O comércio eletrônico não para de prosperar. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet. E não para por aí! Conforme divulgado pela Worldpay from FIS, no relatório Global Payments Report, as vendas do e-commerce no Brasil devem avançar 95% até 2025.
Para surfar na onda sem perder as oportunidades que o e-commerce vem trazendo, é preciso ficar de olho nas tendências. Pensando em te ajudar nessa empreitada, reunimos neste conteúdo, algumas tendências que vão movimentar o e-commerce em 2024. Afinal, assim fica muito mais fácil criar um bom planejamento estratégico e alavancar seus resultados!
1. Pagamentos via Pix
A praticidade é essencial quando o assunto é proporcionar boa experiência de compra, inclusive no que se diz respeito aos métodos de pagamento. Atualmente, o Pix vem sendo uma ótima opção para os consumidores e os e-commerces.
Só na Black Friday 2023, de acordo com levantamento da Confi.Neotrust, essa categoria de pagamento somou 30,7% das compras durante o evento. Tal sucesso se explica pela compensação imediata das transações por Pix, assim como ao uso da modalidade de pagamento como uma estratégia promocional pelos varejistas.
2. Omnichannel
Por mais que 46% dos consumidores preferiram fazer compras online, outros 36% não abrem mão da loja física pela virtual, de acordo com um relatório do Opinion Box. Nesse cenário, entra o ominichannel, unindo o melhor dos dois mundos.
De modo resumido, o conceito de omnichannel nada mais é do que a integração de diferentes canais de venda e comunicação e, dessa forma, criar uma jornada de compra mais personalizada. O principal objetivo é garantir que a marca se faça presente em todos os canais que o seu público-alvo costuma acessar. Por esses e outros motivos, o varejo omnichannel é uma tendência que tem se consolidado ano após ano, principalmente no cenário pós-pandemia.
Para entregar essa experiência mais prática e fluida entre o online e o offline, os comércios estão criando soluções como a prateleira infinita e a modalidade de entrega Click & Collect. Com essas opções, fica muito mais fácil oferecer mais flexibilidade para o consumidor e, consequentemente, driblar a perda de vendas.
3. Social commerce
Cada vez mais, as redes sociais, como Instagram e Facebook, exercem grande influência na decisão de compra dos consumidores. Prova disso é um estudo da Bornlogic que mostra que 65% das pessoas costumam pesquisar seus produtos de interesse nas redes sociais e 2que 6% usam esses mesmos canais para fazer compras.
Com base nesse cenário, criou-se o social commerce, que tem como objetivo a formação de ambientes colaborativos, permitindo que esses usuários possam ter mais proximidade com a marca, compartilhar opiniões e avaliações e, claro, comprar com praticidade.
4. Compras diretas pelo celular ou mobile commerce
A facilidade de fazer compras pelo smartphone fez com que esse método se popularizasse. Para se ter uma ideia, de acordo com estimativa da Insider Intelligence, o mobile commerce tende a alcançar quase US$ 620,97 bilhões até este ano, o que corresponde a 42,9% de todas as vendas realizadas no comércio virtual.
Para se adaptar a essa tendência, a melhor alternativa é vender em lojas virtuais que tenham um design responsivo. Afinal, quem compra via smartphone precisa encontrar e comprar itens na loja virtual com a mesma rapidez e facilidade que o usuário de desktop.
5. Prazos de entrega cada vez menores
A busca por lojas e aplicativos que oferecem prazos de entrega cada vez menores está em alta pelos consumidores. Afinal, o prazo de entrega é um dos fatores decisivos para a compra online.
Para atender esses consumidores, a modalidade de entrega no mesmo dia está ainda mais em alta. Além de ser oferecida por grandes varejistas, como marketplaces e apps de delivery, a tendência é de que mais e mais e-commerces sejam adeptos da estratégia.
6. Marketplaces
Populares entre quem compra online, os marketplaces são tendências que ganham espaço no e-commerce.
Essa é uma opção que funciona como um grande shopping virtual, apresentando-se como uma possibilidade de começar as vendas online com menor investimento inicial, público diversificado e maiores oportunidades de vendas.
Para se ter uma ideia, em pesquisa do Opinion Box, 90% dos entrevistados disseram fazer compras em marketplaces. Isso indica que a alta procura por produtos nos marketplaces tem aumentado a quantidade de empreendedores que buscam administrar ou vender nessas plataformas.
7. Cashback
O dinheiro de volta é a alegria dos consumidores. O cashback funciona como um sistema que devolve uma parte do valor da compra ao consumidor. A devolução pode ser feita em forma de créditos ou depósito em conta bancária.
Quem vende online pode oferecer o cashback em sua loja virtual por meio do Ame Digital, por exemplo, que é uma estratégia presente em grandes marketplaces.
Bônus. Fique de olho nas tendências de mercado
O melhor caminho para impulsionar os resultados do seu negócio, tanto no digital quanto no físico, é ficar sempre atento àquilo que movimenta o mercado para atender à demanda dos consumidores. Afinal, quanto mais rápido seu negócio se adapta, mais chances ele tem de alcançar novos clientes e continuar alcançando resultados positivos.
Um exemplo recente que movimentou vendas em todo o Brasil foi o lançamento do hidratante labial Carmed Fini. O sucesso no TikTok e no Instagram fez com que a linha esgotasse nos principais pontos de vendas.
De acordo com Karla Felmanas, presidente da Cimed, o faturamento da empresa foi de R$ 400 milhões somente com os produtos Carmed, uma alta de 1.566% em relação aos R$ 24 milhões registrados no ano anterior!
Ou seja, quem investiu na venda desse produto, além de atender à expectativa dos consumidores que buscavam pelo item que era a sensação do momento, de quebra, pôde lucrar com a alta demanda.
Por isso, se você quer ter sucesso no mundo do e-commerce, é essencial estar de olho nos produtos que mais vendem na internet e nas tendências do momento.
Desde a pandemia, transformações intensas marcaram a história do varejo e os hábitos de consumo de toda uma sociedade, logo, tais mudanças continuarão influenciando diretamente nas compras online.
Então, para empreendedores que desejam se destacar no mercado, o conselho é acompanhar as tendências do e-commerce e estarem sempre prontos para atender às necessidades do público. Afinal, essa é a melhor forma de manter o seu negócio relevante e impulsionar seus resultados.