Mesmo com grande mudança no comportamento das pessoas quando analisamos a forma de consumo de itens pela internet, o empreendedor que tem um e-commerce precisa se atentar para algumas estratégias do marketing digital para que o sucesso do seu negócio seja ainda maior.
Nesse caso, muito se fala do tráfego pago, não é mesmo? Porém, o tráfego orgânico também é muito importante para o seu e-commerce e pode ser fundamental para a saúde do seu negócio.
E quando falamos de tráfego orgânico, estamos analisando as pessoas que chegam ao seu e-commerce através de mecanismos de busca, ferramenta muito utilizada para quem precisa de um produto, por exemplo, e está à procura de uma empresa que tem o item. Ou seja, você não precisou gastar com anúncios para captar esse cliente.
De acordo com um dado divulgado pela empresa Cuponation, o Brasil é o segundo país que mais faz busca no Google. E é aí que você precisa aproveitar para aumentar o tráfego orgânico para o seu e-commerce.
Mas, para conseguir ter sucesso na captação do tráfego orgânico, é essencial que o seu site seja bem otimizado e tenha um trabalho com a estratégia certa nas redes sociais. Afinal, esse tipo de tráfego vem da espontaneidade de clicar no link sem ter a influência de ninguém.
Entenda a importância do tráfego orgânico para um e-commerce
O aumento de consumidores que o tráfego orgânico pode trazer ao seu site é uma coisa vital para o seu negócio, já que resultará em ainda mais visibilidade para a empresa.
Conheça algumas vantagens que o tráfego orgânico pode trazer ao seu e-commerce:
1. Economia de dinheiro
Não dá para ficar a todo momento investindo em anúncios na internet, não é mesmo? Por isso, o tráfego orgânico é tão importante para a saúde do seu negócio: ele traz redução de custos.
Assim sendo, a sua margem de lucro fica ainda maior. Afinal, você não está colocando dinheiro em redes sociais e plataformas de buscas para aparecer como sugestão para quem procura pelo produto que você vende no seu e-commerce.
2. Melhora na relevância
Quando investimos em links patrocinados no Google, por exemplo, o usuário é avisado que aquela empresa fez um anúncio, certo? Por isso, quando o seu ranking está alto e o seu e-commerce aparece nas primeiras páginas de forma espontânea, a credibilidade da sua empresa pode ser maior perante aquele usuário.
3. Relacionamento com o cliente
A construção do relacionamento do cliente com a marca acontece de forma diferente quando ele chega ao e-commerce de forma orgânica. Afinal, ele não chegou à plataforma porque foi impactado por um anúncio, ele buscou por esse produto ou serviço, por exemplo.
Dessa forma, é essencial trabalhar a todo momento o relacionamento com esses clientes através de e-mail marketing, opinião de atendimento, dentre outros detalhes.
Mas, se você ainda não tem um e-commerce, existem diversas ideias de pequenos negócios lucrativos na internet. Basta escolher qual é o segmento que você entende ou com o qual tem mais afinidade para começar a lucrar com esse ramo.
Como captar o tráfego orgânico
Quer ter no seu e-commerce um bom tráfego orgânico? Então, fique de olho em algumas dicas para deixar a sua plataforma ainda mais atraente.
1. Tenha um bom SEO
Como falamos, uma das principais maneiras de o usuário conhecer a sua plataforma é através dos sites de busca, não é mesmo? Mas, se o SEO do seu site não estiver perfeito, de nada adiantará. Afinal, é ele que otimizará os mecanismos de busca.
Então, para que o seu e-commerce seja forte, invista tempo nesse item.
2. Invista em e-mail marketing
A construção de relacionamento também é uma forma de atrair tráfego orgânico para o seu e-commerce. Com essa estratégia, você pode enviar aos usuários promoções, novidades de produtos, dentre outros informativos do seu negócio, gerando ainda mais engajamento ao negócio.
Então, o que você achou dessas dicas? Não perca tempo e invista no tráfego orgânico para o seu e-commerce e boas vendas!