A partir do desejo de ter um e-commerce bem visto e que gera vendas, surgem necessidades. E a busca pela melhor estratégia de marketing começa.
A internet possibilita a visibilidade do seu conteúdo através de vários canais, mas, quando falamos de e-commerce, o SEO e o tráfego pago têm maior notoriedade.
Muitas pessoas se questionam sobre qual o melhor caminho a seguir, gerando até mesmo certa competição entre as duas estratégias, já que é instintivo do ser humano criar comparações. Mas por que fazer isso quando é possível integrar ambas as estratégias?
Primeiramente, você de fato sabe qual a função e as vantagens por trás de cada uma dessas estratégias? Entenda a seguir!
SEO: otimizando o tráfego orgânico
O SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar diversos aspectos de um site, com o intuito de torná-lo suficientemente relevante e bem referenciado a ponto de aparecer nas primeiras posições da busca orgânica dos mecanismos de busca, como o Google.
Existe um árduo trabalho para melhorar a qualidade das páginas envolvendo mais de 200 fatores, entre eles: estrutura/arquitetura, dados estruturados, XML sitemaps, velocidade, conteúdo, links internos, experiência dos usuários etc. O Google leva em consideração diversos critérios para eleger as páginas destinadas ao topo, e o SEO auxilia na otimização desde o momento do rastreio até a manutenção desse pódio.
O SEO hoje já é reconhecido por trazer resultados assertivos a médio e longo prazo se trabalhado de forma assertiva e constante.
Google Ads: investindo em tráfego pago
Para que o tráfego pago aconteça, é necessário um investimento financeiro contínuo.
Sempre relacionamos o SEO a uma planta – sempre que regada, cresce e gera frutos. Já o Ads se assemelha a uma torneira – no momento em que seu fluxo é interrompido, nada de água sai mais. Através de anúncios e campanhas, ele faz com que sua página tenha mais visibilidade e se expanda a novos usuários em um curto período.
Hoje, algumas das plataformas que possibilitam o investimento em tráfego pago – além do Google Ads – são:
– YouTube;
– Facebook;
– Instagram;
– Linkedin;
– Twitter.
E embora cada um desses canais de tráfego pago impactem diferentes personas e sejam utilizados como investimento para estratégias pontuais, não podemos deixar de destacar sua força em ganho, volume e expressividade.
Talvez já tenhamos exposto as principais diferenças entre as duas táticas, mas sua similaridade é clara: fazem parte de SEM. As duas são ramificações de Search Engine Marketing, que são todas as estratégias ligadas diretamente aos mecanismos de busca.
Existe um que seja melhor que o outro?
Não. Simples assim. Chega de comparações! Se há condições de investir em ambos simultaneamente, por que continuar relutando contra suas necessidades no e-commerce?
Se você está começando com o negócio virtual, é importante estar ciente de que o tráfego pago é uma peça-chave para adquirir maior visibilidade de forma rápida. Já o SEO é uma ferramenta para negócios maduros, que buscam estabilidade e desejam maximizar seus retornos de longo prazo.
Agora, se você já conta com um budget mais flexível e está procurando por visibilidade, fortalecimento de marca e resultados constantes, é necessário continuar investindo em ambos os canais de tráfego simultaneamente.
Vantagens de integrar SEO E PPC
Existem muitos benefícios por trás dessa integração. Entenda:
Controle de mercado e campo
Com o Google Ads, é possível entender melhor sua situação atual diante do mercado e explorar o campo geográfico. Isso porque é possível direcionar anúncios com maior precisão e fazer testes com mais rapidez e facilidade. Essa inteligência de mercado obtida através do Ads pode inclusive ser utilizada para aperfeiçoar o trabalho de SEO.
Domínio da SERP
Com os tráfegos orgânico e pago, as chances de ranqueamento se tornam ainda maiores. O que aconteceria se você estivesse posicionado apenas com o Adwords e “perdesse” sua palavra-chave para um concorrente? Continuaria na primeira página da SERP? Um pouco alarmante, mas veja como o cenário seria diferente com um planejamento de investimento de keywords com maior dificuldade no Ads e outras no SEO, dominando toda a SERP e dando credibilidade aos usuários.
As estratégias devem ser codependentes, criando um cenário no qual você não fica refém de nenhuma das duas para se manter ativo e gerar conversões. Elas são insumos que atuam juntos para manter sua visibilidade na web.
Capacidade de apostar em novas keywords
O próprio Google diz que 15% das buscam que são realizadas todos os dias são novas, sendo que, dos resultados de pesquisas, 70-95% optam por resultados orgânicos e 5-30% por páginas com links patrocinados.
Sabendo disso, é interessante se atentar para sempre buscar possíveis novas keywords e apostar nelas pelo tráfego pago como um “teste”. Se de fato forem efetivas, você poderá passar a utilizá-las no SEO.
Da mesma forma, keywords com custo alto podem ser movidas de PPC para o SEO.
Com esse jogo, você consegue ampliar seu campo semântico e investir em uma estratégia que realmente gera conversão e, consequentemente, aumenta o faturamento da sua empresa.
Identificação de concorrentes
A unificação das estratégias permite uma visão mais holística de seus concorrentes online e offline.
Relatórios do PPC podem trazer alguns insights diferentes sobre seus concorrentes como a existência de competição tanto online quanto offline. É um ponto muito importante, veja: você possui concorrentes online e offline.
Além de concorrentes diretos que competem com sua empresa pela atenção de clientes e pela autoridade no nicho, existem os concorrentes online, que podem ser quem você sequer cogitaria, competindo por termos iguais e por um campo semântico muito similar. E mesmo que não sejam do mesmo segmento, podem ser considerados seus concorrentes indiretos.
Orgânico + pago: o início da maturidade online
Sabemos a importância de utilizar diferentes canais de comunicação e venda para obter maiores resultados e atingir um público abrangente. Com o SEO e o tráfego pago, funciona da mesma forma.
A iniciativa e a integração de investimentos ajudarão você a:
– reduzir tempo e custos dispensáveis, aumentando a efetividade de suas campanhas;
– aumentar o campo e a visibilidade do e-commerce na SERP, tornando a marca ainda mais vista aos olhos do usuário;
– trazer mais clareza para relatórios;
– e muito mais!
Essa integração de estratégias mostra em qual nível de maturidade seu e-commerce se encontra. No final das contas, nenhum case de sucesso acontece de forma isolada.