Hoje, mais de 50% das visitas e praticamente das compras são realizadas pelo dispositivo móvel. Por aí podemos imaginar a importância dos dispositivos móveis no e-commerce. Agora eu pergunto: quem nunca desistiu de comprar algo quando, ao buscar um produto ou ofertas, sofreu com o tempo de carregamento da página?
Pois bem, quem já passou por isso sabe do impacto negativo que essa lentidão pode causar na experiência do consumidor. E como um consumidor ansioso, o brasileiro não gosta de esperar — salvo se o produto ou a solução forem realmente imperdíveis.
Com a melhoria dos celulares e dispositivos móveis, ter uma experiência rápida é fundamental. Afinal, estamos resolvendo diversos problemas com um aparelho que está sempre conosco. Seja enviar mensagens, procurar produtos, checar agendas e notícias… Ele sempre está à nossa disposição.
O próprio Google considera a velocidade de carregamento da loja uma métrica importante para ranqueamento da página dentro do buscador. Portanto, saiba como bons sites mobile têm impacto nos resultados do negócio.
O impacto dos sites rápidos no e-commerce
Quais os impactos positivos que os sites de rápido carregamento trazem para o e-commerce?
Menos carrinhos abandonados
O abandono de carrinho é um dos grandes problemas do e-commerce e pode ter diversas origens. Desde navegações não intuitivas, checkouts prolongados e lento carregamento das páginas.
Especialmente lojas que estimulam a compra de vários produtos, o consumidor não quer ter que esperar para carregar a página, as imagens, as informações, para esperar mais tempo para adicionar o produto ao carrinho e prosseguir para o checkout.
Melhorar a velocidade do site aumenta as taxas de progressão nas etapas da jornada de compra. E diminui a chance de os consumidores abandonarem os carrinhos por impaciência.
Permanência na loja
Parece pouco mais 1 segundo é um tempo muito grande quando falamos em carregamento. O e-commerce visa estimular que o consumidor navegue nas páginas, visualize os produtos e promoções, para instigar as compras.
Lojas que demoram para carregar geram impaciência no consumidor e não estimulam a permanência dentro do ambiente. Mesmo que o internauta chegue a concluir a compra, tenha certeza que ela poderia ser melhor caso o tempo de carregamento permitisse que as páginas pudessem ser visualizadas com maior velocidade.
Ranqueamento no Google
O grande objetivo das lojas é ser localizada na primeira página de buscas do Google. Isso porque, quanto mais para trás, menor a chance de visitas no e-commerce.
Além do SEO, a velocidade de carregamento do site é um dos fatores que o Google leva em consideração para o ranqueamento da loja. É como se o robô entendesse que quanto maior a demora, menor a chance de o consumidor gostar da página recomendada.
O próprio Google nos oferece uma média ideal de carregamento que gira em torno dos 3 segundos. Ao pensarmos nessa métrica de medida, parece que 2 ou 3 segundos a mais não farão a diferença, mas já parou para pensar quantas vezes duvidou do 3G ou Wi-fi quando a página demorava para carregar?
Como melhorar a velocidade de carregamento do site?
Imagens pesadas são um dos maiores fatores que atrapalham no carregamento da loja. Sim, devemos incluir imagens em alta qualidade. Afinal, é a única maneira de o consumidor avaliar o produto, principalmente quando falamos em moda e acessórios.
Mas inserir imagens muito grandes exige demais da internet, especialmente da internet móvel. Por isso, certifique-se que a foto seja passada em um compressor de tamanho.
Evite muitos redirecionamentos, especialmente na migração de plataforma, pois também causa lentidão para concluir o carregamento.
Simples e prático, não faça uso de muitas instalações e processos que possam deixar seu site lento. Pode até ficar bonito, mas se acabar com a praticidade, opte pela simplicidade.
São dicas simples que podem melhorar muito a velocidade de carregamento do site que com certeza farão a diferença e trarão bons impactos para os resultados do negócio.