O uso avançado de dados para segmentação de audiência está crescendo rapidamente no Brasil. Isso porque, relatórios sobre a quantidade de visitas e informações demográficas sobre o púbico já não são mais suficientes para elaborar estratégias de marketing e vendas de alta performance. Mais do que nunca, é necessário ter uma visão completa dos diversos perfis de consumidores que acessam uma loja online, conhecer seus reais interesses e intenções de compra para saber como conquistar a atenção do consumidor. Pensar em vitrines e ofertas personalizadas, que estejam alinhadas ao estilo de vida e interesses do público é fundamental para despertar o desejo do internauta e assim aumentar as taxas de conversão. Porém, antes de pensar em qualquer ação é necessário entender detalhes sobre sua audiência. Confira a seguir, algumas dicas de uso de dados nas suas estratégias de marketing e vendas.
Segmentação
Como em sites de conteúdo, a primeira vantagem da segmentação de audiência em uma loja virtual é, justamente, entender como é o seu público. Por mais que sua loja venda produtos específicos para um público, seus visitantes têm hábitos de consumo diferentes. Por exemplo, uma loja especializada em roupas masculinas, cujos visitantes são, na grande maioria, homens, pode receber também a visita de mulheres. Além disso, os homens que acessam a loja não são todas iguais. Por exemplo, 60% têm entre 35 e 59 anos e gostam de política, mas 35% têm entre 24 e 35 anos e leêm sobre esportes. O perfil pode variar muito.
Aja de acordo com o comportamento da sua audiência
Digamos que ontem, um internauta pesquisou um smartphone em um comparador de preço. Hoje, ele entrou no seu e-commerce de eletrônicos e foi diretamente na categoria de telefonia. Se você conhecer sua intenção de compra assim que ele acessar seu site, poderá recebê-lo com uma vitrine personalizada. E como isso é possível? Através de segmentação de audiência.
Dentre as infinitas possibilidades que o uso de dados oferece, está a de conhecer seu público detalhadamente de acordo com critérios como: gênero, idade, escolaridade, classe social, estado civil, geolocalização, dispositivos, conteúdos de interesse e, o mais legal, intenção de compra. Com todas essas informações em mãos, você tem um perfil completo do visitante quando ele chegar ao seu site.
Por exemplo: se alguém das regiões Sul ou Sudeste acessa sua loja de eletrodomésticos, você pode mostrar aquecedores de ar. Se for alguém da região Norte ou Nordeste, a oferta será de ar condicionado. Se a sua loja for de roupas, para uma mulher você pode mostrar calçados e bolsas. Para os homens, camisas e gravatas. Uma simples personalização da sua vitrine, que esteja de acordo com o perfil do internauta, aumenta consideravelmente as chances de conversão.
Mesmo na página de um produto específico, a segmentação de audiência ajudar. Mostrar o mesmo produto para duas pessoas com intenção de compra diferentes, não faz sentido. Ao invés de sugerir os mesmos produtos para eles, você pode fazer ofertas de acordo com o perfil de cada um.
Outra possibilidade da segmentação de audiência é personalizar os espaços de publicidade dentro do seu próprio site. Além da vitrine de produtos, muitas lojas virtuais também têm espaços de divulgação em suas páginas. Se a vitrine já é personalizada, por que o restante não pode ser também? Você pode reconhecer um internauta que está voltando ao seu site e fazer ações específicas para ele. Se ele já comprou na sua loja, entrou novamente no site que tal oferecer um desconto na segunda compra? Se for alguém que chegou a fazer o cadastro no site, encheu o carrinho, mas não finalizou a compra, você pode fazer ações anunciando os mesmos produtos e oferecendo alguma vantagem para que a compra seja concluída.
Otimize seu investimento em marketing
Utilize dados para segmentar também suas campanhas online e otimize seu investimento em marketing. Opte por anunciar em sites que oferecem opções de segmentação de anúncios. A diferença entre este novo modelo de compra de mídia e o antigo, é que antes o foco estava na compra de espaços em canais específicos (placement) e agora está na compra de usuários de um perfil específico independente da página em que esteja.
Como começar
O primeiro passo é instalar na sua loja uma ferramenta de análise e coleta de dados dos seus potenciais. Com isso, você vai saber qual o perfil de público que está mais interessado nos seus produtos.
No site da Navegg, você encontra alguns portais, redes de publicidade e plataformas de mídia que já oferecem campanhas segmentadas por audiência.
O importante é ir além das métricas e ter em mãos informações detalhadas sobre os visitantes da sua loja. Definitivamente o mercado brasileiro está realmente “abraçando” esta tecnologia e se adaptando a nova realidade. Sua loja ainda oferece os produtos iguais para públicos diferentes? Chegou a hora de se adaptar! A segmentação é uma mudaça sem volta.