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Uso de assistentes virtuais para e-commerce

Por: Vitor Barbosa

Formado em Ciências da Computação e com várias especializações na área, hoje atua como Product Owner na Cedro Technologies. Com mais de seis anos de experiência na área, já atuou em grandes empresas do setor atuando como responsável pelo desenvolvimento de soluções, buscando sempre inovações e entregas efetivas aos clientes.

Uma coisa é certa, o mundo tem pressa e o seu cliente também. O novo perfil do consumidor está muito mais imediatista e busca por respostas rápidas aos seus problemas.  Nesse cenário, as assistentes virtuais vêm cada dia mais ganhando espaço. Isso porque conseguem interagir em linguagem natural e ainda possuem muito potencial de crescimento e inovação.

Mas será que as assistentes virtuais são o futuro do atendimento? Muitos especialistas no assunto acreditam que sim.

Por isso, vou explicar melhor sobre elas, quais são suas aplicações e ganhos para o seu e-commerce.

O que são as assistentes virtuais?

As assistentes virtuais mais conhecidas são a Siri, Alexa e a Cortana. Você provavelmente já ouviu falar delas. Mas como elas funcionam na prática? Essas assistentes usam a inteligência artificial para identificar e responder comandos de voz. Com o uso do machine learning, elas aprendem de forma mais rápida sobre o comportamento humano, aperfeiçoando sua resposta de acordo com as interações com o usuário.

Essa é uma tendência que vem evoluindo de forma muito acelerada e promete ser o futuro do atendimento nas empresas.

Isso porque, em um recente estudo da Juniper Research, o número de assistentes virtuais pessoais em uso será de 8 bilhões até 2023. Sendo que o comércio por voz atingirá mais de R$80 bilhões até o mesmo ano.

Muito desse crescimento se dá pela possibilidade de estar conectado a tudo o tempo todo e da facilidade que isso representa na rotina das pessoas. Essas assistentes por voz podem ser usadas em vários dispositivos, o que permite estar mais presente e próximo do seu cliente.

Aplicações práticas para o seu e-commerce

Algumas de suas aplicações mais usadas no dia a dia dos consumidores são para a automação de residências, integrando as smart TVs aos celulares e, até mesmo, a lâmpadas e eletrodomésticos.

Outros usos, como criação de agenda pessoal e profissional, organizando horário e avisando de compromissos e várias outras atividades, já são possíveis. Mas como você pode aplicar isso no seu e-commerce? Vou te contar agora.

Automação de tarefas básicas

Você pode usar as assistentes virtuais para gerenciar algumas tarefas básicas do seu e-commerce, como o recebimento de novos pedidos e notificações de trocas via e-mail. Ela é capaz de gerenciar sua agenda pessoal e profissional, notificar sobre compromissos e até mesmo ajuda na hora de criar aquela planilha de resultados.

Desafios na gestão

Com o uso da inteligência artificial, você pode programar consultas a gráficos e análises do seu negócio. Por exemplo, perguntar sobre o volume de vendas e devoluções e qual cidade ou região compra mais no seu e-commerce.

Busca por produtos no seu site

O comando por voz já é muito usado na rede de pesquisa. Por isso seu site deve estar preparado para essa nova tendência de busca por voz, tanto para retornar a essas buscas feitas em sites como o Google, quanto para oferecer essa opção dentro do seu e-commerce. Afinal, o marketing por voz tem evoluído muito, desde a explosão de podcasts e pela praticidade que isso representa.

Atendimento

No atendimento, as assistentes virtuais vão ajudar para oferecer uma comunicação mais rápida e efetiva. Isso porque consegue oferecer um atendimento em tempo integral, automatizado e personalizado com o tom da sua marca, aumentando a satisfação do cliente e melhorando a experiência. Vou explorar mais esse ponto.

Essa tecnologia também já vem sendo muito usada para aprimorar a comunicação com o cliente. Isso porque permitem uma comunicação mais personalizada e automatizada. Na maioria das vezes, essas assistentes virtuais interagem com os usuários de forma tão inteligente e humanizada que nem parece que foi com uma inteligência artificial.

Tome alguns cuidados

Conheça o seu consumidor e o seu mercado de atuação. Faz sentido implementar essa tecnologia no seu negócio? Para responder a essa pergunta, consulte o seu público, faça pesquisas de satisfação e analise dados históricos que possam te fornecer alguns insights.

Outra questão é o tom de voz e a linguagem usada. Como sua empresa irá se comunicar com o cliente? Qual é a forma que seus clientes irão te entender e identificar com sua marca.

Entenda também quais são as dores do seu cliente. A tecnologia vem para tentar diminuir atritos na nossa vida e assim deve ser também na sua empresa. Entenda dentro da jornada do seu cliente onde estão os maiores atritos. É nesse ponto que a tecnologia deve ser aplicada.

Com isso, defina então seu objetivo, construa seus diálogos e aproveite os benefícios que essa tecnologia pode oferecer.

Ganhos e benefícios para seu negócio

Em uma pesquisa da IBM, das empresas que investiram em assistentes virtuais, cerca de 60% tiveram retorno do investimento entre 1 a 2 meses.  Isso porque a ferramenta consegue:

  • Reduzir custos: por conseguir automatizar o atendimento, não é necessário contratações não planejadas e nem mesmo custos com pessoal;
  • Atendimento em tempo integral: ficam disponível 24 horas e 7 dias por semana;
  • Melhoria da produtividade: otimizam o tempo da equipe, pois conseguem focar em tarefas mais estratégicas;
  • Redução de retrabalho e erro: como o uso é totalmente tecnológico e usa de inteligência artificial, fica muito mais difícil de ocorrer algum erro ou retrabalho;
  • Melhoria na satisfação do cliente: o cliente irá conseguir um retorno mais rápido e efetivo, melhorando sua experiência com a marca e assim melhorando a satisfação.

Muitos ainda têm um certo medo e preconceito com o uso de tecnologias como as assistentes virtuais. Um dos maiores receios é a substituição do trabalho humano pelo robotizado. Mas a inteligência artificial veio justamente para dar maior poder para as equipes. Isso porque permite que dados e informações fiquem mais acessíveis e reduz a necessidade de um trabalho rotineiro, focando em atividades mais estratégicas e complexas.

Para as empresas, é importante ressaltar a necessidade de testar. Uma tecnologia pode não dar certo com seu público, por isso vale começar em uma escala menor, testar e depois expandir para todo o negócio.

Se você acredita que faz sentido aplicar essa tecnologia de assistentes virtuais no seu e-commerce, não tenha medo. Invista e vai expandindo aos poucos, o resultado com certeza será satisfatório.