Criar um e-commerce hoje é muito mais fácil do que anos atrás. Essa facilidade se dá pelo desenvolvimento da tecnologia, e uma quantidade extensa de conteúdo disponível sobre o assunto em blogs e cursos.
Contudo, quando alguém decide por começar um e-commerce de moda, por exemplo, pode acabar esquecendo de algumas estratégias importantes para que a loja tenha sucesso. Neste caso, estamos falando da estratégia de palavras-chave para SEO.
A seguir você saberá criar uma boa estratégia de palavras-chave para SEO focada para e-commerces de moda. Assim, você não terá mais dúvidas sobre como garantir alguns requisitos mínimos para o sucesso da sua loja nos buscadores.
O que são palavras-chave?
Antes de mais nada, vamos definir este conceito tão importante para quem trabalha na internet: as palavras-chave.
Originalmente, a definição de palavra-chave seria a seguinte:
- Uma palavra que resume os temas principais de um texto. Esta palavra identifica os temas importantes que servem como referências para pesquisas.
- Antes do desenvolvimento da internet, era possível encontrar palavras-chave em artigos científicos, catálogos, e outras áreas bastante específicas.
Por outro lado, atualmente a utilização de palavras-chave para SEO têm uma definição um pouco diferente:
- Termos que são formados por uma ou mais palavras. E são o meio através do qual as pessoas utilizam os buscadores de internet como o Google para responder as mais diversas dúvidas que possuem.
- Portanto, as palavras-chave mais buscadas dentro do seu nicho de mercado, são as que devem ser trabalhadas na sua estratégia de SEO para e-commerce de moda.
Para ilustrar, vamos criar um exemplo
Considerando o nicho de e-commerce de moda, vamos considerar que muitas pessoas buscam pela palavra-chave “roupas femininas baratas”. Ou então “roupas masculinas para formatura”.
Ambos os termos possuem um volume de buscas bastante elevado no Google, e por isso são interessantes para você.
Agora… E como fazer com que as pessoas encontrem o seu e-commerce quando pesquisarem por este tipo de palavra-chave?
Para alcançar as primeiras páginas do Google, é preciso utilizar algumas estratégias. Porém, a base de qualquer estratégia de palavras-chave para SEO será trabalhar o conteúdo do seu site com qualidade e organização.
Assim, as pessoas poderão acessar este conteúdo, ou a descrição do produto, e tirar todas as suas dúvidas relacionadas à palavra-chave que pesquisaram.
Como começar uma estratégia de palavras-chave para SEO
Agora que o conceito e exemplos de palavras-chave já ficaram claros, podemos seguir o raciocínio para as estratégias eficazes de SEO para um e-commerce de moda.
Confira os passos mais importantes nesta caminhada, para que a sua loja virtual conquiste destaque na internet.
Faça uma pesquisa das palavras-chave
A primeira pergunta que você deve se fazer é: o que os meus clientes se perguntam antes de comprar o produto que eu vendo?
Considerando que a sua loja virtual comercializa itens de moda praia:. O que uma mulher procurando um biquíni novo para o verão vai digitar no Google antes de comprar?
Você pode até perguntar para alguns clientes como foi que eles encontraram você. Mas se você ainda estiver começando — ou querendo realmente entender o que está por trás dos acessos no seu site —, é possível utilizar algumas ferramentas disponíveis gratuitamente, como:
- Ubersuggest;
- Planejador de palavras-chave do Google Adwords;
- SemRush (ferramenta paga e mais completa).
A partir destas ferramentas, você conseguirá um relatório esclarecedor sobre os acessos que acontecem no seu site. Além disso, pode pesquisar sites de concorrentes e criar a partir disso a sua própria estratégia.
Organize o seu site e seus produtos conforme as palavras-chave
Com o conhecimento das palavras-chave que mais geram tráfego para o seu nicho de atuação, você pode começar a trabalhar com elas.
De maneira geral, é importante que o site seja otimizado para que os robôs do Google consigam encontrá-lo em meio a tantos domínios disponíveis.
Portanto, se você deseja vender itens de moda praia, é preciso comunicar isso em diversas partes do seu site:
- Título da página inicial do site;
- Descrição da página inicial e dos produtos no próprio site;
- Criar categorias no site com as palavras-chave identificadas, e marcá-las nos produtos;
- Nomear as imagens utilizadas com as palavras-chave. Afinal, você pode ser encontrado também por meio do recurso de busca por imagens do buscador;
- Criar uma meta-description do produto, que vai aparecer no próprio buscador antes mesmo da pessoa entrar no seu site para receber mais informações;
- Editar a URL da página do produto para conter a palavra-chave e não caracteres especiais e números como 3456=$%%.
E além de tudo isso, pense sempre na experiência do usuário dentro do seu site. Faça perguntas como:
- É possível entender as características do produto?
- O tamanho, cores e formatos ficaram claros?
- E o preço, está visível e claro para os usuários?
- A forma de pagamento é acessível para o seu público e está discriminado na página?
- O usuário consegue visualizar bem todos os lados do produto para imaginá-lo em sua frente?
Se todas as respostas forem sim, você fez um ótimo trabalho ao descrever o produto. Mas se a resposta para alguma das perguntas for não, é necessário revisar e deixar tudo organizado.
Utilize as ferramentas do Google como Search Console e Analytics
Se a sua intenção é ser encontrado no Google pelos seus usuários, nada melhor do que utilizar ferramentas do próprio Google para monitorar tudo isso.
E não se engane, as duas ferramentas são utilizadas para objetivos diferentes, e são ambas essenciais para o seu e-commerce de moda.
Para que serve o Google Search Console
Através do Google Search Console, será possível monitorar algumas informações importantes. Entre elas, podemos citar algumas:
- Quais são as palavras-chave mais utilizadas pelas pessoas que chegam até o seu e-commerce;
- Erros encontrados nas suas páginas;
- Sites que fazem links para a sua loja;
- Rastrear cada URL para ter ainda mais informações ricas do seu negócio.
Em um primeiro momento, o painel do Google Search Console não estará muito interessante. Contudo, depois de alguns dias ou semanas, dependendo do seu tráfego, as informações coletadas nesta ferramenta serão essenciais para toda a sua estratégia de SEO.
Para que serve o Google Analytics
Por outro lado, o Google Analytics contribui com informações sobre o comportamento dos usuários dentro das suas páginas. Entre as informações coletadas por essa ferramenta poderosa podemos citar:
- Número de visitantes da loja, e quantas páginas cada pessoa visitou;
- Origem destes visitantes (google, campanhas de email, redes sociais,...);
- Qual o dispositivo que foi utilizado (computador, celular, tablet);
- Tempo de permanência da loja;
- Taxa de conversão de visitantes para clientes.
Assim, é possível perceber que estas duas ferramentas são muito importantes se você quer entender se a sua estratégia com as palavras-chave estão funcionando.
Pronto para escalar os resultados do seu e-commerce de moda?
Depois de entender algumas estratégias importantes para aplicar na sua loja, é hora de começar a colocar tudo em prática.
Entendemos que começar não é fácil, e são diversos conceitos e ferramentas diferentes a utilizar.
Contudo, ao investir tempo neste tipo de tarefa, os resultados que são colhidos no futuro são bastante positivos.
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