Sabe aquele consultor que te liga toda semana para oferecer o cartão de uma loja? Ou aquele corretor de imóveis com quem você especulou, só por curiosidade, o preço de uma casa e agora ele te envia e-mails diários com “condições imperdíveis”?
Você não quer ser o “mala” da vez, como esse pessoal citado aí em cima, certo? Então, é preciso se controlar na hora de programar o envio dos seus e-mails marketing.
Não há uma equação exata para definir como não incomodar ao cliente e ao mesmo tempo evitar que a sua marca seja esquecida. O número de mensagens varia de empresa para empresa, e também com a época do ano.
Porém, elenco alguns aspectos que você deve considerar na hora de enviar suas mensagens de divulgação. Fique atento:
Quantidade não engaja ninguém
No caso de e-mails marketing, menos é mais. Estudos apontam que a frequência e o engajamento são inversamente proporcionais. Ou seja, quanto mais e-mails a loja envia aos consumidores, menos retorno é obtido em cada mensagem.
Portanto, a divulgação requer timing. Por exemplo, um e-mail de uma campanha de Dia das Mães enviado 15 dias antes da data (afinal, ninguém quer correr o risco de atraso na entrega) pode ser mais eficaz que três mensagens sobre a mesma ação enviadas de véspera.
Relevância conta muito para o consumidor
A regra é clara: mensagens sem conteúdo interessante àquele possível comprador não têm efeito algum.
Esse vazio pode, inclusive, afastar o público de sua marca. Uma pesquisa realizada pela empresa especializada no tema, BlueHornet, mostra que a irrelevância das mensagens está entre os principais motivos do cancelamento de inscrições em mailings de empresas.
Diversifique os assuntos
Dependendo da receptividade dos seus clientes, você até pode enviar mais de um e-mail no mesmo dia ou na mesma semana (de novo, observe qual o comportamento para definir a periodicidade ideal), mas procure diversificar os temas.
Atenção: não basta mudar o assunto da mensagem. É preciso diversificar também o conteúdo.
Se seu ultimo e-mail foi uma oferta, que tal enviar uma dica bacana e útil para o consumidor no próximo?
Descubra os horários em que seus clientes estão online
Em vez de mandar diversos e-mails durante o dia, por que não optar pelo horário que seu cliente está online e mais propenso a abrir suas mensagens? Para descobrir os períodos de maior tráfego do seu site, você pode usar ferramentas de análise, como Google Analytics e Clicktale.
Use e abuse dos testes A/B
Esse recurso existe justamente para testar estratégias. Envie mensagens em horários distintos para cada amostra e teste a taxa de abertura antes de disparar o e-mail para todo mundo. Muitas ferramentas de e-mail marketing automatizam o processo para você.
Atente para a quantidade de e-mails enviados de uma só vez
Muitas mensagens enviadas de uma só vez, mesmo que para destinatários diferentes, podem ser identificadas como spam. Se a sua loja não dispara e-mails há algum tempo, a malha tende a afinar.
A melhor maneira de divulgar sua campanha é dividindo sua lista de contatos em grupos. Para cada um deles, faça disparos em dias e horários diferentes. As chances deles chegarem na caixa de entrada aumentam assim.
E você, está de olho na frequência de envio dos e-mails de sua loja? É bom ficar atento!