O SEO para o marketing multicanal traz resultados consistentes e de longo prazo. Por isso, as boas práticas devem ser adotadas em conjunto com as ações pagas. Ao fazer isso, é possível vender mais e reter clientes.
Existem muitas formas de melhorar os resultados do seu e-commerce. Uma das principais é o uso do SEO para o marketing multicanal. A ideia é simples: fortalecer as buscas orgânicas por meio de estratégias qualificadas para garantir um tráfego de visitantes maior e mais qualificado.
Ao alcançar esse patamar, é possível aumentar suas vendas, tornar sua marca mais conhecida e alcançar seus objetivos. Por que esses benefícios são assegurados? Para começar, é preciso entender que a estratégia multicanal é aquela que utiliza diferentes meios para atingir o público-alvo.
Apesar de isso parecer lógico, muitas empresas acabam segmentando os canais e dando mais atenção a um ou dois deles. Acredite: essa prática pode reduzir o desempenho do seu negócio.
Ao interagir com uma grande variedade de canais, você abre um guarda-chuva maior de possibilidades – e pode mensurar quais meios trazem os melhores resultados. Ainda tem mais vantagens. Por isso, criamos este artigo que aborda os seguintes tópicos:
- Por que usar uma estratégia de marketing multicanal?
- Como a estratégia de marketing multicanal funciona?
- Em quais momentos faz sentido adotar o SEO para o marketing multicanal?
Continue lendo!
Por que usar uma estratégia de marketing multicanal?
Uma estratégia de marketing multicanal utiliza diferentes canais e plataformas para cada ação realizada. Na prática, o seu e-commerce se mostra presente em qualquer lugar em que seus potenciais clientes estão. Dessa forma, é possível engajá-los melhor, encaminhá-los pelo funil de vendas e aumentar seu faturamento.
Tudo isso é possível porque você continua acessando o lead no momento certo, com a mensagem correta e no meio mais adequado. Ou seja, o marketing multicanal apenas prevê a distribuição das campanhas orgânicas e pagas por diferentes meios a fim de atrair e converter clientes.
A questão é que as ações pagas trazem resultados rápidos, mas pouco consistentes. O que vai reter os clientes são as ações orgânicas, que geram efeitos de longo prazo. Aqui, entra o SEO para o marketing multicanal.
Traduzindo para o português, a sigla SEO significa “otimização para motores de busca”. Em outras palavras, essa é uma estratégia voltada para chamar a atenção das pessoas. A partir desse momento, você faz a nutrição desse lead para que ele chegue à etapa de decisão de compra.
Essa jornada pode ser mais rápida ou longa – tudo depende da complexidade das vendas realizadas pela sua marca. Por exemplo, as negociações B2B tendem a ser mais demoradas do que as B2C. Afinal, o cliente empresarial costuma ter uma exigência maior para garantir que os seus processos continuem fluidos.
De toda forma, é importante usar as características do perfil do consumidor para encaminhá-lo pelo funil de vendas. Isso é feito pelo SEO. Assim, é fundamental saber que as buscas orgânicas trazem várias vantagens:
- Geração de leads mais qualificados e com maior potencial de conversão;
- Estabilidade e regularidade na geração de tráfego, a partir do momento que você se posiciona bem perante seus concorrentes;
- Aumento da vantagem competitiva, com destaque para o seu e-commerce no seu segmento de atuação.
Esses benefícios podem ser traduzidos em números. Conforme um estudo da Sistrix de 2020, a taxa média de cliques do primeiro resultado do Google é de 28,5%. Se você achar pouco, confira como fica o índice das próximas posições:
- 2° lugar: 15,7%;
- 3° lugar: 11%;
- 4° lugar: 8%;
- 5° lugar: 7,2%;
- 6° lugar: 5,1%;
- 7° lugar: 4%;
- 8° lugar: 3,2%;
- 9° lugar: 2,8%;
- 10° lugar: 2,5%.
Ou seja, se a sua empresa aparecer na segunda página do buscador, ela será praticamente invisível. Esse é mais um motivo para investir no SEO para o marketing multicanal. Afinal, essa é uma forma de mostrar a sua empresa para atrair e reter clientes, destacando como ela pode resolver o problema que o lead tem no momento.
Mais do que isso, o marketing multicanal pode implicar a adoção de estratégias orgânicas e pagas. Quando esses dois âmbitos são combinados ao SEO, há uma potencialização dos resultados. Para você ter uma ideia, é possível alcançar:
- 90% mais cliques;
- 40% mais visitantes;
- 44% mais conversões.
Portanto, fica claro que o SEO aumenta a chance de vender e ter melhores resultados no seu e-commerce. Com uma estratégia multicanal, você ainda atinge o seu potencial cliente no meio em que ele está.
Como a estratégia de marketing multicanal funciona?
O objetivo do SEO para o marketing multicanal é garantir que sua marca apareça para potenciais clientes e seja lembrada por compradores antigos na hora de uma nova aquisição. Para chegar a esse nível, é preciso efetivar uma estratégia qualificada e bem estruturada.
Ela passa por adotar práticas de SEO para os buscadores e as mídias sociais. Além disso, existem diferentes tipos que podem ser implementados na sua estratégia multicanal. Eles são:
SEO mobile
É voltado para os acessos feitos por dispositivos móveis. Essa adaptação é importante, porque quase 99% dos usuários da internet utilizam o celular para navegar. O dado é da Pesquisa TIC Domicílios. Para potencializar os resultados, vale a pena utilizar as seguintes táticas:
- Deixe o seu site responsivo para que ele se ajuste à tela do dispositivo móvel;
- Tenha uma URL adequada para mobile, a fim de redirecionar os usuários de celulares e tablets;
- Habilite o dynamic serving, porque essa configuração facilita a detecção do dispositivo e carrega o conteúdo adequado da página;
- Otimize a velocidade de carregamento do site. Isso porque a taxa de download em mobile é de 45%. Além disso, 40% dos compradores finalizam o processo por meio da digitalização de QR codes.
SEO local
É específico para potencializar seus produtos ou serviços em determinada região. Por isso, é pouco válido para e-commerces. De toda forma, é fundamental melhorar as estratégias de SEO on-page e off-page. Por exemplo, otimizar as title tags e a metadescrição.
SEO para e-commerce
O comércio eletrônico apresenta cada vez mais resultados positivos. Em 2021, o faturamento foi de R$ 150,8 bilhões. Para 2022, a projeção é de que chegue a R$ 169,5 bilhões, registrando um crescimento de 12%.
Esse dado já foi confirmado pelos números registrados no primeiro trimestre de 2022. A alta foi de 12,6% no período. Ainda houve crescimento no número de pedidos, chegando a 89,7 milhões. Esse dado representou uma elevação de 14%.
Então, quais técnicas ajudam o SEO para o marketing multicanal alcançar os melhores resultados? Além das estratégias já indicadas para mobile, é importante implementar as seguintes:
- Pesquisa de palavras-chave. Busque aquelas que tenham menor concorrência e um bom volume de busca;
- Use title tags únicas para cada página de produto;
- Implemente um redirecionamento 301 para URLS de produtos que já não existem mais. Assim, o usuário será encaminhado para uma nova página;
- Ajuste as páginas de categorias e otimize as palavras-chave de destino para evitar a concorrência de páginas individuais;
- Use o vocabulário de tags Schema Markup para implementar rich snippets às URLs de produtos para potencializar o aparecimento dos seus produtos nas páginas de resultados (SERP);
- Otimize a estrutura e o permalink das páginas de produtos, garantindo que seja HTML;
- Otimize as categorias das páginas para aumentar a chance de o usuário chegar ao produto que busca;
- Otimize as suas imagens, títulos do site, gráficos usados etc. O propósito é inserir um título relevante, um texto alternativo e uma descrição da figura. Além disso, garanta que a qualidade seja alta;
- Utilize o recurso de mostrar reviews do Schema Markup. Se a pontuação for alta, traz confiabilidade para o seu e-commerce.
Enterprise SEO
É a estratégia específica para a otimização de centenas e milhares de páginas de um site, mantendo os princípios do negócio. Por isso, é utilizado por companhias maiores.
International SEO
É indicado para expandir as operações internacionais de uma empresa. Afinal, ajuda a fazer seu site ser encontrado por usuários de outros países. Por isso, exige técnicas específicas.
Como você pôde perceber, existem diferentes tipos de SEO. Para seu e-commerce se destacar, vale mais a pena adotar a estratégia certa. Além de focar as técnicas para mobile e comércio eletrônico, é válido considerar as seguintes dicas:
- Crie sua estratégia de busca de palavra-chave. Utilize qualquer ferramenta voltada para essa finalidade e coloque os termos nos lugares certos. É fundamental manter a keyword em titles e title tags, descrições e meta descrições, headings, conteúdo, titles e alt text da imagem, URL e links internos;
- Otimize a sua estratégia para múltiplas plataformas. A mesma palavra-chave deve ser usada em newsletter, mídias sociais, estratégias offline etc. Isso traz consistência às ações e garante que o potencial cliente reconheça a sua marca;
- Mantenha os dados corretos de nome, endereço e contato da sua marca. A prática aumenta a confiabilidade do seu e-commerce e ajuda sua empresa a se destacar;
- Analise o seu tráfego. Verifique de quais canais ele é derivado. Pode ser: busca orgânica, navegação direta, referral traffic, tráfego pago, e-mail, mídias sociais etc. A partir dessa avaliação, você saberá como as visitas orgânicas chegam ao seu site, quais páginas são mais visitadas etc. e pode traçar estratégias específicas;
- Use o retargeting. A tática potencializa o SEO apresentando anúncios de produtos já vistos pelo consumidor. Isso aumenta a chance de ele converter;
- Adote o e-mail marketing para fazer seu e-commerce ser lembrado. Por meio desse canal, você anuncia novidades, promoções, campanhas etc.;
- Invista em palavras-chave que mencionem a sua marca, tanto para ficar bem ranqueado quanto para elevar o índice de qualidade da conta de buscas pagas e aumentar o potencial de conversões.
Em quais momentos faz sentido adotar o SEO para o marketing multicanal?
Na verdade, toda estratégia deve ser voltada para o SEO para o marketing multicanal. Isso porque você precisa garantir que o seu site esteja otimizado para alcançar os melhores resultados.
Afinal, se as buscas orgânicas trazem resultados mais consistentes, fica claro que essa deve ser uma preocupação do seu e-commerce. Assim, é possível potencializar seus resultados, aumentar seu faturamento e suas vendas, e tornar sua marca mais conhecida.
Ao atingir esse patamar, você continua gerando leads, mas garante a retenção de quem já está na sua base de clientes. Ou seja, deixa de investir tempo e dinheiro desnecessários para assegurar vendas recorrentes.
Aqui, vale a pena lembrar da célebre frase de Philip Kotler, pai do marketing: “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual”. Esse nível só será alcançado a partir da busca orgânica para o marketing multicanal. Caso contrário, você apenas vai gerar um novo tráfego, deixando a retenção em segundo plano.
Para sair desse ciclo, é fundamental contar com uma consultoria de marketing especializada. Assim, você entenderá como o SEO para o marketing multicanal fará a diferença no seu e-commerce e ainda saberá quais estratégias são mais indicadas para o seu negócio.
Leia também: O que são técnicas de SEO e como usar no e-commerce