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A transformação da indústria automotiva

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Por: Valéria Mancini

Valéria Mancini é especialista em comércio eletrônico, marketing e negócios digitais. Com mais de 10 anos de experiência no setor, Valéria é Account Manager da Alephee, uma empresa com três anos de mercado que ajuda marcas, distribuidores e varejistas em sua transformação digital, criando redes, conectando a cadeia comercial para desenvolver estratégias de comércio eletrônico.

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A 4ª revolução industrial está transformando todos os setores da economia, inclusive a indústria automotiva. A tecnologia tem sido grande aliada do setor, proporcionado grandes avanços em toda a cadeia desde o início da produção industrial, especialmente na era fordiana. Por conta da pandemia da Covid-19, o ano de 2020, se comparado a 2019, não foi tão expressivo para o setor automotivo em geral, registrando queda de 46% na quantidade de pedidos e de 37% no faturamento, segundo dados do relatório da Webshoppers. O ano de 2021 foi de recuperação para o setor, e as projeções de crescimento são positivas. [caption id="attachment_122780" align="aligncenter" width="1000"]default A transformação digital na indústria automotiva já é realidade e vai se potencializar ainda mais nos próximos anos.[/caption]

Primeiros passos da transformação digital na indústria automotiva

Seria possível imaginar que algum dia se compraria carro pelo comércio eletrônico? Com experiências cada vez mais imersivas, essa tendência já é uma realidade. Um bom exemplo é a Renault que, mesmo antes da pandemia, em 2018, criou o “K-Commerce”, plataforma que permitia a venda do lançamento Kwid de maneira online. O sucesso foi imediato e, em menos de cinco meses, a montadora vendeu mais de cinco mil unidades, representando 37% dos emplacamentos do modelo durante os primeiros meses de lançamento. Ainda nesse período pré-pandemia, também já era possível encontrar gigantes da mecânica e das autopeças explorando as possibilidades do e-commerce em seus negócios. Mesmo para um grupo majoritariamente offline, o caminho para a digitalização era inevitável. Com a pandemia, o comércio eletrônico passou a ser uma realidade para diversos players do ecossistema, não apenas para montadoras e concessionárias, mas também para as lojas e revendas de autopeças, potencializando a capacidade de atingir mais e novos clientes e de ampliar as possibilidades de venda por meio do uso do catálogo digital, por exemplo.

Os benefícios da transformação digital

Com a retomada das atividades, os mundos online e offline passaram a coexistir e se suportar no setor, ampliando as possibilidades da indústria em impactar os clientes nos diferentes momentos da jornada de compra, oferecendo mais recursos e experiências agradáveis. A digitalização tem trazido diversos benefícios para o setor automotivo, como:
  • Cadeia de suprimentos conectada: integração das equipes e processos que garantem processos padronizados e integrados para maior eficiência operacional.
  • Vendas online: a adoção do comércio eletrônico em toda a cadeia do setor tem sido exponencial, especialmente na área de autopeças, que tem adotado o catálogo digital para ampliar suas possibilidades de vendas.
  • Dados reais, em tempo real: acesso a dados e informações para tomada de decisões mais rápidas e eficazes dos gestores.
  • Foco no cliente: oferecer melhor experiência de compra e ter acesso a informações de consumo que possibilitam conhecer melhor o consumidor para aprimorar estratégias.
Pensando no produto final, podemos esperar um crescimento dos carros elétricos nos próximos anos, que já vêm apresentando crescimento ano a ano, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). A transformação digital no mercado automotivo já é realidade e vai se potencializar ainda mais nos próximos anos. Por isso, como gestor ou dono de um negócio digital, você não pode ficar de fora dessa revolução. Bons negócios! Leia também: Automotivo: o que considerar nas vendas dessa categoria
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