Veja como você acabou de chegar aqui através de um conteúdo de qualidade após uma busca. Saiba que este artigo foi planejado e pensado para antecipar sua dúvida como usuário, assim como fazemos com blog posts no e-commerce!
Da mesma forma que você, seus clientes constantemente realizam pesquisas – das mais complexas a corriqueiras – e em diversos mecanismos de busca, como o Google. Tudo isso buscando encontrar algo que facilite seu dia a dia, e praticamente todas essas perguntas podem ser respondidas em um blog post!
Continue aqui comigo, e entenda quão relevante o blog pode ser para seu e-commerce, gerando não só aumento de tráfego, como também mais autoridade para a sua marca e confiança para fidelizar os consumidores.
O que é blog? E como utilizá-lo a seu favor?
Um blog é em sua definição uma página da web com atualizações periódicas. Desde os anos 2000, o seu sucesso era perceptível e havia conteúdo para todos os públicos e para todos os interesses.
Nesse tempo, o conteúdo gerado deixou de ser só de uso pessoal, e passou a ser utilizado como um instrumento para captação de leads e para explicar de uma forma mais detalhada sobre novos produtos e serviços de uma empresa.
Mas ainda assim, há uma resistência por parte de alguns responsáveis de e-commerces na utilização do blog como uma estratégia.
Vantagens de ter um blog no seu e-commerce
O resultado pode até não ser instantâneo, mas proporciona um leque de vantagens que beneficiam seu e-commerce.
– Tráfego: Com o blog ativo, as chances de um crescimento no tráfego e na taxa de novos usuários aumentam.
– Maiores chances de conversão: Segundo uma pesquisa da DemandMetric, investir em marketing de conteúdo custa 62% menos do que em marketing tradicional – e pode gerar até três vezes mais resultados. Utilizando palavras-chave informacionais somadas a conteúdo, é possível aumentar as conversões.
– Destaque da concorrência: Muitas empresas ainda desconsideram a ideia de ter um blog dentro de sua loja virtual, mas isso acaba sendo uma vantagem competitiva para quem já trabalha com a produção dele. Você oferece mais ao seu usuário, se destaca e expande suas chances de captar um potencial cliente.
– Personalidade real da empresa: No blog é necessário pensar no quê, como, quando, em que tom e, finalmente, de que forma você dirá algo. Através dele, é possível mostrar qual a personalidade e quasi valores a empresa preza, atingindo sua persona e conectando os usuários de uma forma genuína, além de ser uma conexão direta com o público.
Oito conselhos para criar um conteúdo de qualidade
Contar com conteúdo de qualidade no site não é um assunto de hoje. Afinal, no último semestre de 2022, o Google deixou claro como as atualizações no EEAT e no Helpful Content fariam diferença dali em diante.
Existem técnicas e elementos que ajudam a criar um texto único, rico em conteúdo e com leitura fluida e dinâmica. Por isso, separei algumas dicas importantes para fazer um blog para e-commerce. Confira!
1. Pense em títulos atraentes
A primeira impressão é a que conta!
O título do seu blog precisa ser atrativo e gerar uma expectativa – só não se esqueça de entregar o que prometeu -, até porque é a primeira coisa que o usuário avista na SERP.
Além do título (H1), os subtítulos devem captar a atenção. Seu leitor quer praticidade e provavelmente vai percorrer todo o texto rapidamente em busca do que deseja. Com heading tags (H2), você otimiza essa busca e melhora sua experiência.
O texto deve contar com um title de, no máximo, 60 caracteres e uma pequena descrição de até 150 caracteres.
2. Explore suas oportunidades com as keywords
Sabemos que as palavras-chave são importantes, e saber como utilizá-las de forma estratégica, relacionando-as com a intenção de busca do usuário, pode ser uma grande vantagem para seu e-commerce.
Keyword informacional
Assim como o nome já sugere, essas palavras-chave são usadas com o intuito de adquirir informações, e são relacionadas a buscas que contêm expressões como “como”, “quando”, “onde”, “de que forma” etc.
Essas keywords são as mais utilizadas para blog, e investir em palavras-chave assim amplia suas possibilidades.
Através de ferramentas como Google Search Console e Ahrefs, é possível descobrir KW em potencial e sempre ir “testando” as descobertas.
Keyword navegacional
As buscas realizadas com esse tipo de palavras-chave envolvem algo específico. Nelas, o usuário inclui o nome de algum site, marca ou empresa. Um exemplo de busca navegacional seria “Café Starbucks”.
Empresas que investem em branding tendem a ser favorecidas nesses tipos de busca.
Keyword transacional
O usuário também já sabe o que quer, e sua intenção de busca é a compra. As chances de converter um usuário nesse cenário são bem grandes!
Um exemplo seria “Uniforme empresarial”. Nomes de produtos combinados de uma ação comercial, como “comprar”, “valor”, “preço”, “desconto”, também são exemplos de buscas transacionais.
3. Esqueça o conteúdo comercial
Parece um pouco contraditório, já que o propósito é vender, mas nem sempre é necessário usar frases apelativas e CTAs muito diretas, então falar de promoções e dos produtos pode ser não a melhor das opções. Caso ainda assim deseje fazer isso, que seja de forma sucinta.
O blog é um espaço no qual seu usuário busca sanar dúvidas. A venda será apenas a consequência de um texto persuasivo.
4. Evite conteúdos curtos (thin content)
Como você já sabe, o Google leva em conta mais de 250 critérios para o ranqueamento, e um deles é que o conteúdo não seja “raso”. Conteúdos muito pequenos não contribuem com o posicionamento da sua página.
Opte por investir mais tempo na produção de um blog post com maior quantidade de palavras.
Só não entenda isso como um incentivo para escrever um texto de 20 mil palavras, viu? O TL;DR – Too long; Didn’t Read está aí para provar que precisa existir um equilíbrio.
O post pilar é um ótimo exemplo de como fazer um texto adequado, já que ele oferece informações completas e concisas, que se complementam com posts satélites. Além de ser rico em informações, ele deve ter propriedade.
5. Faça linkagens internas
Backlink é assunto para outra hora! Mas não deixe de utilizar links internos e referenciar outros de seus conteúdos ou categorias dentro do blog. Sempre de forma sutil e natural…
Uma das melhores formas de fazer isso é em um post pilar, como disse logo acima. Nesse caso pontual, os links servem como complemento e aprofundamento em assunto X ou Y.
6. Pense no longo prazo
Já ouviu falar em conteúdo temporal e evergreen?
Há uma grande diferença entre ambos, e uma delas é o tempo em que sua publicação permanece relevante na internet. As chances de um conteúdo temporal perder sua “importância” em pouco tempo é maior, por isso invista em pautas e conteúdos que sejam dúvidas constantes, e que em dez anos ainda possam ser as mesmas.
Conteúdos temporais se reduzem a datas comemorativas e a temas de nicho muito específicos, que impactam um grupo reduzido de pessoas em um curto período de tempo.
7. Utilize imagens
Os principais benefícios de utilizar imagens, infográficos e tabelas em seu blogpost são melhorar a experiência do usuário e tornar sua leitura mais fluida e dinâmica.
As imagens orientam e possibilitam que o usuário possa complementar e ter uma visão completa do que ele está lendo.
Dica: não se esqueça de otimizar suas imagens e adicionar a tag Alt Text.
8. Corra de conteúdo plagiado
Já escrevi um conteúdo falando especificamente de como o plágio afeta no ranqueamento do seu e-commerce.
Um dos benefícios de ter um blog dentro do seu site é justamente ser original, autêntico e poder comunicar a personalidade da empresa para seus clientes e usuários através da sua linguagem e do seu tom de voz. Mas como você faz isso se copia conteúdo de seus concorrentes ou os traduz?
Existem ferramentas que auxiliam nessa descoberta de plágio. E elas podem te ajudar a evitar maiores inconvenientes e penalizações por parte do Google. São elas:
– Screaming frog
– Copyleaks
Quando o conteúdo ganhou importância no SEO e em e-commerces?
Faz um bom tempo, para ser mais preciso, 2011.
Com a chegada da atualização Google Panda, houve uma “revolução conteudista”. O Google passou a ser bem criterioso com conteúdos de baixa qualidade, penalizando-os. Foi aí que passamos a perceber que um texto, além de bem escrito, precisaria ser relevante e mostrar autoridade. Não eram só as keywords que importavam mais.
E, desde então, vemos como nos últimos anos o conteúdo fez seu reinado. Boa parte desse estrelato vem da “nova” jornada de compra do usuário.
Afinal, a venda se inicia muito antes da inserção de um produto no carrinho. Ela começa na informação, e quem pode entregar isso são os conteúdos de blog posts.
Acompanhar esse movimento do mercado pode ser uma das coisas que faltam para fortalecer ainda mais o relacionamento entre sua marca e o seu cliente.