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Tráfego orgânico: por que é importante para o e-commerce?

Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

Mesmo com grande mudança no comportamento das pessoas quando analisamos a forma de consumo de itens pela internet, o empreendedor que tem um e-commerce precisa se atentar para algumas estratégias do marketing digital para que o sucesso do seu negócio seja ainda maior.

Nesse caso, muito se fala do tráfego pago, não é mesmo? Porém, o tráfego orgânico também é muito importante para o seu e-commerce e pode ser fundamental para a saúde do seu negócio.

Veja a importância do tráfego orgânico e como aplicá-lo nas suas estratégias!

E quando falamos de tráfego orgânico, estamos analisando as pessoas que chegam ao seu e-commerce através de mecanismos de busca, ferramenta muito utilizada para quem precisa de um produto, por exemplo, e está à procura de uma empresa que tem o item. Ou seja, você não precisou gastar com anúncios para captar esse cliente.

De acordo com um dado divulgado pela empresa Cuponation, o Brasil é o segundo país que mais faz busca no Google. E é aí que você precisa aproveitar para aumentar o tráfego orgânico para o seu e-commerce.

Mas, para conseguir ter sucesso na captação do tráfego orgânico, é essencial que o seu site seja bem otimizado e tenha um trabalho com a estratégia certa nas redes sociais. Afinal, esse tipo de tráfego vem da espontaneidade de clicar no link sem ter a influência de ninguém.

Entenda a importância do tráfego orgânico para um e-commerce

O aumento de consumidores que o tráfego orgânico pode trazer ao seu site é uma coisa vital para o seu negócio, já que resultará em ainda mais visibilidade para a empresa.

Conheça algumas vantagens que o tráfego orgânico pode trazer ao seu e-commerce:

1. Economia de dinheiro

Não dá para ficar a todo momento investindo em anúncios na internet, não é mesmo? Por isso, o tráfego orgânico é tão importante para a saúde do seu negócio: ele traz redução de custos.

Assim sendo, a sua margem de lucro fica ainda maior. Afinal, você não está colocando dinheiro em redes sociais e plataformas de buscas para aparecer como sugestão para quem procura pelo produto que você vende no seu e-commerce.

2. Melhora na relevância

Quando investimos em links patrocinados no Google, por exemplo, o usuário é avisado que aquela empresa fez um anúncio, certo? Por isso, quando o seu ranking está alto e o seu e-commerce aparece nas primeiras páginas de forma espontânea, a credibilidade da sua empresa pode ser maior perante aquele usuário.

3. Relacionamento com o cliente

A construção do relacionamento do cliente com a marca acontece de forma diferente quando ele chega ao e-commerce de forma orgânica. Afinal, ele não chegou à plataforma porque foi impactado por um anúncio, ele buscou por esse produto ou serviço, por exemplo.

Dessa forma, é essencial trabalhar a todo momento o relacionamento com esses clientes através de e-mail marketing, opinião de atendimento, dentre outros detalhes.

Mas, se você ainda não tem um e-commerce, existem diversas ideias de pequenos negócios lucrativos na internet. Basta escolher qual é o segmento que você entende ou com o qual tem mais afinidade para começar a lucrar com esse ramo.

Como captar o tráfego orgânico

Quer ter no seu e-commerce um bom tráfego orgânico? Então, fique de olho em algumas dicas para deixar a sua plataforma ainda mais atraente.

1. Tenha um bom SEO

Como falamos, uma das principais maneiras de o usuário conhecer a sua plataforma é através dos sites de busca, não é mesmo? Mas, se o SEO do seu site não estiver perfeito, de nada adiantará. Afinal, é ele que otimizará os mecanismos de busca.

Então, para que o seu e-commerce seja forte, invista tempo nesse item.

2. Invista em e-mail marketing

A construção de relacionamento também é uma forma de atrair tráfego orgânico para o seu e-commerce. Com essa estratégia, você pode enviar aos usuários promoções, novidades de produtos, dentre outros informativos do seu negócio, gerando ainda mais engajamento ao negócio.

Então, o que você achou dessas dicas? Não perca tempo e invista no tráfego orgânico para o seu e-commerce e boas vendas!