Você investe em seu e-commerce? Você possui metas para o desempenho dele?
Muitas lojas e-commerce novas e pessoas que estão montando seu comércio eletrônico querem vender apenas por tráfego direto e orgânico e acreditam que todos os players GIGANTES vendem assim. Mas isso é um ENORME erro e dediquei este post para explicar isso!
Primeiro Ponto:
Tráfego Orgânico você não controla!
Como gerar metas sobre uma fonte que você não controla? O tráfego orgânico não é “cobrado” por sessões e receita mas sim posicionamento! Com esse conceito, você já precisa ter em mente que não é possível estipular uma meta de vendas em algo fora do seu alcance.
Vamos para um exemplo prático?
Abaixo estão as buscas pela palavra ingressos:
Veja o pico durante os dias 07 a 13 de agosto! O que ocorreu nesse período?
Perceba que durante o período das olimpíadas Rio 2016 a busca por ingressos cresceu ABSURDAMENTE, pois batia com o período dos Jogos. Logo após, existe um vale por essa mesma busca.
Isso significa que durante aquele período, as buscas e provavelmente as sessões e vendas subiram e, em seguida, caíram.
Quem não foi impactado em queda de vendas, sessões e ticket médio durante a Olimpíada?
Vamos para um exemplo mais prático ainda?
A busca pela frase: promoção de celular.
O que aconteceu entre 22 a 28 de novembro de 2015?
Durante o Black Friday, as pessoas procuram mais sobre promoções. Logo, se sua posição para esse termo no orgânico era boa, mais sessões aconteceram e possivelmente mais vendas.
A grande questão aqui é saber que existem para o orgânico fatores externos sobre os quais você não possui controle e que podem aumentar o número de sessões do seu site via essa mídia. Isso, não necessariamente, será para sempre!
Segundo Ponto:
Tráfego Direto não ocorre da noite para o dia!
Tráfego direto = Brand awarness
Brand Awarness é a consciência de marca, conceito de marketing que mede o conhecimento dos consumidores quanto à existência de uma marca.
Não é da noite pro dia que as pessoas vão “saber o seu site de cabeça” ou que vão pensar “Se é Bayer é bom”. Ou, então, vão substituir aparelho de barbear por Gillette!
Para isso acontecer, voltemos ao mais básico da publicidade: divulgação e divulgação é igual a $$$$$$.
Se formos buscar, mais ou menos cinco anos atrás a Dafiti estava surgindo no mercado. Pouquissímas pessoas conheciam a marca e muito menos saberiam seu site de cabeça!
Lembram qual foi a maior estratégia da Dafiti?
Olhem as buscas por Dafiti no histórico de cinco anos do Trends:
Viu como a lembrança de marca não acontece da noite para o dia? Olha a evolução da Dafiti!
Conclusão:
Viu como é complicado ficar dependendo dessas duas mídias? Orgânico é uma mídia de um controle muito difícil e o tráfego direto não acontece da noite para o dia. Logo, mesmo para que essas mídias funcionem bem, você necessita ter um investimento.
Quanto a Dafiti investiu em anúncios na TV para poder ter essa lembrança de marca?
Seu e-commerce não vende por osmose, nem se for apenas por tráfego direto e orgânico. Mesmo aqui você precisa investir!