A internet tem mudado a forma de vender, tanto é que hoje há um número crescente de pessoas comprando em lojas virtuais. Por isso, o social commerce já é uma tendência nesse contexto.
Impulsionado em grande parte pela pandemia, o comércio em redes sociais (tradução livre), especialmente no Instagram, usa o poder desse meio de contato como canal de vendas.
E você sabia que essa rede social tem inúmeros recursos que podem ajudar na prospecção de clientes e no aumento das negociações no meio digital? Pode ser mais simples do que você imagina!
Por isso, te convidamos para acompanhar este conteúdo, onde abordaremos melhor o conceito de social commerce e sua importância nas vendas onlines.
Além de dados e novidades sobre os recursos, trataremos dos desafios e possibilidades relacionadas a esse fenômeno mercadológico. Acompanhe!
O que é social commerce?
O social commerce nada mais é do que o comércio em redes sociais. Ele é um método de engajamento e retenção de usuários que as marcas usam para aumentar seus canais de vendas e, por consequência, suas negociações.
Independentemente se a interação é se engajando com o público, fazendo anúncios ou convertendo os usuários para uma compra, o social commerce desponta como um importante setor do marketing em amplo crescimento.
Atualmente, lojistas dos mais variados segmentos já estão aderindo ao investimento no comércio social, muito provavelmente pelos números expressivos de visitantes nas páginas de empresas nas redes sociais.
Certamente por ser um recurso que veio para ficar, ninguém quer ficar para trás nessa corrida, o que justifica a procura pelas primeiras posições no cenário online, em especial no Instagram, uma rede social conhecida pelo compartilhamento de fotos e vídeos.
Dados importantes sobre o social commerce
A prática de social commerce já é uma realidade para 86% dos brasileiros, pelo menos é o que revela um levantamento do All in & Social Miner.
A empresa de consultoria especializada em dados de big data, comportamento e humanização por inteligência artificial também indicou que 60% do público brasileiro já consome marcas de modo híbrido.
Isso significa que esse público compra tanto no meio físico como no formato online, nos e-commerces.
Dessa forma, o lojista tem mais oportunidades de criar relações duradouras com seus clientes e prospects.
Segundo outra pesquisa, agora realizada pela empresa Amper, intitulada “Digital 2021”, 45% dos usuários da web procuram as redes sociais antes de fechar a compra de um produto ou serviço.
No Brasil, somente no primeiro semestre de 2021, houve uma alta de 57,4% comparada ao mesmo período de 2020.
Em três meses, mais de 78,5 milhões de compras onlines foram efetuadas por meios digitais. Esse é um grande feito, ainda mais sabendo que as redes sociais têm um grande papel nesse processo.
Portanto, podemos entender que, uma vez que o consumidor está cada dia mais digital, aplicar estratégias de social commerce nunca foi tão eficiente, o que justifica a busca de práticas voltadas para o comércio social.
E por que investir no social commerce no Instagram?
A quarta maior rede social do mundo, o Instagram possui mais de 1,2 bilhão de usuários ativos ao redor do planeta.
O Brasil está no terceiro lugar nesse ranking, sendo que mais de 99 milhões de pessoas formam as contas existentes no país.
Segundo dados do próprio app, em algumas categorias de produtos, como moda, cerca de 70% dos usuários descobrem esses produtos na própria rede.
Logo, saber vender no Instagram é uma ótima maneira de acertar o seu público-alvo de forma mais ágil e assertiva.
Dicas para implementar o social commerce no Instagram
Agora que você está por dentro da importância de anunciar seus produtos nas redes sociais, veja algumas dicas para tornar essa rede social uma vitrine de suas mercadorias, tornando sua empresa mais atrativa e com maiores chances de conversão às vendas:
- Invista numa legenda atraente e na qualidade da imagem e vídeo: uma legenda atrativa e ilustrações atraentes são boas opções de chamar atenção do usuário.
- Interaja com seus seguidores para ganhar engajamento: apenas postar conteúdos não é suficiente para gerar engajamento no social commerce. É necessário responder comentários e directs, além do que as postagens devem ser compostas de conteúdos de valor.
- Conte com o apoio de influencers digitais: através do marketing de influência, as empresas têm uma chance única de atrair milhões de pessoas por meio das redes sociais, como o Instagram.
- Aposte em códigos de desconto: aposte nesse recurso, oferecendo-o exclusivamente para seus seguidores.
- Anuncie nos stories e nos Reels: como o espaço nesse recurso é reduzido, o recomendado é atiçar a curiosidade e a atenção do usuário já nos primeiros contatos.
- Use as propagandas do aplicativo: alcançar a persona do seu negócio através dos anúncios do Instagram pode alavancar suas metas de vendas pela rede.
- Trabalhe o seu perfil do Instagram: não se esqueça de priorizar uma boa foto, além de uma biografia bem feita junto de um CTA fácil de acessar. Também não deixe de inserir o link para sua loja online, assim como invista em um visual consistente, adequado ao objetivo da sua marca.
Social commerce no Instagram: novidades para incrementar as suas vendas
Existem algumas opções de impulsionar o social commerce no Instagram.
Por meio do Instagram Shopping, muitas dessas funções são acionadas, possibilitando que o vendedor usufrua de diversos benefícios na divulgação virtual de seus produtos.
Esse sistema de anúncios permite que links compráveis sejam adicionados aos produtos, de modo que as marcas podem identificar suas mercadorias nessa rede social.
Assim, mais do que um canal de engajamento, as empresas estão vendo no Instagram um grande propulsor de vendas, dado o poder de alcance de sua loja virtual.
Confira então algumas funções do Instagram Shopping que são ideais para incrementar o social commerce do seu negócio:
1. Instagram Shop Ads
Depois de lançar a função de Instagram Shop no ano passado, um dos setores do app de mensagens ligado à experiência de compra elaborou a criação da ferramenta de anúncios atrelada à guia Shop.
Com isso, facilitou-se a experiência dos usuários de pesquisar e comprar na rede, depois que eles fazem uma navegação pelo feed.
Esses anúncios são mostrados em blocos na página inicial do Instagram Shop, do mesmo modo que os produtos.
Os blocos de anúncio da loja direcionam às páginas de detalhes dos itens, onde os consumidores podem descobrir dados sobre um dado produto, assim como navegar por outros da página.
2. Instagram Reels Ads
O Instagram Reels, criado em agosto de 2020, possibilita a criação de videoclipes de até 60 segundos que contam com uma série de recursos para que qualquer usuário possa ser um creator.
Além disso, após poucos meses do lançamento do recurso, os anúncios começaram a ser disponibilizados na plataforma, através do Instagram Reels Ads.
Isso possibilitou que as marcas veiculassem vídeos em tela cheia e em vertical, com uma duração de 15 a 30 segundos, onde eles são compartilhados nos feeds particulares de Reels.
3. Tags de compras
Quando você usa uma tag no Instagram, o social commerce é executado no momento em que você consegue marcar os seus produtos nas postagens da rede, principalmente nos stories.
Ao selecionar essa opção, o usuário acessa a página do produto dentro do Instagram.
4. Página com detalhes do produto
Nessa função, os usuários encontram as principais informações sobre o produto, como descrição, imagem, condições etc., além de haver o botão para preço e um botão com um link que leva à compra.
5. Anúncio etiquetados com preços
Você já pensou em colocar tags de preços nos produtos promovidos no Instagram? Pois saiba que isso é viável com os anúncios etiquetados.
Além de ser uma importante estratégia de vendas, essa tática aumenta a ampliação do alcance dos usuários ao seu Instagram, por meio do trabalho com o funil de vendas.
Com essa prática, você pode indicar a milhares de seguidores – especialmente o seu público de interesse – que o seu produto está disponível para compra.
Ademais, naquele mesmo anúncio, já se podem dar dados adicionais sobre a sua mercadoria, como preço, descrição, tamanho e, principalmente, a possibilidade de inserir o link direto para compra no app.
6. Opção de fechar a compra no Instagram
Fechar a compra diretamente no Instagram é outra estratégia do social commerce e uma das mais vantajosas novidades do aplicativo.
O check-out, como é mais conhecido, permite que o usuário feche uma compra direto no aplicativo.
7. Loja do Instagram
Se a intenção é viabilizar que os usuários descubram novas marcas na rede, essa seção é específica para postagens de produtos. Estes são alguns recursos da loja do Instagram:
Lojas: aqui, marcas são sugeridas de acordo com o perfil de interação do navegante.
Coleções e guias: essa sessão é ideal para customizar agrupamentos de produtos dentro das lojas virtuais, de maneira que a interface assemelha-se a um catálogo digital.
Wishlist: é uma lista de desejos das postagens que são salvas pelos seguidores/usuários.
Vídeos: semelhante à função explorar, esse item possibilita que sejam inseridos nos vídeos produtos disponíveis na sua loja. Porém, permite-se apenas o formato de post nesse recurso.
8. Loja da marca
Uma loja é criada dentro da rede social de fotos e vídeos sempre que você cadastrar um catálogo de compras.
Assim, você tem acesso a uma vitrine online onde os usuários podem comprar diretamente na sua página de perfil comercial.
Lembre-se de que todas as funcionalidades acima estão disponíveis para contas comerciais, o que significa que se você ainda usa uma conta pessoal, é preciso fazer essa alteração, que é bem simples.
Por fim, basta apenas fazer alguns ajustes nas configurações do aplicativo relativas ao Instagram Shopping. Acesse o passo a passo neste link.
Como as marcas podem maximizar as vendas no Instagram com o social commerce?
Se familiarizar com o formato de conteúdo desse meio digital é a melhor alternativa que as marcas podem utilizar para impulsionar os resultados nas vendas por meio de social commerce no Instagram.
Para aproveitar as novidades do app, o “segredo” é criar Reels que combinem com o conteúdo da sua marca.
Lembre que os anúncios nesse tipo de abordagem funcionam melhor quando possuem áudio, seja através da inclusão de um clipe em alta no momento ou um áudio criado pelo seu próprio negócio.
Aliás, as legendas também não podem ficar de fora. Por isso, invista em textos descritivos que chamem a atenção dos usuários e os levem a conhecer melhor seus produtos.
Ainda que os navegantes consigam acessar os Reels de outras formas (guia Explorar, Feed do Reels e o próprio Feed), os anúncios são um jeito mais fácil de impulsionar esses usuários a fecharem com você.
Para analisar melhor os resultados, o Instagram Reels tem fornecido relatórios com número de visualizações, visitas alcançadas, comentários, salvamentos, curtidas e número de compartilhamento.
Assim, dá para ter noção se as práticas de social commerce têm surtido efeito positivo.
Desafios e possibilidades do social commerce no Instagram
De modo geral, o social commerce ainda é uma estratégia relativamente recente, mas que está em amplo crescimento. Isso permite que os profissionais do marketing tracem objetivos de expansão voltados para esse mercado.
Uma vez que os canais de anúncio no Instagram sejam alavancados, as empresas têm a oportunidade de crescer na rede social, como quando investem em recursos do Instagram Shop e Reels.
Por falar em Reels, por meio das propagandas em formato de Reels, os negócios podem assumir riscos mais criativos com a postagem de conteúdos publicitários.
Quanto ao Instagram Shop, os anúncios nesse formato ajudam as empresas a fornecer os produtos certos para quem os está procurando de fato.
Ou seja, há boas perspectivas para ambas as possibilidades, sendo que só pelo fato de o Instagram permitir essas inovações, podemos atestar o quão grande é seu poder de conversão em pouco tempo.
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