Logo E-Commerce Brasil

Qual o papel do gerente de e-commerce hoje?

Por: Rodrigo Schiavini

Fundador e CEO da SmartHint. Diretor Regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.

Nos últimos meses, a pandemia do novo coronavírus mostrou como o mercado é vulnerável e que tudo pode mudar radicalmente de uma hora pra outra, instaurando um “novo normal”. Inclusive no meio digital, onde tudo muda muito rapidamente: o tempo todo surgem novas tecnologias, novos métodos, novas formas de fazer.

Por isso, o papel do gerente de e-commerce hoje é apostar em estratégias certeiras para que o negócio tenha sucesso no dia a dia, mas que também esteja preparado para momentos de mudança e/ou de crise.

Para isso, é preciso: investir em conhecimento e inovação; e educar e engajar o time.

Investir em conhecimento e inovação

Para criar ou encontrar as melhores estratégias do varejo para cada momento, não há outro caminho: é preciso apostar em conhecimento e inovação.

O responsável pelo e-commerce deve buscar conhecimento constantemente e estar antenado em tudo que há de novo no mercado, sejam novas metodologias, ferramentas ou qualquer tipo de inovação. Lembrando que inovação não diz respeito apenas a tecnologias, mas, principalmente, a fazer diferente. Seja levando algo novo para o processo ou transformando algo que já existe.

Existem diversas opções e formatos de conteúdo para te ajudar nisso, como podcasts, blog posts, notícias e e-books. Sem falar nos eventos, como a NRF, a maior feira de varejo do mundo, o Fórum E-commerce Brasil, VTEX Day, entre tantos outros que reúnem os maiores especialistas do mercado e apresentam as últimas tendências e inovações. Mesmo que não seja possível estar presente, sempre dá pra acompanhar de alguma forma.

Seja qual for o formato escolhido, o importante é estar sempre bem informado, buscando coisas que possam agregar valor para a empresa, e de mente aberta para o novo.

Educar e engajar o time

Feita a tarefa de casa, é hora de levar os novos conhecimentos para o time todo. Além disso, é importante estimular esse espírito para que eles também entendam a importância de estudar, se renovar e estar abertos às inovações, sejam elas tecnológicas ou não. Afinal, o gerente é um porta-voz, que representa toda a empresa. Mas ele não trabalha sozinho, tem toda uma equipe envolvida.

Por isso, para que a empresa esteja preparada para o dia a dia e também para enfrentar momentos de desafio, é muito importante que todos estejam alinhados e engajados no mesmo propósito. Coordenadores, supervisores e analistas devem trabalhar pelos mesmos objetivos.

E, para isso, o conhecimento trabalha de duas formas. Por um lado, ajuda o gerente, que aprendeu novas estratégias e metodologias, a ter capacidade de influenciar a equipe toda. E por outro, estimula o time todo — que já foi educado — a abraçar as causas, vestir a camisa da empresa e estar pronto para o novo.

Há muitas outras formas de engajar o time, como premiações, celebrações em conjunto, cultura de feedbacks constantes. Mas sem conhecimento e espírito de inovação, tudo fica mais difícil.

E-commerce preparado para mudanças e tempos de crise

Com conhecimento, espírito inovador e time engajado o e-commerce está preparado para enfrentar grandes crises e, em alguns caso, até sair com sucesso delas. Veja que depois de ter investido em conhecimento e inovação e educado e engajado a equipe, você tem armas e soldados para enfrentar qualquer batalha.

Conclusão

Conhecimento e inovação estimulam novas formas de pensar, agir e engajar o time. Se você leva essa cultura para eles, o e-commerce todo se beneficia e evolui, se destacando no mercado. Tanto gerente quanto time estão prontos para encarar qualquer desafio e encontrar novos caminhos. Com isso, muitas crises podem ser evitadas ou transformadas em oportunidades.