Durante o curso da pandemia, o comércio eletrônico experimentou uma vasta e rápida expansão, com o valor estimado do comércio eletrônico global saltando para US$ 26,7 trilhões (UNCTAD).
No varejo, as marcas foram puxadas em muitas direções e tiveram que se reorientar também.
À medida que nos aproximamos do nosso terceiro ano de montanha-russa definido pela pandemia, o que acontecerá com o comércio global? Que novas tendências definirão o e-commerce? E o mais importante, como empreendedores e comerciantes podem se preparar – e tirar proveito – das tendências de e-commerce em rápida evolução em 2022?
Sendo a única maneira de fazer compras com segurança e no conforto de casa durante o auge da pandemia, o comércio eletrônico agora é parte integrante de nossas vidas diárias. Durante esse período desafiador e incerto, têm-se apresentado algumas estratégias realmente inovadoras e espera-se que elas só continuem a evoluir e a expandir-se em 2022.
O comércio eletrônico é uma indústria em constante mudança – todos os anos, surgem várias novas tendências que podem ajudar sua empresa a crescer e a competir com seus concorrentes -, e 2022 não será diferente.
Aqui, discutimos as tendências de 2022 e como as empresas podem avançar em direção a um futuro resiliente.
Consolidando sua pilha de tecnologia
À luz dos recentes eventos globais, o comércio digital tornou-se a principal rota de mercado para a maioria das indústrias.
No entanto, por muitos anos, muitas empresas estão acostumadas a comprar uma série de tecnologias que oferecem recursos e soluções de nicho – sem considerar toda a gama de funcionalidades de cada uma delas.
Muitas vezes, é possível começar a usar uma ferramenta em maior medida e, em seguida, remover as ferramentas obsoletas. Isso economiza custos e complexidades, e melhora a eficiência do processo.
Marketing omnichannel
Para que as empresas divulguem seus produtos e serviços para obter o máximo lucro, muitas estão adotando estratégias de marketing omnichannel.
Aqueles que implementam com sucesso essa estratégia têm uma taxa de retenção de 90% (Omnisend), por isso é fácil ver o motivo por estar se tornando cada vez mais popular.
Prêmios e descontos
Os consumidores esperam recompensas das compras online.
As compras omnichannel permanecerão vivas e bem
Este ano, varejistas online, como a Wine, lançaram planos para levar seu sucesso online ao varejo físico.
Essas marcas se adaptaram online com sucesso suficiente para que tenham certeza de que seus clientes também as seguirão offline. Da mesma forma, clicar e coletar continua sendo a preferência de muitos compradores, mesmo que as lojas físicas tenham reaberto.
Análise preditiva
A análise preditiva ajuda as empresas a analisar os padrões de comportamento do cliente. Com a IA, as empresas usam os dados gerados pelo software de IA para desenvolver conteúdo relevante e altamente personalizado para os clientes em cada etapa da jornada de compra.
Atender e superar as expectativas do cliente
Os clientes esperam mais. Os comerciantes precisarão encontrá-los onde estão comprando por meio de multicanais, fornecer suporte ao cliente sob demanda por meio de automação e agentes, e atender a pedidos em 48 horas ou menos. Essa é a nova régua.
Comportamento do consumidor
Em suma, o comportamento do consumidor está evoluindo rapidamente. À medida que mais dinheiro do que nunca está sendo gasto online, as expectativas dos clientes aumentam.
As pessoas são mais seletivas sobre de quais empresas comprar e aceitam menos prazos de entrega lentos (a menos que seja para a marca certa), enquanto os problemas contínuos da cadeia de suprimentos estão forçando os comerciantes a mudar permanentemente suas estratégias de atendimento.
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