A cada dia a otimização de sites para celulares se torna mais importante e existe bastante informação na Internet sobre a importância desta questão. Neste artigo, vou listar algumas fontes de informação interessantes e algumas ferramentas que podem ajudar na otimização de sites para visitas desde celulares.
Recursos SEO para Mobile
– The Mobile Playbook
Google criou o Mobile Playbook, uma guia para que o executivo ocupado possa dominar o mercado mobile. Neste guia, o Google fornece informações e apoio para descobrir o que uma empresa pode fazer em mobile. O guia responde as seguintes perguntas:
Como os celulares mudam nossa proposta de valor?
Como é que os nossos celulares afetam destinos digitais?
A nossa organização esta se adaptando aos celulares?
Como adaptar a comercialização de telefones celulares?
Como podemos conectar com os usuários de tablets?
– Our Mobile Planet
Neste site você encontrará informações sobre o comportamento de consumo dos usuários que usam celulares para efetuar transações. Os dados do site “Our Mobile Planet” foram coletados a partir de um estudo realizado pelo Google em colaboração com a Ipsos e a Mobile Marketing Association, a fim de obter informações sobre o uso de smartphones por consumidores em mais de 40 países, incluindo a Espanha, Estados Unidos, Brasil, México, Reino Unido, entre muitos outros.
Melhor de tudo, nós podemos brincar com os dados e criar gráficos personalizados como este:
Você pode configurar o gráfico selecionando distintos países e atividades relacionadas com mobile, como compras, pesquisas, ano, idade, sexo, sistema operativo do celular, etc.
– Mobile Marketing Association
A Associação de Marketing para Celulares (Mobile Marketing Association ou MMA) é uma associação mundial sem fins lucrativos que representa a vários protagonistas na cadeia de marketing para celulares. Tem mais de 700 empresas associadas, seu foco primário é estabelecer o mobile como uma parte indispensável do mix de marketing. A MMA trabalha para promover, educar, mensurar, guiar e proteger a indústria de marketing móvel em todo o mundo.
Este site é uma ótima fonte de informação sobre mobile, também organiza eventos, o próximo é em Paris em abril.
Nos seguintes parágrafos darei algumas dicas de ferramentas que podem ajudar na avaliação do desempenho de seu site no ambiente mobile.
Ferramentas SEO para Mobile
– Howtogomo.com
“Seu site no mobile” agora é uma iniciativa do Google a fim de ajudar as empresas a se adaptar à tecnologia móvel. Com esta ferramenta você pode testar o visual do seu site em um celular, e obter recomendações personalizadas que indicam para melhorar o site. Além da ferramenta de análise, este site contém informações sobre as tendências atuais relacionados ao mundo mobile.
– PageSpeed Insights
Com a ferramenta PageSpeed Insights você pode garantir que o seu site esta carregando a uma velocidade adequada em dispositivos móveis e computadores convencionais. A ferramenta proporciona recomendações para você otimizar a velocidade do site.
– Ferramenta de Palavras-Chave do Google
Da mesma forma que fazemos estudos de palavras-chave para nosso site, podemos identificar palavras-chave que têm um número de pesquisa interessante a partir de dispositivos móveis. Tudo que você tem que fazer é ir para as opções avançadas dentro da ferramenta Palavras-chave do Google e selecione “Todos os dispositivos móveis” como mostra a imagem abaixo:
– Google Webmaster Tools
Na seção Integridade dentro do Webmaster Tools, selecione o relatório de URLs bloqueados. Com a opção User-Agent é possível fazer testes e ver como o robô específico para sites para celulares esta indexando as paginas do teu site Google:
Google Webmaster Tools permite também verificar se teu site esta aparecendo em buscas móveis. Para acessar essas informações, você deve filtrar as pesquisas no relatório ”Consultas de pesquisa” para pesquisas feitas a partir de celulares: