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O impacto do review no e-commerce voltado para dropshipping

Por: Álvaro Souza

Executivo de Marketing, Vendas e Inovação, com mais de 20 anos de experiência em atuar no crescimento de empresas desenvolvendo modelos inovadores. Já atuou em multinacionais como Volkswagen e Jeep, e hoje está como Head de Growth no Reclame AQUI e RA Trustvox responsável direto pelo crescimento de receita da empresa e dos parceiros.

Abrir uma loja virtual exige investimentos, como plataforma de vendas, segurança digital, marketing, equipe de atendimento, impostos e estoque. No entanto, existe um modelo de negócios em que o comércio eletrônico não precisa comprar produtos para revenda. Nesse contexto, é fundamental investir em review no e-commerce voltado para dropshipping.

As avaliações estão entre os fatores que influenciam as vendas no e-commerce. Para as empresas que trabalham sem estoque próprio, a estratégia é ainda mais relevante para atrair tráfego para a página, ganhar relevância entre os principais motores de busca, conquistar credibilidade, gerar prova social e, claro, converter.

Gostou da ideia e quer entender melhor como funciona o review no e-commerce voltado para o dropshipping? Continue a leitura porque explicamos tudo sobre o assunto!

O que é dropshipping?

É um modelo de operação em que o comércio eletrônico atua como um intermediário no processo de compra. Na prática, isso significa que os e-commerces voltados para o dropshipping não têm estoque próprio.

Nesse caso, o cliente compra e paga para a loja virtual, mas o pedido é repassado ao fornecedor, que encarrega de entregar a mercadoria ao consumidor. Isso pode acontecer tanto em território nacional quanto internacional.

Vantagens

O dropshipping é interessante para quem planeja abrir uma loja virtual e não tem muito dinheiro para investir, sabe? Isso porque é possível economizar com estoque e infraestrutura de armazenamento. Veja mais alguns benefícios de optar por esse modelo:

  • sem preocupações com logística:
  • todo o processo de entrega, troca e devolução é realizado pelo fornecedor;
  • redução nos riscos financeiros: a loja virtual não fica no prejuízo com estoque encalhado e perdas;
  • foco no pós-venda: como as operações do e-commerce são simplificadas, é possível se dedicar mais ao relacionamento com o consumidor para converter e fidelizar.

Desvantagens

Apesar de tantos benefícios, é importante ter ciência das desvantagens desse tipo de negócio. Olha só quais são elas:

  • demora na entrega: o prazo de entrega, em especial de fornecedores internacionais, costuma ser mais longo. Nesse caso, é fundamental ser transparente com o consumidor;
  • dificuldade para o controle de estoque: a comunicação entre a loja virtual e os fornecedores precisa estar bem alinhada para não ocorrer vendas de produtos indisponíveis;
  • margem de lucro menor: como o e-commerce não compra em grandes quantidades para conseguir descontos, é possível pagar um pouco mais pelo valor unitário. Logo, a margem de lucro é reduzida.

Por que os reviews são importantes para e-commerces de dropshipping?

Os reviews são avaliações atribuídas pelos clientes para os produtos adquiridos e para a loja virtual. Esse é um espaço importante para dar voz ao consumidor, além de garantir um espaço de consulta pública para auxiliar outros consumidores a tomarem suas decisões de compra. Confira quais são os benefícios dos reviews verdadeiros no e-commerce voltado para o dropshipping.

Aumenta a relevância do e-commerce nos buscadores

Você sabia que os reviews estão entre os fatores de ranqueamento do Google? No final de 2021, a marca anunciou que páginas com avaliações serão priorizadas nos resultados de busca. Sendo assim, é legal investir na estratégia para melhorar o posicionamento do e-commerce.

Melhora o tráfego da loja virtual

Os três primeiros resultados exibidos pelos buscadores recebem aproximadamente 75,1% dos cliques. Por outro lado, apenas 0,75% dos usuários entram em sites listados na segunda página. Como os reviews garantem melhor posicionamento, é possível atrair mais consumidores para o e-commerce.

Garante credibilidade

De acordo com um levantamento feito pela Nielsen, 92% das pessoas confiam mais nas avaliações do que nas propagandas da marca. Sendo assim, os reviews são ferramentas importantes para gerar credibilidade. Aliás, uma boa reputação facilita a divulgação da loja virtual e dos produtos à venda.

Permite a coleta de dados

Os consumidores costumam usar o espaço de avaliações para demonstrar suas alegrias e insatisfações. Essas opiniões são valiosas para entender melhor se a sua empresa proporciona boas experiências.

Em caso de reclamações recorrentes sobre atrasos nas entregas ou má qualidade de produtos, por exemplo, é possível avaliar a troca de fornecedor para não prejudicar a reputação da loja virtual.

Gera prova social

Os reviews funcionam como provas sociais. Ou seja, as opiniões de outros consumidores são espécies de atestados de qualidade e confiança. Isso desperta o desejo de consumo e auxilia outros consumidores a tomarem decisões de compra.

Contribui para a conversão

Aproximadamente 90,2% dos consumidores leem avaliações antes de comprar. Mais: essas opiniões impactam a decisão final de compra para 91,7% dos clientes. Os dados são do Instituto Reclame AQUI e mostram que as avaliações têm o poder de aumentar as conversões do e-commerce.

Um levantamento feito pela Revenue Hub também aponta dados interessantes. O estudo é voltado para a rede hoteleira, mas pode ser facilmente aplicado a empresas de outros nichos.

De acordo com a pesquisa, o crescimento de 0,1 ponto na reputação da empresa pode representar um aumento de 25% na taxa de conversão. Um hotel com 3,5 estrelas que sobe para o patamar de 3,7, por exemplo, pode aumentar as conversões em 120%. Um crescimento significativo, não é mesmo?

Reduz as chances de trocas e devoluções

As trocas e as devoluções, geralmente, são motivadas por expectativas frustradas. O consumidor compra uma peça de roupa e ao chegar em casa percebe que o item não serve. Nesse contexto, são grandes as possibilidades de trocas e devoluções, concorda?

Com as avaliações, esse risco é reduzido. Afinal de contas, se o cliente ler comentários sobre a forma de um sapato ser pequena, por exemplo, ele já comprará um tamanho maior para evitar transtornos. O cliente fica feliz, e a empresa não precisa resolver questões do tipo.

Aumenta a fidelização do cliente

Reviews e avaliações são instrumentos de transparência. Os consumidores valorizam esse espaço porque melhora a experiência de compra. Além do mais, ao usar a ferramenta para coletar dados, você pode investir em melhorias para garantir a satisfação do consumidor.

Esse é um passo importante para a fidelização. E melhor: consumidor satisfeito compra mais vezes, gasta mais e ainda indica a loja para amigos e familiares.

O review no e-commerce voltado para o dropshipping é fundamental para aumentar a relevância da marca e melhorar a taxa de conversão. No entanto, lembre-se de que as avaliações precisam ser verdadeiras e confiáveis para garantir bons resultados para a sua loja virtual, combinado?

Leia também: O quão relevantes são as avaliações sobre o seu e-commerce na Internet?