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Tendências que estarão em alta no e-commerce em 2024

Por: Camila Belarmino

Diretora de E-commerce na Infracommerce

Formada em Marketing e com MBA em Mídias Digitais, mais de 16 anos de experiência no mercado de e-commerce, com passagens por grandes nomes do varejo online brasileiros como Fast Shop, Saraiva e Avon. Nos últimos 5 anos, focada em Client Success na BRCT, Synapcom e Infracommerce onde geri operações multi-categorias de clientes como Groupe SEB, Diageo, Swarovski, Estrela e outros.

O início de um novo ano está se aproximando. E, com ele, vêm as típicas tradições de réveillon. Pular sete ondas, incluir lentilha na ceia da virada, vestir roupas brancas. Mas você, dono de e-commerce, deve se atentar a outro ritual: o de se atualizar com as principais tendências do comércio online para 2024.

Identifique as tendências que se alinham ao seu nicho de mercado e público-alvo, pois o sucesso de um e-commerce depende do engajamento e da identificação do cliente com a sua marca.

Grande parte dessas estratégias já são conhecidas pelos varejistas e consumidores. Porém, isso não quer dizer que elas não precisam ser aprimoradas no próximo ano. Aliás, há algumas que ainda têm muito campo a ser explorado, principalmente porque elas têm caído no gosto dos clientes, demonstrando ser uma ótima carta na manga da retenção e da fidelização.

Então, neste artigo, vou abordar as principais tendências que estão em alta e que vão ditar a relação de compra e venda online em 2024. Boa leitura!

Pontos para investir no e-commerce em 2024

O primeiro passo para se preparar para o próximo ano é analisar a projeção de crescimento do e-commerce brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a expectativa é de que o faturamento do e-commerce em 2024 atinja R$ 205,11 bilhões, o que representa um aumento de 10.45% com relação à estimativa de 2023.

Com essa previsão de crescimento, você tem que entrar em 2024 pronto para atrair ainda mais clientes para o seu e-commerce. Tenha em mente que se você não marcar presença no digital e se destacar, a concorrência é acirrada e sua loja virtual corre o risco de não conseguir acompanhar a demanda do mercado.

Por isso, apresento a seguir as tendências de e-commerce para você apostar e aprimorar em 2024.

Jornada de compra multicanal

Também conhecida como estratégia omnichannel, a multicanalidade ganhou força no período de pandemia, junto com o “boom” do e-commerce. Agora, as lojas que não oferecem a possibilidade de comprar online e retirar na loja física, a chamada modalidade “clique e retire”, estão perdendo dinheiro.

Mas, além disso, seu e-commerce precisa desenvolver uma jornada unificada do cliente, que o identifica independentemente do canal de compra onde ele inicia e finaliza o processo. Com isso, você personaliza a experiência do consumidor, aproximando e gerando identificação dele com a sua marca.

Pesquisa por voz e imagem

Pensando na experiência de compra e na usabilidade da sua loja online, outras duas tendências que devem ser aplicadas, ou aprimoradas, no próximo ano são a pesquisa de produtos por voz e a pesquisa por imagem.

Esses recursos aumentam a acessibilidade do site, ao mesmo tempo que vão ao encontro com o frenesi das tecnologias de assistente virtual, as famosas Siri e Alexa. Basta um comando de voz, ou o escaneamento de uma embalagem, para o cliente receber a lista de produtos desejada.

Foco em vendas pelo mobile

Tais tecnologias ficam ainda mais acessíveis para o consumidor quando ele entra em um e-commerce por meio de dispositivos móveis. A facilidade que os smartphones trouxeram para o homem moderno atinge em cheio o comércio digital.

Não à toa, uma das tendências que vêm crescendo nos últimos anos é o mobile first. Isso significa que o seu site deve ser “criado” primeiro para celular, para depois ser adequado para desktops e notebooks. E nessa onda, os aplicativos também têm ganhado espaço e conquistado os consumidores pela praticidade.

Inteligência artificial (IA)

Sim, a IA vai continuar sendo a bola da vez. Ela pode ser um ótimo recurso para oferecer um atendimento ao cliente automatizado, através de chatbot. Assim como pode ser um trunfo na personalização da experiência, mostrando uma vitrine de produtos diferente para cada consumidor, de acordo com o histórico de compras e com os dados de navegação.

Do lado operacional, a inteligência de dados também pode auxiliar sua loja a prever demanda e indicar a necessidade de reposição de estoque e abastecimento. Lembre-se de que uma decisão com base em dados tende a ser sempre mais assertiva e efetiva.

Uma infinidade de tendências para atrair clientes em 2024

Você não precisa ir muito longe para listar outras estratégias que chamam a atenção do consumidor moderno. Afinal, o dia a dia de um e-commerce dá sinais a todo o tempo do que precisa ser explorado.

Além dos recursos que já citei acima, é interessante investir nas novas tecnologias de pagamento instantâneo, como Pix e carteiras digitais, e em entregas ultrarrápidas, para sanar o imediatismo da sociedade atual. Assim como é importante se engajar nas causas ambientais e de sustentabilidade.

Tenha em mente que o seu cliente está observando os seus passos a todo momento, e que ele deve ser sempre o seu foco central. Então, saiba identificar quais tendências combinam com o seu nicho de mercado e com o seu público-alvo. Afinal, um e-commerce só faz sentido se houver um público, e a chave do sucesso está no engajamento e na identificação do cliente com a sua marca.