A Black Friday é marcada por ofertas promocionais e redução de preços nas lojas físicas e online. Para onde quer que olhamos, vemos marcas criando anúncios chamativos que têm um único objetivo: aumentar as vendas.
Para se ter uma ideia, o varejo brasileiro na Black Friday 2021 deve movimentar R$ 110 bilhões este ano, segundo a Ebit Nielsen. A pesquisa revela também que 88% das pessoas pretendem participar e comprar a partir de live-commerces durante a Black Friday e 80% dos consumidores têm a intenção de realizar novas compras através do Whatsapp e outras redes sociais da marca.
Pensando nesse cenário e previsões, separei alguns pontos importantes para considerar nessa Black Friday se você planeja potencializar suas vendas.
Ofereça atendimento humanizado
Dados divulgados pela Accenture e Facebook apontam que 56% das pessoas que decidem comprar pelo Whatsapp querem falar com um vendedor, 52% devem usar a rede para pesquisar preços e novos serviços e 49% pretendem negociar valor e formas de pagamento.
Uma pesquisa da Opinion Box também destaca que 96% das conversas no Whatsapp atendidas por humanos são concluídas, enquanto bot fica apenas com 4%.
Isso aponta para a importância de oferecer uma ótima experiência para o cliente, com um atendimento personalizado e humanizado. Pense nisso e treine sua equipe de vendas para responder rapidamente às mensagens. Empodere seu vendedor com informações de valor sobre cada cliente para que ele possa gerar melhores oportunidades de vendas.
Integre e-commerce e loja física
Segundo a pesquisa da Méliuz, 56,7% dos consumidores pretendem realizar somente compras online. Já 28,2% dos entrevistados devem optar pelo consumo híbrido: tanto compra pela internet, quanto em lojas físicas.
Um levantamento da Linx, indicou que, com o isolamento social, as soluções omnichannel foram muito procuradas pelos consumidores em 2020, alcançando 69% de crescimento em relação ao ano anterior.
A tendência é que isso continue nesse ano, isso quer dizer que não basta pensar no online e esquecer o offline. A loja física continua sendo um ponto de venda importante, mas também é um lugar para interagir, se relacionar com os clientes e tirar suas dúvidas.
Muitos consumidores consultam preços na loja virtual, mas na hora de fechar a compra querem fazer na loja física ou visitam a loja presencialmente e finalizam a compra no e-commerce.
Por isso, vale a pena criar estratégias que visam integrar diferentes canais de vendas, para criar uma verdadeira experiência omnichannel.
Pré-venda para clientes
Ao invés de ficar disparando anúncios para todo lado para atingir qualquer público e consumidor, que tal se aproveitar da sua base de clientes?
Segundo os dados da Social Miner, a taxa de recompra da Black Friday 2020 foi de 9,8%, valor 4,7 vezes maior em relação a 2019. Ou seja, clientes antigos, que já conhecem sua loja e já realizaram compras anteriormente têm um potencial muito maior do que aqueles que nunca ouviram falar de você.
Com tanta concorrência na Black Friday com as marcas disputando a atenção dos consumidores, talvez não seja o melhor momento de trabalhar o brand awareness.
Em contrapartida, você pode oferecer a um determinado segmento do seu público a opção de pré-encomendar a oferta da Black Friday. Afinal, as pessoas adoram fazer parte de um grupo exclusivo com privilégios, especialmente se houver uma boa oferta em jogo.
Por isso é tão importante ter uma base de dados de cliente atualizada para poder trabalhar essas ações de forma estratégica, personalizando as ofertas com base em interesses e histórico de compras. Assim, certamente sua equipe de vendas aumentará as chances de conversão.
Segmente ofertas com base no comportamento do usuário
Se você estiver usando um software de CRM baseado em dados poderá segmentar seu público com base em inúmeras características. Considere a criação de mais de uma oferta durante o período de vendas da Black Friday que seja única e personalizada para segmentos diferentes do seu público.
Por exemplo, você pode distinguir as ofertas por geografia, comportamento de compra anterior, páginas visitadas em seu site ou níveis gerais de engajamento.
Personalize as vendas cruzadas
Promover produtos adjacentes para pessoas que acabaram de clicar no botão de compra é um método comprovado para aumentar as métricas de receita por cliente de sua empresa. Pense em como você pode usar essa tática na Black Friday.
Por exemplo, você pode concentrar todas as suas campanhas promocionais iniciais em um produto ou pacote. No entanto, uma vez que as pessoas compram este produto, você pode realizar cross sell de produtos adicionais para elas, o que aumentará as vendas.
O ideal é que você tenha um produto de custo mais baixo e margem alta que pode agregar à sua oferta principal para torná-la mais atraente.
Obviamente, isso funciona muito melhor se esses produtos estiverem estreitamente alinhados com o produto inicial que compraram, por isso é tão importante ter essas informações no radar.
Mesmo que sua empresa tenha apenas um produto ou serviço, você pode optar agregar um cartão-presente ou oferta exclusiva de uma marca parceira para complementar.
Uma super alternativa é você conectar o seu vendedor da loja física às suas estratégias de marketing para que ele possa colaborar com as ações de forma mais participativa e engajando seus consumidores.
Gere antecipação
Black Friday, Cyber Monday e outras campanhas são projetadas para gerar um pico nas vendas através de poderosos gatilhos psicológicos, como urgência e escassez. Uma outra forma de gerar antecipação é criar suspense e expectativa antes do evento.
Você pode fazer isso criando um teaser do seu produto, uma oferta e uma hashtag exclusiva para rastrear sua campanha de pré-venda. Use conteúdo que desperte curiosidade, mas não entregue tudo.
Crie sensação de urgência usando cronômetros de contagem regressiva em suas campanhas de e-mail e em suas landing pages.
Na loja física também vale criar algumas comunicações com algumas chamadas como “oferta limitada”, “apenas enquanto durarem os estoques” e coisas do tipo. Procure ser verdadeiro na comunicação, pois caso contrário,você perde a credibilidade junto aos consumidores e ao mercado.
Outra dica para gerar antecipação na loja física é envolver seu vendedor, impactando os clientes por canais diretos como whatsapp, com mensagens personalizadas para cada consumidor.
O que achou das dicas? Espero que tenha ajudado e que sua marca tenha muito sucesso nessa Black Friday!
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