Não é novidade para ninguém que os brasileiros utilizam muito as redes sociais. Seja para se conectar com as pessoas, interagir ou ficar por dentro das novidades.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que as principais redes sociais não são mais utilizadas apenas como canais de comunicação, elas contribuem muito para uma estratégia de venda online.
E esse é o caso do TikTok. Essa plataforma é uma excelente opção para alavancar vendas, e pequenas empresas podem fazer uso dela para melhorar seus negócios online.
Como funciona o TikTok?
No Brasil, como não podia deixar de ser, o TikTok tornou-se popular, agradando os usuários de redes sociais de todas as idades.
É comum encontrar celebridades que utilizam o TikTok para autopromoção.
E, tal como o Instagram e o YouTube, essa plataforma abriu espaço para a ascensão de influenciadores digitais.
O TikTok conta com algoritmo que seleciona vídeos de perfis que combinam com o material do público consumidor.
O TikTok é realmente confiável para negócios?
Muitos empreendedores ainda se sentem inseguros quanto ao TikTok para negócios.
A impressão que dá é que ele é, somente, um canal para exibicionismos e dancinhas, para muitos likes e muitas visualizações.
Enfim, alguns empreendedores pensam que ele é um canal destinado principalmente a pessoas que desejam ficar famosas em poucos minutos, já que os vídeos têm, em média, de 15 segundos a três minutos.
Mas a verdade é que ele pode ser usado para negócios – inclusive, foi criado o TikTok for Business, ou seja, o TikTok para Negócios.
Como usar o TikTok para negócios?
Vamos apresentar agora algumas estratégias de TikTok para PMEs.
Elas poderão ajudar você a aproveitar melhor essa rede social que se caracteriza por vídeos curtos.
Use o TikTok Ads para anunciar na plataforma
TikTok Ads é uma plataforma de anúncios que apareceu em 2020 com a finalidade de ajudar as marcas a interagirem com novos seguidores e possíveis clientes.
Da mesma forma que ocorre em plataformas pagas em outras redes sociais, o TikTok Ads permite criar campanhas cobradas pelo sistema de leilão, no qual o pagamento se faz por visualizações ou cliques.
Mesmo que a empresa não tenha um perfil ativo, ela pode fazer uso do TikTok Ads para anunciar na rede.
A rede social dispõe de diversas opções de anúncios, como anúncios de vídeos, anúncios de conteúdo patrocinado, anúncios interativos e anúncios gráficos.
O TikTok Ads ainda permite que a empresa desenvolva anúncios personalizados para segmentos de mercado e consumidores específicos.
Ele também oferece ferramentas de monitoramento e melhorias para otimizar a performance dos anúncios.
Crie sua comunidade por meio da produção de conteúdo
A empresa também pode criar sua própria comunidade a partir da produção de conteúdo de boa qualidade.
É preciso, portanto, entender como criar conteúdo atrativo para o TikTok.
Existem algumas dicas gerais para produzir conteúdo no TikTok. A empresa deve investir em conteúdo de nicho. Essa é uma regra que vale basicamente para todas as redes sociais.
A população consome, cada vez mais, conteúdos com temas específicos. Dessa forma, abre-se muito espaço para que empresas se encaixem ou gerem sua própria audiência.
Outras dicas de produção de conteúdo são:
Desenvolva conteúdo autoral, repetível e consistente
Apesar da popularidade dos trends, que são muito replicados no aplicativo, o conteúdo autoral está com espaço cada vez maior.
Para começar a criar conteúdo autoral e consistente, um importante fator é identificar o nicho.
O redator pode, assim, conferir um toque pessoal, inserindo elementos próprios: bordão, característica física, características de lifestyle e outras rotinas.
A repetição e a consistência de elementos semelhantes ou iguais são fundamentais para construir sua marca. Elas fazem com que o público se lembre da marca e faça a associação do vídeo com ela, ainda que não seja alguma coisa diretamente relacionada à identidade da empresa.
Invista em acessibilidade para consumidores e criadores
A acessibilidade do conteúdo é um ponto importante quando falamos em TikTok para PMEs. Nos vídeos da plataforma, já é um padrão o uso das legendas.
Elas são valiosas para o entendimento do vídeo, principalmente quando não é possível ouvir o áudio. Isso geralmente ocorre em locais públicos, onde há muitos ruídos que atrapalham a audição do conteúdo visualizado.
As legendas otimizam o alcance dos vídeos e, consequentemente, sua visualização.
As narrações, por sua vez, suprem as necessidades de outras pessoas, que preferem, somente conseguem escutar os áudios ou ainda apresentam dificuldades em focar nas imagens, no áudio e no texto simultaneamente.
Crie vídeos engraçados
A rede social se destaca pela produção de vídeos curtos e engraçados. Dessa forma, vale a pena produzir vídeos divertidos, que explorem o senso de humor e atraiam a atenção, entretendo o público.
Uma dica é gravar um vídeo mostrando o processo de produção da empresa, a forma de atendimento, o empacotamento e o envio dos produtos. É um tipo de vídeo leve e interessante.
Além disso, é possível criar vídeos engraçados, retratando situações cômicas vivenciadas dentro da empresa ou no relacionamento com o cliente.
Seja original
Uma recomendação fundamental é ser criativo e investir em originalidade, produzindo vídeos autênticos que estejam conforme a mensagem que a marca deseja transmitir.
A marca pode adotar as trends atuais, mas é necessário manter o equilíbrio e abordar temas relacionados ao segmento e/ou nicho em que a empresa trabalha.
A produção de conteúdo original é muito importante para se diferenciar das empresas concorrentes e captar a atenção de usuários na plataforma.
Assim, à medida que a empresa revela os bastidores do negócio, ela deve criar vídeos únicos, que chamem a atenção dos usuários do TikTok.
O público gosta muito de saber o que ocorre por trás dos bastidores – por isso o sucesso de programas como Big Brother Brasil, que revelam o dia a dia dos moradores de uma casa.
Seja objetivo
A objetividade também é relevante na produção de conteúdo do TikTok.
Como os vídeos são curtos, é fundamental sintetizar a mensagem de forma clara, de maneira que o usuário consiga compreendê-la.
Use a criatividade para identificar as melhores hashtags e palavras-chave
Para ganhar mais visualizações, seguidores e curtidas, é importante ser criativo. Na aba “Hashtags”, procure palavras-chave que remetam aos produtos/serviços que a empresa oferece.
Os resultados que aparecem primeiro são os mais procurados, com um potencial maior de “viralização” e engajamento.
Analise esses resultados e busque inspirações para desenvolver um material original – evite os plágios!
Isso significa que, apesar de ser importante analisar aquilo que a concorrência faz, não é correto simplesmente copiar o trabalho deles.
Aproveite os influenciadores digitais
Sempre que a empresa busca otimizar um alcance maior e mais visibilidade, uma boa dica é fazer parcerias com os influenciadores digitais.
A principal característica dos influencers é o seu conhecimento em determinado assunto, além da sua autoridade no ambiente digital. Eles conquistam a adesão de muitos usuários do TikTok, sendo acompanhados por esse público.
As pessoas que admiram os influenciadores digitais levam em alta conta a opinião desses profissionais.
Assim, quando a empresa tem o apoio de perfis relacionados aos produtos/serviços comercializados, fica mais fácil captar novos clientes.
Isso acontece porque muitas pessoas perceberão os diferenciais da marca a partir da conexão existente entre ela e os influencers.
Muitos consumidores confiam plenamente nos influenciadores digitais, ou seja, confiam em suas opiniões a respeito de um produto e/ou de um serviço.
Podemos citar as vantagens abaixo em fazer parceria com influenciadores digitais:
– alcance de audiência engajada;
– público bem segmentado;
– aumento da produção de conteúdo relevante;
– resultados mensuráveis;
– diversificação dos canais de comunicação.
Na hora de escolher influenciadores, vale a pena considerar alguns fatores, como o tipo de conteúdo que eles produzem. Recomenda-se filtrar temas conforme a relação que mantêm com a marca.
É um ponto a ressaltar se o influencer conseguir, de alguma maneira, assegurar exclusividade aos diferenciais da empresa.
Outra dica é investir em influenciadores locais, os microinfluenciadores, que podem exercer muita influência sobre o público-alvo que frequenta sua loja. Os influenciadores locais se relacionam a um espaço mais limitado (bairro, cidade).
O custo com eles tende a ser mais baixo. Além disso, é uma forma de valorizar os talentos da região. O ideal é trabalhar tanto com os microinfluenciadores quanto com os macroinfluenciadores.
Produza vídeos curtos e conteúdos regionais que ajudem a estreitar os relacionamentos
A característica principal do TikTok é a exibição de vídeos curtos. A empresa deve continuar seguindo o mesmo padrão, divulgando vídeos curtos.
Explorar conteúdos regionais é uma dica especial. Vale a pena explorar temas regionais para estreitar ainda mais os laços com os usuários do TikTok.
Afinal, para despertar o interesse do público, uma boa estratégia é abordar assuntos mais próximos, que sejam familiares a ele, que façam parte de sua rotina e de sua cultura.
Escolha músicas em alta
Também vale a pena escolher músicas que estão em alta, que fazem sucesso entre as pessoas, pois assim as chances de viralizar aumentam.
Produza conteúdo em tela cheia
É importante produzir conteúdo no formato vertical, com resolução 9:16, que permite que o vídeo ocupe toda a tela, o que não se dá com os vídeos produzidos em tela horizontal.
Esse formato alcança mais visualizações e aumenta as possibilidades de obter um nível elevado de engajamento. Também é um formato com maior número de impressões, que aparece mais vezes no feed dos usuários.
Invista nas lives
Durante as lives, a empresa tem a oportunidade de interagir mais estreitamente com o público que participa do TikTok.
As lives são boas opções para deixar o perfil no topo do feed, já que a plataforma valoriza as contas que investem nesse tipo de conteúdo.
Sempre que uma live começa, os usuários recebem uma notificação, o que aumenta as chances de que a audiência seja maior.
Para melhores resultados, a empresa deve interagir com o público, agradecendo pela participação, respondendo às suas indagações e assim por diante.
É importante elaborar um roteiro para que tudo fique bem definido: o que será falado, o tempo médio de apresentação, os recursos usados e assim por diante. Algumas coisas, naturalmente, serão improvisadas, mas é aconselhável ter um roteiro predefinido.
Produza conteúdo com enfoque no valor do produto
Não importa o valor do produto nem os recursos disponíveis no momento. A empresa deve começar com o que tem.
Queremos dizer que não é necessário que a empresa desenvolva uma superprodução para começar a anunciar no TikTok – use o que estiver à sua disposição com criatividade e originalidade.
Transmita a verdade do seu negócio
Ser sincero na produção, transmitir a verdade do seu negócio é muito importante para despertar a empatia do público, ativando a comunidade e gerando engajamento.
Use relatórios para analisar os resultados
As “Análises” representam uma forma eficaz de avaliar os interesses do público. A partir de uma conta de criador, é possível acessar as diferentes categorias de análises e, assim, obter mais informações sobre a performance dos vídeos. Há três categorias principais de análises:
– “Visão Geral”: exibições dos vídeos e de perfis, bem como contagens de seguidores no período que vai entre os últimos sete e 28 dias;
– “Conteúdo”: desempenho individual dos vídeos em alta da semana anterior;
– “Seguidores”: melhor compreensão a respeito do público, de onde são as pessoas que acessam o conteúdo publicado, as atividades que desempenham ao longo do dia e outras informações.
Não se concentre somente em uma métrica: registre as tendências de alto nível e entenda como os usuários do TikTok estão se envolvendo com os vídeos.
É importante captar, desde o começo, a atenção dos espectadores e mantê-la durante todo o decorrer do vídeo, pois isso deixa sua produção mais atrativa e compartilhável.
No feed “Para você”, é possível visualizar conteúdo de vídeos dos últimos 90 dias, os quais apresentam, geralmente, pico de engajamento nos primeiros dias. Mas a plataforma pode continuar recomendando os vídeos, desde que o público permaneça se engajando.
O desempenho do vídeo se prolonga por muitos meses. Assim, a empresa pode deixá-lo no perfil para ter tempo de desenvolvê-lo.
Como recomendação final, orientamos a empresa a conhecer e aproveitar todos os recursos da plataforma (histórico, GIF no perfil, feed, vídeo fixado e outros). Dessa maneira, você estimulará a participação do público e aumentará suas chances de sucesso no TikTok.
Agora que você conhece mais detalhes sobre o TikTok, aproveite para colocar em prática as dicas e utilize o Tiktok para engajar seu negócio.