O processo que leva o produto do estoque ou da loja até a casa do consumidor é, de longe, um dos mais importantes para qualquer varejista no Brasil. Em um país com dimensões continentais e grandes entraves logísticos, planejar as melhores estratégias de entrega torna-se questão de sobrevivência no varejo – ainda mais com o cenário de aceleração digital a partir do avanço do novo coronavírus. Nesse sentido, duas técnicas se destacam: o ship from store, em que os itens saem diretamente da loja mais próxima do consumidor, e o same day delivery, com entregas realizadas em até 24 horas. Ambas se popularizaram a partir deste ano, mas como elas funcionam? Confira os principais benefícios:
1 – Agilidade nas entregas
A principal vantagem desses dois conceitos é desburocratizar e resolver um dos principais problemas do varejo brasileiro: a logística das entregas. São duas técnicas que, trabalhadas isoladamente ou de forma conjunta, proporcionam mais agilidade no departamento responsável pelo frete dos produtos. Ambas têm como objetivo realizar essa tarefa no menor prazo possível, seja para encontrar o produto em questão na loja (ou centro de distribuição) mais próxima ou fazer o delivery em menos de 24 horas da realização do pedido.
2 – Eficiência operacional
Com a missão de simplificar o processo de entregas, a utilização do ship from store e do same day delivery exigem maior eficiência das empresas em suas operações. É praticamente inviável fazer entregas no mesmo dia ou sincronizar o estoque das lojas físicas com pedidos do e-commerce se não houver alinhamento entre os diferentes canais da marca. Dessa forma, adotar as duas práticas implica um maior preparo e treinamento das equipes para que tudo saia conforme o planejado.
3 – Jornada omnichannel
A pandemia de Covid-19 acelerou a adoção de estratégias omnichannel no varejo brasileiro. Com as medidas de distanciamento social e a transformação digital, as lojas precisaram integrar seus diferentes canais – o que, por sua vez, obriga a adoção de um sistema de entregas que dê conta de todos os pedidos, independentemente dos locais em que foram realizados. Essa jornada omnichannel finalmente tornou-se realidade quando as lojas físicas passaram a fazer entregas de compras realizadas fora de seu ambiente e em prazos cada vez mais rápidos.
4 – Experiência do consumidor
Não é segredo para nenhum empreendedor digital que a entrega dos produtos é fator crucial para a melhor experiência do consumidor. O processo de compra pode ser difícil e as condições de pagamento pouco vantajosas, mas, se o frete for no tempo, no preço e nas condições esperadas, a pessoa vai considerar comprar novamente daquela marca. Assim, é fundamental adotar técnicas que possibilitem fazer o frete até no mesmo dia do pedido ou no menor tempo possível.
5 – Planejamento de estoque
Por fim, a adoção inteligente das técnicas de ship from store e same day delivery também impactam positivamente a gestão de estoque do comércio eletrônico e de suas eventuais lojas físicas. Como a integração entre os canais já é realidade, vai acontecer de um pedido efetuado pela Internet ser processado pela loja física. Sem um cuidado maior nessa tarefa, o risco de vender um produto já comprometido em outro canal é grande, causando insatisfação em todas as partes. Não à toa, o planejamento de estoque é um pilar estratégico para qualquer estratégia bem-sucedida de logística.
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