Conforme a indústria B2B continua crescendo, e devido às situações dos últimos anos, o e-commerce se tornou um investimento necessário. Com o aumento da concorrência, a necessidade para um site mais sofisticado e que atenda melhor aos requisitos do consumidor são os desafios para os próximos anos.
Estatísticas do e-commerce B2B
Um estudo recente da Grand View Research, empresa especializada em pesquisa e consultoria de mercado, indicou que o mercado global de e-commerce B2B irá crescer anualmente aproximadamente 19,7%, de 2022 a 2030.
Segundo estudo divulgado pela DHL Express, até 2025, 80% das vendas B2B acontecerão no ambiente digital, e isso pode ser entendido como uma consequência de experiências positivas dentro do mercado B2C, que fazem com que as pessoas confiem cada vez mais em processos online. No contexto geográfico brasileiro, o e-commerce B2B é uma oportunidade gigantesca, pois possibilita maior acesso das empresas distribuídas em todo o país a produtos e serviços que por sua vez só eram encontrados em grandes centros.
Tendências do e-commerce B2B
Competindo também com o varejo, as indústrias ainda têm muitos desafios pela frente quando o assunto é vender online.
1. Personalize as experiências de compra online
A personalização de experiências não vem apenas de lojas de varejo. Muitos também buscam desenvolver relacionamentos e fidelidades com seus fornecedores.
É preciso entender que não haverá uma competição sangrenta com os e-commerces B2C. E também é preciso pensar que esses lojistas que estão adquirindo de um fornecedor são, acima de tudo, consumidores também.
As mesmas experiências que buscamos em sites de varejo queremos encontrar em um fornecedor. Seja para melhor entendimento do produto, ou então para melhorar seus relacionamentos com os compradores.
2. Priorize produtos e informações
Uma das grandes dores dos consumidores do e-commerce B2B é achar produtos. Mesmo que consigam encontrar, ainda enfrentam o desafio de encontrar informações atualizadas.
O comprador também necessita de informações vitais para poder passar ao seu cliente e quer ter bons motivos tanto para adquirir esse produto quanto para vendê-lo.
3. Entregue produtos com velocidade
Quanto mais as empresas de B2B ganham espaço, maior é a necessidade por envios rápidos e eficientes.
As expectativas dos consumidores estão crescendo, e essa é uma outra maneira pela qual empresas B2B podem apelar aos clientes.
Muitos e-commerces B2C destacam-se pela velocidade de envio, com diversos clientes sujeitando-se a pagar a mais pelo tempo de entrega.
4. Explore mídias sociais
Historicamente dominada pelos e-commerces B2C, as empresas B2B estão procurando voltar com força, pois, em diversos casos, os compradores já estão usando esses canais.
De acordo com a Gartner, aproximadamente 46% dos compradores B2B usam as mídias sociais para aprender sobre soluções disponíveis, 40% usam para comparar soluções e 35% usam para coletar informações antes de finalizar a compra.
Conclusão
Enquanto 2020 e 2021 foram focados em colocar os negócios online, 2022 e além serão sobre otimizar a experiência online para atender às expectativas dos compradores.
Com isso, os negócios B2B devem focar nessas tendências para alavancar o e-commerce e conseguir participação.
Reunir dados sobre seus consumidores e construir suas estratégias de crescimento digital serão as chaves para o sucesso.
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