A vasta e altamente engajada comunidade das redes sociais faz com que esse seja um espaço privilegiado para a ativação de experiências de compras. Com o lançamento de um novo recurso de compras in-app do TikTok, disponível nos principais mercados do mundo, e com a previsão de que o mercado de social commerce passará a valer US$ 604 bilhões até 2027, o futuro desse setor parece ser promissor.
Além disso, outros desenvolvimentos – como a desativação do live shopping no Facebook e no Instagram – mostram que as plataformas sociais não pararam de testar novos recursos. Muitas ainda estão tentando entender como elas podem aproveitar ao máximo as mudanças no comportamento dos usuários, e como elas devem adaptar suas tecnologias para atender às suas necessidades individuais.
Ainda vemos altos níveis de engajamento nas redes sociais – aproximadamente duas horas e meia de uso -, o que significa que elas oferecem uma grande oportunidade para as empresas cultivarem conexões mais profundas com suas audiências. Então, como os profissionais de marketing podem aproveitar o potencial do social commerce?
Conquiste a atenção do consumidor
Os testes do Instagram com recursos de e-commerce não excluem o fato de que a plataforma ainda possui uma forte presença de compras sociais: os consumidores estão sempre em busca de inspiração, e é nesse ponto que as qualidades visuais e estéticas da plataforma se destacam.
Uma forma de engajar os consumidores é usar conteúdos gerados pelos usuários (UGC) e conectá-los com clientes reais. As redes sociais são, antes de tudo, um local onde os usuários exploram looks e identidades, descobrindo novas tendências e ideias ao longo do caminho. Essa é uma comunidade muito forte, onde os consumidores compartilham publicamente suas experiências de compras e na qual as interações impulsionam o reconhecimento e a reputação das marcas.
Além disso, as redes sociais evoluíram para se tornarem uma ferramenta de busca e descoberta para usuários que estão procurando avaliações e recomendações, sendo que cerca de 40% da geração Z preferem usar o TikTok ou o Instagram para fazer uma busca no lugar do Google.
O potencial inexplorado do UGC
O UGC oferece duas oportunidades diferentes para as marcas: primeiro, esse é um espaço no qual elas podem se manter atualizadas sobre a opinião dos consumidores e adquirir uma compreensão mais aprofundada sobre sua audiência. Querendo ou não, experiências negativas serão compartilhadas; no entanto, isso pode ser usado como catalisador para o aperfeiçoamento. Através do listening social, as empresas podem preparar seus serviços de atendimento ao cliente para responder rapidamente a possíveis questões, além de cultivar os relacionamentos existentes.
Em segundo lugar, a interação entre uma marca e sua comunidade oferece uma oportunidade para que as empresas aumentem sua presença online, impulsionem a possibilidade de pesquisa, promovam a marca de forma orgânica e ganhem a fidelidade dos usuários.
Compartilhar fotos de clientes satisfeitos é uma tática particularmente bem-sucedida – um estudo observou que incríveis 85% dos participantes preferem que as empresas compartilhem conteúdos de clientes reais. Considerado uma fonte confiável de informações, o UGC também impulsiona um aumento de 77% na intenção de compra e de 65% na fidelização.
Também vale ressaltar que as empresas podem incorporar o UGC em suas estratégias de conteúdo como uma maneira de consolidar e ampliar audiências, mantendo um fluxo constante de conteúdos com qualidade, tom e estilo consistentes, que são fundamentais para o crescimento, a credibilidade e a confiança de uma marca.
Siga seu público-alvo
Quando você aproveita ao máximo os recursos nativos e formatos de criativos de cada plataforma, você cria uma experiência de social commerce informativa, relevante e cativante. Para realmente prosperar, as marcas precisam diversificar seu mix de mídia e alcançar os clientes onde suas jornadas começam – como no TikTok ou no Instagram.
A diversificação ao longo dos touchpoints garante a captura dos clientes onde eles mais focam sua atenção, ao mesmo tempo que satisfaz suas necessidades. Tirar um tempo para explorar diferentes perfis demográficos, e como esses grupos usam os diferentes tipos de conteúdo, é crucial para o sucesso.
Por fim, a otimização do SEO nas redes sociais aumenta as chances de exibição do conteúdo certo para usuários que estão navegando nessas redes. O ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para criar copies, ajudando os escritores a testarem diferentes títulos, legendas e palavras-chave, além de permitir que eles aperfeiçoem a personalização de acordo com o que mais ressoa com seu público-alvo.
Crie sua própria comunidade
O bom uso de uma plataforma também depende do tamanho da empresa: enquanto negócios pequenos e médios se beneficiam da receita direta obtida através das vendas, empresas maiores podem se beneficiar de um espaço onde elas podem publicar conteúdos educativos e fazer revendas, e no qual os consumidores podem se engajar com a marca e com outros clientes.
Se uma marca possui uma comunidade forte e leal, também há outro caminho que permite a coleta de dados de usuário granulares dentro das regulamentações de privacidade: a otimização de canais próprios que facilitam o processo de reconhecimento, consideração e compra em um único espaço digital.
Em vez de arriscar causar desistências no caminho entre uma plataforma de rede social e o redirecionamento para um site separado, criar landing pages sociais ou uma experiência personalizada em um app específico pode impulsionar suas conversões. Esse pode ser um espaço no qual as empresas podem cultivar e recompensar suas comunidades mais devotadas e fiéis. Investir em clientes recorrentes é uma estratégia que não apenas melhora sua lucratividade – pois eles gastam até 67% mais do que novos usuários -, como também, ao oferecer uma experiência de usuário fantástica, aumenta a probabilidade de referências boca a boca e recomendações da sua marca.
Mantenha a autenticidade em todos os canais
Para aproveitar ao máximo cada plataforma, pode ser necessário ter uma abordagem sutil, principalmente na execução da sua estratégia de conteúdo.
O UGC pode ser um tesouro valioso para as empresas, tanto para entender melhor os usuários como também para envolver comunidades e cultivar a fidelidade duradoura dos clientes. No entanto, esse é um processo trabalhoso, e as marcas devem se certificar de que possuem uma estratégia definida que prioriza a consistência, a qualidade e a satisfação dos clientes. Também é importante ter uma identidade de marca forte nas plataformas sociais, além de trabalhar com conteúdos UGC que se alinham com a sua empresa.
Ao combinar a força das comunidades nas redes sociais com a força das plataformas individuais, as empresas podem coletar insights sobre sua audiência e criar uma experiência ininterrupta, independentemente da plataforma onde os clientes serão recebidos.