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Semana da Black Friday: pontos de atenção no "esquenta" para a data

Por: Mayra Gianoni

Gerente de Negócios da Americanas Marketplace

Mayra Gianoni é Gerente de Negócios da Americanas Marketplace. Seu foco é sobre a aquisição de novos lojistas, atendimento, desenvolvimento e capacitação dos vendedores da plataforma. Ela é formada em Relações Públicas pela Unesp e pós-graduada em Gestão de Marketing e Comunicação pela USP.

A data ganha cada vez mais força, principalmente no varejo digital. Segundo um levantamento da Neotrust, em 2021, a Black Friday atingiu um faturamento de R$ 5,4 bilhões, um aumento de mais de 5% em relação ao ano anterior.

E em 2022, o desfecho não deve ser diferente! Segundo uma pesquisa da Globo, 50% dos consumidores brasileiros pretendem comprar algum produto na data, um crescimento de três pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

A Black Friday 2022 deve vir com tudo!

Neste ano, a Black Friday vai chegar acompanhada de outra comemoração que deve movimentar ainda mais o mercado varejista: a Copa do Mundo! Inclusive, o primeiro jogo do Brasil está marcado para acontecer no dia 24 de novembro, apenas um dia antes da Black Friday, o que pode acabar impulsionando as vendas do final de semana.

Pois é, a semana da Black Friday será movimentada! E se você ainda não sabe o impacto que isso pode ter, dê uma olhada nestes dados: em uma pesquisa realizada pela Globo, 56% dos consumidores afirmaram que vão comprar algum produto por conta da Copa do Mundo. Entre eles, 72% têm a intenção de aproveitar as promoções da Black Friday.

E o público já sabe bem o que quer. As categorias de Roupas & Acessórios e Eletrônicos estão dominando a intenção de compra para a Copa do Mundo. E, por acaso, essas também são as categorias de maior interesse para a Black Friday 2022.

Ou seja, em novembro, com certeza teremos muitos brasileiros indo às compras, aproveitando os descontos e se preparando para torcer pelo Brasil, seja comprando um acessório para torcer ou uma televisão nova para assistir aos jogos.

Entendeu o potencial que essa Black Friday tem para os negócios? Consumidores do Brasil inteiro têm suas listas de compras e estão apenas aguardando a Black Friday para garantir os produtos com os melhores preços. Por isso, não é nenhuma novidade quando eu falo que…

Não existe Black Friday sem planejamento!

A alta demanda da data exige bastante dedicação e preparo das lojas. Afinal, as buscas pelos produtos e as pesquisas de preço já começam meses antes – segundo o Reclame Aqui, 66% dos consumidores já estão de olho nos preços -, e o preparo das lojistas também deve ser antecipado.

Mas antes de criar qualquer estratégia de venda ou campanha de Black Friday, é muito importante que você pesquise e entenda melhor o comportamento de compra dos consumidores durante a data e una isso ao funcionamento do seu nicho de atuação.

Pensando nisso, estes são alguns pontos de atenção que eu incluiria na minha checklist de preparativos para a Black Friday:

➔ Prepare o seu estoque

Escolher os produtos que vão entrar em promoção com antecedência é essencial! Dessa forma, você ganha mais tempo para negociar com os seus fornecedores, o que pode te garantir preços ainda melhores, e deixa o seu estoque preparado e abastecido para atender à alta demanda da Black Friday.

➔ Foque na precificação

O Reclame Aqui mostrou que 74,4% dos consumidores consideram o preço como o maior influenciador para a compra. A pesquisa da Globo ainda revelou que 37% dos consumidores destacaram os “descontos acima de 50%” como o principal fator que fez com que eles realizassem compras por impulso na Black Friday 2021.

Ou seja, os preços e as promoções movimentam a Black Friday. Mas, antes de oferecer qualquer desconto, pesquise e calcule bem os seus preços para não prejudicar a sua margem de lucro e ainda assim garantir muitas vendas na Black Friday.

➔ Canais de venda

A escolha dos seus canais de venda pode trazer um grande diferencial para os seus resultados, principalmente durante a Black Friday. E, mais do que isso, é essencial lembrar que cada canal exige uma preparação diferente e adaptada às suas condições.

Os marketplaces, por exemplo, possibilitam que lojistas de todos os tamanhos e segmentos anunciem em grandes marcas do e-commerce, aumentando a visibilidade deles e fazendo com que eles somem ainda mais vendas na Black Friday – tem parceiros que, ao anunciarem em marketplaces, chegam a vender, nessa data, até 20 vezes mais do que em um dia comum.

A venda por aplicativos se tornou fundamental em datas comemorativas e, para os lojistas que vendem em marketplace, isso já é uma realidade, pois esses canais oferecem uma boa experiência de venda mobile. Segundo a Globo, em 2021, as vendas por aplicativo cresceram 55% durante a Black Friday. Enquanto isso, o Reclame Aqui mostrou que 69,5% dos consumidores pretendem comprar online na Black Friday deste ano.

Além disso, os marketplaces têm um diferencial que pode ser um divisor de águas para muitos, que é a confiabilidade! A confiança na loja é um fator determinante nas vendas online, sendo destacado por 42% dos consumidores como um dos motivadores na hora de comprar no e-commerce (Globo).

E se essa é a sua primeira Black Friday…

Não se preocupe! Hoje, não faltam conteúdos que ensinam e te acompanham em um passo a passo completo para se preparar para a data. E se você optar por vender em um marketplace, por exemplo, conta com uma plataforma pronta para as vendas, com expertise, tecnologia e soluções de grandes marcas.

As plataformas de marketplace se preparam muito para datas como a Black Friday – apostando também na Cyber Monday e criando até semanas inteiras de promoções, como a Black Week -, e ainda investem no preparo dos seus lojistas.

Para garantir que os parceiros participem da Black Friday da melhor maneira possível, os marketplaces oferecem treinamentos específicos para a data, ajudando os lojistas a se anteciparem e preparem suas operações de ponta a ponta.

E mesmo se você já participou de uma Black Friday, não deixe de aproveitar esses cursos com especialistas e até fazer testes para verificar seu grau de preparação para vender na data. Isso pode fazer a diferença e te ajudar a aprimorar a sua atuação para aproveitar as melhores oportunidades desse período.

Como você pode ver, a Black Friday promete! E com atenção ao comportamento do consumidor, às tendências do mercado e ao desempenho de cada canal de venda, é possível fazer uma Black Friday histórica.

Espero que essas dicas te ajudem a se preparar para esse evento tão importante para o varejo. Até a próxima e boa Black Friday!