Precisando melhorar os resultados das ações de divulgação do seu e-commerce? Com o aumento da concorrência no comércio eletrônico, é importante redobrar a atenção com as estratégias empregadas para gerar mais tráfego e, claro, vendas.
Dentre as opções oferecidas pelo Google, o Showcase Ads, disponibilizado há alguns meses para o mercado brasileiro, tem ajudado os negócios online a melhorar seus resultados.
Preparamos para este artigo um guia básico para você testar esse tipo de anúncio no seu e-commerce. Confira!
Por que diversificar as estratégias de divulgação do negócio?
Ter um negócio online deixou de ser uma opção apenas para determinados nichos. O acesso à internet hoje é democrático, ou seja, está disponível para todas as classes sociais e regiões do país.
Para os lojistas, ter um e-commerce significa abrir novas frentes de atuação, buscando a melhor combinação entre os diferentes canais de vendas.
Fique atento: não faz sentido pensar em substituição. O consumidor tem um comportamento omnichannel, então sairá na frente quem conseguir oferecer várias opções para o cliente. Ele é quem vai decidir se vai comprar no site, no mobile, nas redes sociais, no televendas ou no app de mensagens.
Nesse cenário mais diversificado, contudo, aumenta a responsabilidade dos gestores. É preciso redobrar a atenção com as estratégias de divulgação e promoção do e-commerce.
A explicação é simples: é importante ter ações que consigam impactar o público em diferentes canais de comunicação, sempre com a mensagem mais adequada para o seu momento na jornada de compra.
No dia a dia, isso exige que os investimentos sejam bem distribuídos. O apoio de mão de obra especializada pode ajudar bastante, mas é importante que os gestores de e-commerce tenham noção sobre o que podem fazer para melhorar a visibilidade da loja.
Nos próximos tópicos, vamos ajudar você a entender como usar o Showcase Ads, formato do Google Shopping que tem gerado bons resultados para o e-commerce.
Qual o diferencial do Showcase Ads do Google Shopping?
Basicamente, a principal vantagem do Showcase Ads é a possibilidade de exibir informações sobre diversos produtos relacionados.
Nesse sentido, trata-se uma excelente opção para impactar o cliente que fez uma busca mais genérica, não especificou um item na sua pesquisa.
A recomendação, então, é que o e-commerce use esse tipo de anúncio para divulgar uma seleção especial de produtos da loja ou promover todos os itens de determinada marca.
Em termos visuais, trata-se de uma abordagem bem mais atrativa, uma vez que diferem dos anúncios convencionais do Google Shopping, que são estáticos.
Com o Showcase Ads o lojista tem como exibir várias imagens do seu catálogo de produtos, como uma vitrine. E, caso desperte o interesse do usuário, ela será expandida.
Vamos explicar melhor como isso funciona na sequência. Acompanhe!
Como funciona o Showcase Ads?
Como explicamos acima, em vez de uma imagem estática no Google Shopping, esse novo formato permite que você trabalhe com uma coleção de imagens.
Além da possibilidade de mostrar mais itens e atrair a atenção do consumidor, há outro diferencial importante: a cobrança não é feita apenas porque o usuário expandiu o seu anúncio.
Para que a cobrança aconteça, a pessoa deve visualizar o anúncio por pelo menos 10 segundos ou clicar em um dos produtos, o que vai levá-la para o site da loja.
No caso do Showcase o Google adota um esquema diferente de cobrança, baseado em CPE, custo por engajamento.
Pode parecer um detalhe sem importância, mas não é. Como a primeira impressão é gratuita, isso pode representar redução dos investimentos no Google Adwords, a partir da otimização.
Aumento do ROI (Returno sobre o Investimento) é hoje um objetivo a ser buscado pelos negócios online, até para ter condições de diversificar os investimentos em vários canais.
Como criar os anúncios do Showcase?
A criação dos anúncios do Showcase Ads é feita na plataforma do Google, no item Campanhas do Shopping.
No momento da configuração, é preciso definir, de acordo com a estratégia do e-commerce, se eles serão exibidos no Google Shopping, na Pesquisa Google ou nos parceiros de pesquisa do Google.
Outra decisão importante diz respeito ao lance que será dado para o grupo de anúncios. Como explicamos, no caso do Showcase o que vale é o custo por engajamento: você pagará quando alguém clicar para expandir o anúncio e passar 10 segundos nele ou clicar em um link.
Na criação dos anúncios, fique atento a essas dicas para otimizar os resultados:
Escolha das imagens
Como o principal atrativo desses anúncios é o apelo visual, seja criterioso ao escolher as imagens que serão usadas para atrair a atenção dos usuários.
Vale a pena, por exemplo, analisar as fotos que os concorrentes estão usando para buscar diferenciar-se, destacar o seu produto naquela categoria.
Funciona adicionar um fundo diferente ou mesmo usar um modelo ao invés de optar por uma foto simples do produto.
Aplique táticas de SEO
A otimização para os motores de busca é outra estratégia relevante ao seu trabalhar com Showcase Ads. Portanto, use o nome da marca no título e capriche no estilo, no tamanho, na cor e em outros elementos descritivos.
Estude palavras-chave negativas
Nesse tipo de anúncio não é possível selecionar palavras-chave, mas você pode trabalhar com palavras-chave negativas (no nível da campanha ou em um grupo de anúncios específico) para impedir que seu anúncio seja exibido em lugares irrelevantes.
Adicione promoções
Ter boas estratégias promocionais pode fazer a diferença nos resultados obtidos com o Showcase Ads. Fique atento: oferecer vantagens adicionais aos compradores que visualizem os anúncios é uma forma de incentivar o clique.
Por que incluir o Showcase Ads na sua estratégia?
Como destacamos no início do artigo, hoje o comércio eletrônico é um setor mais disputado, até em razão do crescimento registrado no setor. Nos últimos anos aumentou o público que prefere comprar pela internet, mas também o número de lojas disponíveis no ambiente digital.
Nesse contexto, é importante que as lojas busquem estratégias de divulgação que ajudem a gerar mais tráfego, atrair os clientes para o site. Caso contrário, do que adianta ter os melhores produtos e investir na melhor plataforma de e-commerce se o público não chega até a sua loja?
Os resultados iniciais apurados pelo Google para esse novo formato de anúncio são bem positivos:
— nos países nos quais o recurso está disponível houve, em média, o dobro de pesquisas relacionadas às marcas depois que as pessoas foram impactadas pelos anúncios do Showcase.
— a média é que 80% do tráfego seja de novos visitantes que acabaram de descobrir a marca por meio desse novo formato de anúncio.
— como o anúncio é direcionado para quem faz buscas genéricas, a opção tem se mostrado importante para ajudar o público na tomada de decisão por um item daquela categoria.
— outra vantagem importante para o e-commerce é a possibilidade de destacar produtos sazonais ou exclusivos de promoções.
Como você viu, o Showcase Ads do Google Shopping é uma boa opção para trabalhar melhor a divulgação dos produtos ou mesmo as novidades das lojas virtuais. Se tem uma agência parceira, converse com ela sobre o uso dessa possibilidade.
Conteúdo original em JET