De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil conta com mais de um smartphone por habitante no país. Nesse cenário, não é exagero dizer que podemos fazer tudo pelo celular, inclusive compras.
A grande penetração de smartphones nos últimos anos foi um importante catalisador da ascensão do varejo digital. A pandemia do coronavírus também levou boa parte dos consumidores a migrar para o e-commerce. No final de 2020, cerca de 91% dos brasileiros que acessam a internet pelo aparelho disseram fazer pagamentos por ele, os dados são da Mobile Time e Opinion Box.
Se os lojistas adaptaram seus negócios para atender os clientes em um cenário de pandemia – realizando as suas compras de casa -, esse é o momento de começar a estruturar os negócios para atender às novas formas de consumo do pós-pandemia.
Afinal, devemos sempre lembrar que as lojas físicas continuarão com um papel importante, mesmo que com adaptação e evolução, e é disso que precisamos falar. Como o varejo pode absorver a eficiência e a capilaridade do digital, sem perder o contato pessoal, o trato humano e a possibilidade de experimentação do físico?
Nesse sentido, os smartphones podem ser uma ferramenta a favor da sua loja também fora de casa. Sim, estamos falando de uma fusão de lojas físicas e online, o famoso, mas ainda não tão bem aproveitado, varejo omnichannel.
O conceito de omnichannel busca unir o melhor dos dois mundos – on e offline – para oferecer a melhor experiência para o cliente e a melhor gestão para os negócios. Conheça a seguir suas potencialidades na gestão de e-commerces e quais novidades no omnichannel devem estar, desde já, no seu radar.
A gestão de estoque omnichannel
Vamos começar falando pelo lado da gestão em um de seus pontos mais delicados: o estoque. A estratégia omnichannel é uma via de mão dupla nesse quesito, com vantagens para o varejo online e físico.
No digital, o compartilhamento de estoque com a loja física pode otimizar a logística, já que é possível utilizar o estoque da loja mais próxima para a entrega, diminuindo custos e tempo. Outra grande possibilidade é oferecer pick up in store, ou seja, a possibilidade do cliente realizar a compra no conforto de sua casa e buscar na loja mais próxima.
Por outro lado, usando o estoque do digital no mundo físico, você passa a ter uma vitrine infinita, podendo oferecer para o cliente muito mais do que cabe na sua loja. Dessa forma, pode evoluir, inclusive, para um modelo de showroom, diminuindo custos de espaço físico. Isso, é claro, se torna viável de acordo com o seu modelo de negócio.
A vitrine infinita, aliás, pode ir muito além do seu negócio. Ao firmar parcerias com grandes varejistas, quando a sua loja não tiver um produto que o seu cliente deseja, você pode guiá-lo para a plataforma do seu parceiro. Assim, mantém o cliente feliz e fidelizado a você e ainda garante a sua comissão.
Meios de pagamentos: novas tecnologias para atender a estrutura multicanal
Outro grande ganho com uma estrutura de multicanais é a ampliação dos meios de pagamentos, que trazem consigo uma considerável melhoria de experiência.
Podemos citar como destaque nesse segmento o crescimento das carteiras digitais nos últimos anos, que colocou empresas de diferentes nichos no mesmo páreo. As fintechs dominam o cenário, mas grandes varejistas e até os maiores bancos do país também entraram na guerra.
Com o cenário da pandemia do coronavírus, os super apps ganharam ainda mais relevância na vida dos brasileiros. Vale destacar que o varejo não deve se preocupar com isso, mas sim surfar nessa onda. A maioria das carteiras digitais já oferecem integrações para que todos os tipos de negócio façam parte desse ecossistema. Com uma boa estrutura omnichannel, é possível oferecer essa facilidade em e-commerces e lojas físicas com simplicidade e flexibilidade, sem precisar colocar diversos QR Codes no balcão, por exemplo.
Além disso, não é possível falar em inovação nos meios de pagamento sem citar o novo queridinho do país, o Pix. Sem dúvidas ele veio para ficar, seus primeiros meses de vida foram de crescimento contínuo, e novos casos de uso e de evoluções do produto ainda estão para chegar.
A chegada de novos meios de pagamentos é super positiva e torna o mercado, inclusive, mais democrático. No entanto, não podemos esquecer que o cartão ainda é o meio de pagamento digital mais utilizado pelos brasileiros – corresponde a 72% das compras via computador, somadas compras à vista e parceladas, os dados são da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Dessa forma, os players desse nicho seguem inovando e trazendo melhores experiências para o comprador. O grande exemplo disso é o crescimento do contactless na pandemia.
Não perca de vista o token e one-click-buy
Como falamos no começo do texto, o celular do consumidor está sempre à mão e, se ele tem um cartão de crédito já guardado no app da sua loja, por que você vai fazê-lo pegar a carteira para pagar?
A tokenização de cartão é um dos grandes ganhos do e-commerce nos últimos anos. O famoso one-click-buy tira a fricção e estimula a compra por impulso, podendo ser utilizado na sua loja física também. No final do dia, o objetivo é que com uma estrutura multicanal o cliente possa escolher de perto tudo em sua loja e, na hora de pagar, tenha a mesma facilidade de dentro de casa – com tudo a um clique de distância.
Com todas essas vantagens, não há motivos para não procurar os caminhos para uma estrutura omnichannel para seu negócio. Para integrar vendas, estoque e toda a sua loja on e offline, é preciso utilizar em toda a sua cadeia, desde o sistema de gestão, pagamentos e plataformas, tecnologias que estejam prontas para proporcionar tudo o que o omnichannel tem a oferecer de ganhos. Então, busque os parceiros certos para apostar no varejo omnichannel e criar a melhor experiência para o seu cliente e a melhor rentabilidade para o seu negócio.