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Um dia de todas as mães

Por: Mayra Gianoni

Gerente de Negócios da Americanas Marketplace

Mayra Gianoni é Gerente de Negócios da Americanas Marketplace. Seu foco é sobre a aquisição de novos lojistas, atendimento, desenvolvimento e capacitação dos vendedores da plataforma. Ela é formada em Relações Públicas pela Unesp e pós-graduada em Gestão de Marketing e Comunicação pela USP.

Quem nunca ouviu falar a frase “mãe é tudo igual”? Claro, não dá para mentir, mãe é mãe! Muitas vezes, elas têm preocupações parecidas, muito cuidado e aquele amor de mãe que é incontestável.

Mas, apesar de muitas semelhanças, mães não são todas iguais. Afinal, elas são mulheres singulares: cada uma com sua individualidade, personalidade, carreira, rotina, hobbies, desejos e vontades.

E é justamente essa diversidade de perfis que faz com que o Dia das Mães seja uma das maiores datas do varejo brasileiro para os mais diferentes segmentos!

O Dia das Mães no e-commerce

Com os brasileiros cada vez mais acostumados com as compras online, a data se tornou uma oportunidade imperdível para os lojistas que vendem digitalmente.

De acordo com a Ebit Nielsen, o Dia das Mães foi a data comemorativa que atraiu o maior número de novos consumidores ao e-commerce em 2020. Um cenário que colocou essa data no topo! Hoje, ela só perde para o Natal e a Black Friday, sendo uma das principais datas do e-commerce.

Em 2021, os números continuaram crescendo, e o faturamento registrou uma alta de 14% com relação a 2020, somando um total de R$6,4 bilhões de vendas no e-commerce (Neotrust).

Neste ano, a comemoração acontece no dia 8 de maio e traz um potencial enorme para as vendas de todos os segmentos! Isso mesmo, TODOS os segmentos!

Um dia para todas as mães…E todos os lojistas!

Nós já estabelecemos que as mães não são todas iguais, não é mesmo? Isso quer dizer que as possibilidades de presentes também são muito diversificadas.

Claro, existem alguns nichos mais “óbvios” que fazem sucesso e não saem de moda na hora de presentear as mães nessa data. Flores, roupas, acessórios, cosméticos e até doces compõem o topo dessa lista. Porém, outros produtos têm se destacado no ranking.

Nos últimos anos, aparelhos eletrônicos, livros, utensílios domésticos, itens de decoração e até bebidas, como vinhos, ganharam espaço e ficaram entre os itens mais buscados na data.

Ou seja, assim como essa é uma data para todas as mães, ela também é uma data para todos os lojistas, independentemente do seu segmento. E a partir do momento que entendemos que existe essa diversidade de perfis, muitas portas se abrem para impulsionar as vendas. Por isso, separei algumas apostas que podem te ajudar a aproveitar esse cenário.

Canais com públicos diversificados

O dia pode até ser das mães, mas quem busca os presentes, na maioria das vezes, são pais e filhos. Sendo assim, a saída para impactar diversos públicos e ainda ter um mix de produto para presentear todos os tipos de mães é se posicionar em um marketplace.

No marketplace, você pode anunciar produtos para a mãe heavy user que está em busca dos últimos lançamentos de eletrônicos, para a mãe cozinheira que gosta de dar aquela incrementada nos pratos, para a mãe antenada nas tendências e todos os outros tipos de mães que existem.

Além disso, esses canais contam com a força de grandes marcas por trás. Assim, eles trazem um grande potencial de vendas, pois os sites que já recebem bilhões de visitas todos os meses veem esses números aumentarem ainda mais com as grandes campanhas criadas em datas sazonais. Já imaginou o alcance que a sua loja pode ter?

Campanhas que te levam mais longe

Para impulsionar as suas vendas e impactar o seu público-alvo de forma mais assertiva, invista em campanhas focadas na data. Essa é uma oportunidade única para posicionar os seus produtos como o presente ideal para cada mãe e quebrar o estereótipo de que todas as mães são iguais.

Ainda no mês de abril, comece a investir em anúncios patrocinados no marketplace. Essa estratégia pode ampliar a sua visibilidade, principalmente quando combinada com as ações de mídia que os marketplaces já fazem para ampliar as vendas na data, como anúncios no Google, TV, e-mail marketing e outros.

Utilizando alguns gatilhos mentais, você desperta a atenção dos consumidores e ainda estimula a decisão de compra, ativando alguns sentimentos nessa data que é bastante emocional.

Uma experiência completa

No Dia das Mães, os consumidores estão sempre buscando opções de presentes. Sendo assim, aproveite para investir no processo de packing do seu negócio. Busque embalagens de boa qualidade, que mantenham o produto intacto durante o transporte e sejam capazes de evitar avarias no processo.

E falando em se destacar da concorrência, as datas sazonais são ótimas para você potencializar as suas entregas. Hoje, os marketplaces se tornaram um grande aliado dos lojistas nesse quesito, oferecendo diferentes soluções de logística e entrega que podem garantir uma uma boa experiência de compra para o cliente.

Os consumidores querem que seus produtos sejam entregues cada vez mais rápido e, nessas datas, essa urgência é ainda maior. Afinal, ninguém quer que o produto chegue depois do grande dia, não é mesmo? Então, garantir uma expedição rápida, pode ser um grande divisor de águas.

O Dia das Mães 2022 promete ser um grande dia para todas as mães e também um período com muitas vendas para todas as categorias do e-commerce! Espero que essas dicas te ajudem a impulsionar sua loja nessa data tão especial. Boa vendas e até a próxima!

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