Com a crescente migração para o comércio digital e os efeitos desse movimento nos hábitos de consumos dos usuários, a experiência do cliente em e-commerces tornou-se uma prioridade para as empresas do ramo. Com isso, as páginas, os botões e as funcionalidades de uma loja virtual devem estar operando da melhor maneira possível, a fim de conquistar o consumidor.
Dessa maneira, o e-commerce deve verificar se os sistemas e as páginas estão funcionando da forma correta, sem apresentar falhas que possam prejudicar as vendas online. Para isso, é necessário aplicar testes ao projeto para identificar e corrigir uma eventual falha. Vamos apresentar quatro testes que toda loja virtual deve fazer.
1. Teste funcional
Esse teste é realizado durante a fase de desenvolvimento e possui papel muito importante no controle de qualidade. O teste funcional, ou de software, é aplicado para verificar se o sistema está funcionando de acordo com a expectativa da área de negócio.
Geralmente, o teste é feito para validar se os processos e as ações estão de acordo com as regras de negócio descritas durante as definições. Entre as validações mais comuns, destacam-se cadastro e login, cupons e descontos, formas de pagamentos, processo de compra, armazenamento de dados, frete, entre outros primordiais para a característica do negócio.
2. Teste de desempenho
O teste de desempenho é fundamental para garantir a eficiência e evitar que vendas não sejam realizadas devido a instabilidades na plataforma. Ele expõe um sistema a uma condição específica (carga de trabalho) para verificar o desempenho dele por meio de alguns indicadores.
Entre eles, podemos citar o tempo de resposta e a capacidade de carga, que é a quantidade de usuários simultâneos que a plataforma suporta. Durante essa testagem, também são aplicadas outras categorias de testes, como o teste de stress e de performance.
3. Teste de usabilidade
O teste de usabilidade tem como foco a experiência e a navegação do usuário na loja virtual, revelando a facilidade de uso do sistema. Além disso, o teste revela se a plataforma é intuitiva para o usuário, de acordo com o público-alvo que a empresa espera atingir.
Nesse sentido, o time deve trabalhar em conjunto da equipe de UX, a fim de resolver problemas que podem interferir na experiência do usuário e com objetivo de facilitar a navegação no e-commerce.
4. Teste de compatibilidade
A linguagem digital e os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento de diversos software com diferentes funções. Entretanto, é necessário verificar se o sistema é compatível com os navegadores e as plataformas (desktop ou mobile, por exemplo) em que o e-commerce será inserido.
Por isso, as empresas devem aplicar o teste de compatibilidade para evitar que falhas de incompatibilidade, como não carregamento da página ou erros de armazenamento, aconteçam. Apesar de ser muito difícil testar todas as possibilidades, uma dica é focar nos navegadores e nos dispositivos que o público-alvo mais utiliza.
Antecipar-se a um problema antes que ele afete o desempenho das vendas online é crucial para manter um e-commerce ativo e não prejudicar a experiência do cliente. Logo, investir na testagem de sistemas é a melhor solução para garantir confiança, eficiência e segurança.
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