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Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Por: Caroline Mayer

VP da RelevanC no Brasil

Possui mais de 20 anos de experiência na área comercial internacional com forte atuação na França e no Brasil, atuando principalmente na abertura de novos negócios e subsidiárias, reforço de marca, liderança de times e estratégias de vendas com parceria com grandes agências. Desde 2021, é VP Brazil da RelevanC, especialista em soluções de retail media que, no Brasil, atua nas ações do GPA.

Com mais de um bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, já podemos bater o martelo e dizer que o TikTok se consolidou como uma das redes sociais mais relevantes atualmente – se não a principal. Para se ter uma ideia, a geração Z tem demonstrado que utiliza mais a plataforma de vídeos curtos para se inteirar dos assuntos do momento e para pesquisas do que o até aqui onipresente Google. Uma mudança de paradigma surpreendente para uma plataforma que surgiu há menos de dez anos.

Portanto, essa rede social é um fator que deve ser levado em conta quando falamos de publicidade, especialmente por se comunicar com uma grande parcela do público, além de captar a atenção de consumidores e marcas por todo o planeta, em especial na região da América Latina, onde temos visto um enorme crescimento, e isso abre caminho para estratégias publicitárias inovadoras e potencialmente de sucesso. De acordo com pesquisa da DataReportal, divulgada no início de 2024, o TikTok conta com mais de 98 milhões de seguidores no Brasil, o terceiro maior país em usuários na plataforma.

Saiba como o TikTok se tornou uma das redes sociais mais influentes e explore as estratégias que as marcas estão usando para impactar um público global e engajado.

Mas se o que atrai o público geral para a plataforma é a variedade de conteúdos – de tutoriais de maquiagem a dancinhas, passando por reviews de restaurante e resenhas literárias -, o que torna o TikTok tão atraente para os anunciantes? Podemos dizer que não é apenas o impressionante número de usuários, mas também a forma como a rede social é capaz de captar a atenção dos consumidores de uma maneira única e engajada, envolvendo-os em momentos de descontração e entretenimento. Essa possibilidade de engajamento é o diferencial frente às demais redes sociais mais tradicionais.

Na prática, a rede reúne um público diversificado, que não necessariamente está presente em outras plataformas de mídia, além de seu alto engajamento e permitir que os vídeos sejam utilizados tanto para reconhecimento de marca quanto para direcionamento de tráfego e conversões. Alguns diferenciais que percebi ao utilizar essa rede em nossas campanhas:

– Alcance incremental: complementa o ecossistema de retail media ao atingir um público diferenciado não presente em outras plataformas.

– Resultados em awareness e performance: destaque tanto na captação de novos shoppers quanto na fidelização, promovendo também o aumento do ticket médio e o engajamento contínuo com a marca.

– Diversidade de criativos: o uso de criativos variados, especialmente dos Spark Ads, maximiza o impacto das campanhas de retail media com conteúdo relevante e de alta performance.

Um tipo novo de campanha

Segundo levantamento da Opinion Box, os usuários brasileiros do TikTok gostam que a rede seja um importante canal de comunicação para as empresas: 71% dos usuários concordam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais, e 68% acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas. Além disso, os dados mostram que a presença das empresas na rede é percebida positivamente, com 46% dos usuários seguindo alguma marca ou empresa, e um em cada três usuários já comprou algo que conheceu em um vídeo da plataforma.

No Brasil, várias marcas vêm ganhando destaque e chamando atenção por sua atuação nas redes sociais, como Duolingo, Netflix, Guaraná Antarctica, Unilever e AB InBev. As duas últimas, inclusive, já conquistaram ótimos resultados com campanhas feitas em parceria com a relevanC. As ações tiveram o diferencial de alcançar os consumidores onde eles estão, em momentos em que estão relaxados e bastante receptivos, e integrar o conteúdo publicitário de forma fluida e orgânica à experiência do TikTok em vez de interrompê-la.

A publicidade invasiva e incômoda tem se tornado uma epidemia online e é fonte de frustração para grande parte dos usuários. Essas interrupções quebram o fluxo natural da navegação e, muitas vezes, mascaram ou distorcem o conteúdo que os usuários estão buscando ou acessando. As marcas que se recusarem a cair nessa armadilha irão se destacar e sair à frente da concorrência.

Inovação que gera resultado

Em maio, aconteceu a 4ª edição do TikTok World, conferência anual de produtos da plataforma, onde foram apresentadas novas soluções de negócios com o propósito de ajudar as marcas a traçarem novas estratégias utilizando ferramentas baseadas em inteligência artificial. “O TikTok é o entretenimento que gera impacto. Com um público de mais de um bilhão de usuários, o TikTok oferece às marcas a oportunidade de serem contadoras de histórias inovadoras e de se conectarem com suas comunidades de maneiras únicas e criativas”, afirmou Sofia Hernandez, Diretora Global de Marketing de Negócios do TikTok.

Estar na vanguarda da cultura e se conectar com públicos totalmente engajados e atentos é uma das possibilidades oferecidas pelo TikTok, e não vemos isso acontecer da mesma forma em quase nenhum outro lugar da atualidade. A evolução contínua da plataforma deve vir acompanhada de um grande aperfeiçoamento das estratégias publicitárias. Nesse cenário de constante evolução, a capacidade de entender e direcionar os consumidores em um nível granular é essencial para ter sucesso, em especial para as marcas do varejo.

Encontrar um equilíbrio entre gerar receita e manter o engajamento dos usuários permanece um desafio importante para as próprias redes sociais. A maneira como a publicidade é entregue precisa ser cuidadosamente equilibrada para não prejudicar a experiência do usuário final, algo fundamental para otimizar a performance das campanhas de forma a criar uma relação de longo prazo e fidelização entre o público e a marca. Se a sua marca achava que o TikTok era uma rede apenas de dancinhas, vale repensar a sua estratégia e sua compreensão para tirar proveito desse público gigantesco e engajado.