas, redução de bounce rate e qualificação do CTR.
O e-commerce de sucesso precisa ter uma grande audiência, um tráfego qualificado para garantir uma boa taxa de conversão e saúde financeira. Dessa forma, os resultados só tendem a crescer.
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