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TikTok, uma rede estratégica para o mundo

Por: Gabriela Jubram

É coordenadora de marketing na Koin. Graduada em Relações Públicas, pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Administração de Empresas, pela Fundação Getulio Vargas, tem MBA em Marketing pela USP e é Mestre em Comunicação Empresarial e Corporativa pela ENEB - Escola de Negócios de Barcelona. Tem ampla experiência na área de comunicação corporativa, com foco em planejamento estratégico para empresas presentes no Brasil e LatAm, em indústrias como Fintechs, Insurtechs e Healthtechs.

Nos dias atuais, é incontestável o uso das redes sociais como pilares estratégicos para negócios. Seja de qualquer mercado ou tamanho, estar presente na internet é vital para a longevidade de negócios que querem se sustentar. Além de ser usada de forma pessoal, a rede ajuda a estreitar o relacionamento com os clientes, afinal, a maioria dos usuários são consumidores. Segundo um estudo realizado pela Statista, o Brasil aparece em quinto colocado no ranking mundial de usuários conectados nas redes sociais, totalizando 159 milhões diariamente.

Números do TikTok

Essa plataforma de vídeo é um fenômeno mundial. Segundo a Statista, em 2018 foram realizadas 663 milhões de instalações, além de atingir a marca de um bilhão de usuários em 2021. Outra pesquisa, dessa vez realizada pela Opinion Box também no ano de 2021, diz que 70% dos usuários entrevistados no Brasil costumam acessar conteúdos de humor e distração. Outros resultados do estudo evidenciaram que os usuários veem como positiva a presença de empresas no TikTok, tendo em vista que 56% dos respondentes afirmaram acompanhar/seguir alguma marca, e 66% acreditam que a rede proporciona um espaço capaz de aproximar as pessoas das empresas.

Rede social ajuda na expansão de públicos

A rede vem demonstrando desempenho em ajudar empresas a conquistar novos públicos e ampliar suas estratégias de vendas e marketing, agora oferecendo o “TikTok for Business” e “Ads Manager”. Com pouco investimento, uma persona e produtos desenvolvidos, as empresas conseguem segmentar o público de interesse e impacto, definindo desde a idade até o aparelho celular do usuário. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen em 2021, aproximadamente 73% dos usuários acham que a publicidade do TikTok é única (diferente das demais), 76% estão abertos a anúncios sobre novos produtos, e 72% participariam de uma tendência ou hashtag iniciada por uma marca.

O cenário é de ascensão para o social commerce, e agora, pela primeira vez, segundo a própria plataforma, em março de 2022, os lojistas tiveram acesso à integração com plataformas via aplicativo, tendo os seus produtos integrados para criar ainda mais rapidamente campanhas com objetivos de tráfego, retenção e vendas. Veja algumas das plataformas: PrestaShop, Shopify, Tray e VTEX.

Com esse cenário, vale entender e adaptar a estratégia do seu negócio para atingir novos públicos, aumentar as vendas e gerar mais conversão. Tanto o conteúdo impulsionado quanto o conteúdo orgânico podem ser estratégias para bons resultados. O famoso teste A/B é um caminho a ser explorado, ainda mais para empresas que ainda não ampliaram os horizontes para além das mídias tradicionais.